Ir ao conteúdo

Overclock no processador Intel core2 quad q8400

Rodrigo Vieira

Posts recomendados

Postado

Fala Galera.

To pensando em em fazer um overclock no meu processador que e um core 2 quad q8400 de 2.66 ghz.

A minha placa mãe e uma asus p5g41t-m lx2/br e ela so tem a opção de aumentar o fsb com a bios 405.

o normal do fsb e de 333, e quando eu coloco ele em 350 sobe para 2.80 ghz.

mais não passa do fsb 350, quando eu coloco acima disso os clocks voltam ao normal, de 2.80 para 2.66.

gostaria de saber se tem como fazer over nessa placa com esse processador pelo fsb ?

Minhas memorias são DDR3 de 1333 são 8gb em dual, quando eu aumento o fsb as frequencias das memorias tambem aumentam. gostaria de saber o porque.

Desde já agradeço.

Att.

Postado

Olá Rodrigo

Sobre as memorias quando você faz o overclock no processador elas sobem junto por isso e deve reduzir o clock delas por exemplo as minhas são 2x2gb ddr2 a 800mhz eu reduzi ela pra 667 mhz para quando botar meu e5200 em 3.0ghz (240) elas subirem junto!

Quanto a placa-mãe nao sei lhe enformar!

Postado

se o clock do processador e memoria aumentam junto com o fsb é porque estão conectados ..

eu tambem tenho um q8400 porém não consigo fazer overclock devido a minha placa mãe com uma bios muito limitada(dg41rq,aliás todas da intel mais antigas são assim) e mesmo pelo programa SetFSB quando mudo qualquer valor(maior ou menor) o pc congela e tem que desligar na chave da fonte ou tomada.

Se o seu fsb chega em 350 e para por lá é porque não aguenta mais,ou tem algum fator impedindo de aumentar,mas você botou o processador em um full load para ver se os clocks sobem de 2.66 para mais?Porque os processadores intel usam a tecnologia speed step que reduz o clock do processador quando está ocioso,já que não teria logica deixar rodando no clock máximo se não precisa.

Postado

Basicamente quando você faz over pelo fsb você aumenta o clock não so das memórias mas dos outros barramentos (pci, usb, sata...), até 10 ou 20% ele não reclamam, mas a partir dai a tendencia é ter travamentos.

O lance das memórias é verdade, tavez reduzindo o clock das memórias no setup você consiga algum ganho a mais no clock do processador.

Mas existem outros fatores que limitam o overclock:

1. O clock das memórias (já tratado pelos colegas)

2. A qualidade e potência da fonte (não use fontes genéricas ou de baixa qualidadede)

3. O circuito regulador de tensão da placa-mãe.

4. A temperatura (a familia Core 2 tem uma tecnologia que desliga o computador quando o processador atinge uma determinada temperatura, impedindo a queima do componente).

As memórias

Veja se a sua placa possui algum recurso pra baixar o clock da memórias, va fazendo reduções e testando.

A questão energética:

Temos que lembrar que ao fazer um over você está aumentando a freqüência (Clock) do CPU, com isso ele proporcionalmente consome mais energia e esquenta mais também. Poe ex, num E2200 de 200 pra 333 este aumento é da ordem de 66,6%

Oficialmente a Intel diz que este o seu processador E2200 consome 65W (digo oficialmente porque dizem que é bem menos na prática), então aumentando 66,6% chegamos a 108W. Tem que ver se a placa-mãe e sua fonte são capazes de fornecer isto estavelmente pra ele.

Se você usa fonte genérica, só com muita sorte. A fonte será o obstáculo.

Geralmente a maioria das placas-mãe não trazem na caixa, manual ou site do fabricante o limite de potência que elas pode oferecer ao processador. Mas você pode calcular aproximadamente um "limite seguro" de potência do circuito regulador de tensão da placa-mãe usando uma técnica que eu uso aqui: Vá ao site do fabricante e veja qual o processador mais "bruto" que ela aguenta e coloque uma margem de 10% acima.

Por exemplo: Uma placa que suporta o Q6600, ele é um verdadeiro beberrão (se fosse um carro seria um Opala 4.1 a álcool...rsrs) e consome 105W. Então você joga mais 10% em cima deste valor o que vai quase 116W. Sendo assim até 115W a placa-mãe do exemplo suporta na boa.

Acima disto, a menos que eu faça adaptação para refrigerar melhor os reguladores de tensão da placa, eles sofrerão e podem não aguentar. Se chegar a funcionar, o uso constante nestas condições causará redução acentuada na vida útil dos circuitos de regulação o que é praticamente fim de linha para a placa-mãe, já que troca-los é tarefa complicadíssima.

A questão da temperatura.

Como eu já disse overclock gera um aumento na frequência do núcleo processador, provocando aumento desempenho, consumo elétrico e temperatura praticamente na mesma proporção.

Então é aconselhável que você monitore a temperatura do núcleo do seu processador para saber se está dentro do aceitável. A temperatura máxima tolerável para cada processador varia de modelo para modelo, as vezes existem até duas ou mais revisões do mesmo modelo de processador com temperaturas máximas diferentes. Via de regra recomendo manter o núcleo do processador sempre abaixo de 61°.

Um bom programa para monitorar a temperatura é o Core Temp, que é capaz de ler a temperatura diretamente do sensor instalado no núcleo do CPU. Este sensor do núcleo geralmente é mais preciso do que o instalado na placa-mãe. Vale lembrar que os modelos mais antigos de processadores (os primeiros para soquete 775 e anteriores) não tem este sensor, neste caso o Everest/Aida64 é capaz de ler a temperatura pelo sensor da placa-mãe.

A temperatura alta, raramente impedira o seu processador em over de dar vídeo. Mas pode impedir o carregamento do Sistema Operacional, causar congelamentos e travamentos diversos, além de ser um dos maiores fatores responsáveis pela redução a vida útil do processador.

Portanto se o seu processador saiu de FSB800 para FSB1333, e consumia 65W em FSB800 e 2,4GHz, agora ele virou um processador FSB1333 e 3,66GHz e consome 108 a 109W, e precisa de um cooler capaz de dissipar este calor adicional.

Uma boa e barata solução para o seu caso é usar cooler de Pentium 4 3.0 a 3.6GHz no lugar do original (você pode consegui-lo até como sucata) ou comprar um cooler deses caros para over.

Outra dica, o melhor Quad para over é o Q6600 revisão G0:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-444178970-intel-core-2-quad-q6600-24ghz-8mcache-socket-775-perfeito-_JM

ele trabalha com fsb 266 (1066) então você pode leva-lo 333 (1333) com razoavel facilidade, resultando em 3.0Ghz de clock final. Isto somado aos 8MB de cache e memórias DDR3 faz com que ele seja mais rápido que algums i3 e i5 em processamento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...