Ir ao conteúdo

PIC e medição da tensão da bateria que o alimenta.

Danilo.Andrade

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo um termômetro baseado no PIC16F876. Este será alimentado com uma bateria de 12V, com o devido regulador de tensão para 5V. Quero controlar o nível de tensão na bateria, para avisar a hora de recarrega-la num display. Dai vem a questão: como devo adequar a tensão da bateria para a tensão que o PIC usa?:mellow: Divisores resistivos, seguidores de tensão... Qual devo usar, e principalmente, como?:huh:

Já fui atrás de pesquisar sobre seguidores de tensão, mas nenhum explica de fato como aplicar nessa situação.-_- Ajuda, por favor, pois a data pra entrega do projeto está chegando... :o

Postado

O modo mais fácil seria utilizar 1 divisor resistivo.

O seu circuito seria mais ou menos assim:

+12V -------- 7805 -------- PIC.

você coloca o divisor resistvo ANTES do 7805. Você irá retirar o sinal de controle da junção entre os dois resistores e mandar para o PIC.

O PIC fica lendo esse sinal analógico e quando o mesmo chegar a por exemplo, 8V, mande carregar. Veja que para que o 7805 opere de forma adequada, a entrada do mesmo precisa ser uns 2.5V a mais que a saída. Por isso deixei o 8V como exemplo.

O divisor pode ser formado por 1 resistor de 5k e outro de 3.6K. Ajeste os valores à sua necessidade.

Exemplo:

In9eS.png

Falou

Postado

Exatamente isso que o Matheus disse, olha aqui um esquema mais claro

voltimetrocdh30vcom877a.jpg

Na hora da montagem você omite o potenciômetro de 50K e liga o resistor de 5K direto no Vcc,

Nessa configuração ai a tensão pode subir até 30V que não vai queimar a entrada do PIC.

Use resistores de 1% de tolerância ou coloque um resistor de 3K3 e coloque um potenciômetro (é assim que eu faço) de 5K de 15 voltas em série no positivo, assim eu corrijo o erro da diferença de leitura girando o potenciômetro, e não mexo na programação.

Postado
Exatamente isso que o Matheus disse, olha aqui um esquema mais claro:

Use resistores de 1% de tolerância ou coloque um resistor de 3K3 e coloque um potenciômetro (é assim que eu faço) de 5K de 15 voltas em série no positivo, assim eu corrijo o erro da diferença de leitura girando o potenciômetro, e não mexo na programação.

Eu havia feito uns testes no ISIS, e tinha tentado na protoboard, já e tinha tido uma dificuldade, primeiro, com os valores comerciais dos resistores. Passei algumas horas estudando variações, limites de tolerância dos resistores, etc, em cima do cálculo da tensão em cima do segundo resistor do divisor. Enfim, não deu em muita coisa, só valores imprecisos. O que pude fazer foi justamente utilizar de um potenciômetro simples que eu tinha em mãos, de 10k, e ir ajustando os valores e medindo na junção a tensão com um multímetro. Uma coisa que notei: se eu quiser alimentar um circuito com este divisor resistivo, e não apenas dar uma amostra para o conversos A/D, eu posso, ou a falta de corrente que eu notei no ISIS (na prática passou, mas foi muito pouca, quase não mostra no multímetro), impede que eu use o divisor como fonte de alimentação?

Postado

Não é a primeira vez que me deparo com problemas com divisores resistivos: já tentei usá-los como fonte de 3.3V, mas nunca dava certo. Este é um problema grave pra mim até hoje; nunca achei um CI ou circuito que eu pudesse implementar que me forneça 3.3V com mais de 300mA(_(, pra vender comercialmente perto de mim, apenas em quantidade, pela internet, o que não compensa:huh:...voltando ao assunto, usarei o divisor resistivo apenas para a amostra no ADC do PIC. É impraticável tentar utilizar eles para situações que exijam corrente.-_-

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!