Ir ao conteúdo

Nomenclatura atual Nvidia

.Will

Posts recomendados

Postado

E aí galera, beleza? Queria saber como funciona a nova nomenclatura da nvidia!!! Exemplos: Gts 250; Gts 450; Gt 440; Gt 420; Gtx 470; Gtx 580 e etc...

Bom, a nomenclatura então segue o padrão de XXX-XXX ou XX-XXX, primeiro letras e depois números, enfim o que quero saber é, o que cada um dos x's significa... Aguardo!!! Valeu...

(Sr. Moderador, se já existir um tópico sobre assunto, por favor poste um link, obrigado)

Postado

bom não sei te dizer exatamente o que significa...

mas normalmente (normalmente porque existe algumas excessões)

a ordem da melhor pra pior é GTX > GTS > GT

Mas existe alguns casos que algumas GT são melhores que GTS e outras GTS melhores que algumas GTX...

mas ai depende..

Mas em resumo as GT são mais básicas na grande maioria, as GTS um pouco mais MID LOW e as GTX do MID RANGE ao HIGH END

Postado

Eu sei que no casa das nomenclaturas anteriores como 9800 gt por exemplo, funcionava assim: uma 9500 gt é inferior a uma 8800 gt, porque o primeiro digito é somente para falar que é mais recente e o segundo digito é pra falar qual é a mais forte, mas não sei como se aplica a nova nomenclatura...

Postado
Eu sei que no casa das nomenclaturas anteriores como 9800 gt por exemplo, funcionava assim: uma 9500 gt é inferior a uma 8800 gt, porque o primeiro digito é somente para falar que é mais recente e o segundo digito é pra falar qual é a mais forte, mas não sei como se aplica a nova nomenclatura...

Na teoria funciona parecido só que contando o prefixo..

por exemplo só pode comparar dessa forma uma GTX 550 Ti com uma GTX 480 por exemplo...

A 550 Ti é mais recente 5xx já a 480 é melhor x8x mas nem em todo caso podemos comparar assim...

o ideal é cada placa analisada sozinha e testada...

Mas qual a dúvida? Está indeciso se uma é melhor que a outra?

Postado
Na teoria funciona parecido só que contando o prefixo..

por exemplo só pode comparar dessa forma uma GTX 550 Ti com uma GTX 480 por exemplo...

A 550 Ti é mais recente 5xx já a 480 é melhor x8x mas nem em todo caso podemos comparar assim...

o ideal é cada placa analisada sozinha e testada...

Mas qual a dúvida? Está indeciso se uma é melhor que a outra?

----------------------------------------------------------------------------

Bom nesse caso, qual seria as especificações para levar em conta? Sei algumas como quantidade de interface de memoria, mas o que realmente tem que ser analisado. Levando em conta que sou uma pobre alma tentando se tornar um Gamer!!! (hoje tenho uma Gts 250 e estou pensando em evoluir para uma Gtx...)

Postado

olha de forma mais básica nas nvidias as melhores serão as GTX pois são mais parrudas, mesmo as que são mais inferiores e que tenha uma GT um pouco melhor, eu te indicaria uma GTX pois ela opera melhor em games de forma geral...

Bom, dentro das gtx a primeira coisa é avaliar o Chipset utilizado, no caso isso vai estar descrito no primeiro número exemplo:

GTX 400 series

GTX 500 series

GTX 600 series

Quanto mais atual normalmente melhor...

Depois se avalia a qual segmento é a placa, normalmente saem nessa ordem da menor para a maior:

50

50 Ti

60

60 Ti

70

80

90

Nem todas as series tem todas as nomenclaturas, mas normalmente fluem nessa ordem de performance, mas na atual série a nvidia fez meio fora do padrão visto o ótimo desempenho dos chipset kepler

uma GTX 660 Ti (e tem a GTX660 que é próximo a essa) é melhor que a GTX 580 da serie anterior, mas a GTX 560 Ti é inferior a GTX 480 e 470...

a GTX 570 é semelhante a GTX 480 e a GTX 590 está entre a GTX 680 e GTX 690 em performance geral.

Tirando isso creio que o resto segue o padrão..

Depois se avalia as marcas (pois algumas como point of view são bem inferiores nos componentes) as melhores marcas utimamente são Asus, MSI, Gigabyte, PNY, Palit...

Se for uma dessas marcas sabe que são componentes de qualidade e confiaveis. Depois se avalia o Clock da GPU

Esse por exemplo é fundamental analisar em VGA iguais de modelos diferentes...

Vou usar por exemplo a minha VGA é uma GTX 560 Ti

O modelo de referência trabalha em um clock de 822mhz, a minha é uma Gigabyte GTX 560 Ti OC que vem com over de fábrica para 900Mhz dando um ganho de performance existem outros modelos como a HAWK da MSi que trabalha a 950Mhz e tem a da própria gigabyte que é a SOC que trabalha a 1000mhz.

Quanto mais melhor....

Depois se avalia a refrigeração, isso normalmente se ve por número de pipes (aqueles caninhos que saem do dissipador) e número de coolers e tamanho deles, e é claro com um bom review sobre a refrigeração comparando os modelos..

Normalmente em refrigeração temos a seguinte ordem...

Watercooling

Asus DirectCUII

MSI HAWK

MSI Twin Frozr II

Gigabyte Windforce

e por ai vai, mas normalmente essas são as melhores refrigerações na ordem de melhor para inferior;

depois disso se avalia a quantidade de memória da VGA

e nos casos menos corriqueiros se avalia o bus que é aquele número 128bit, 192bit, 256bit etc...

mas isso só ocorre diferença entre mesmo modelo nas GTX 550 Ti se não me engano o resto todas são padrão...

bom esse é meu método de avaliação...

Postado

a melhor forma de fazer compação entre uma placa de video e outra é procurar benchmark's na internet (confiaveis.. logico tem alguns que recebe grana da AMD ou da Nvidia so pra mostrar a placa como sendo um pouco melhor do que realmente é), nem sempre um bus maior, ou um clock de GPU maior, e principalmente mais memoria vai resultar em mais FPS....

eu site que uso bastante é esse ^_^:

http://www.anandtech.com/bench/GPU12/372

Postado
a melhor forma de fazer compação entre uma placa de video e outra é procurar benchmark's na internet (confiaveis.. logico tem alguns que recebe grana da AMD ou da Nvidia so pra mostrar a placa como sendo um pouco melhor do que realmente é), nem sempre um bus maior, ou um clock de GPU maior, e principalmente mais memoria vai resultar em mais FPS....

eu site que uso bastante é esse ^_^:

http://www.anandtech.com/bench/GPU12/372

Muito massa o site, ajuda bastante... Eu acredito que o melhor é tudo no máximo hehehe, clock, memória ram, interface de memória... Mas meio impossível né...

Postado
nem sempre um bus maior, ou um clock de GPU maior, e principalmente mais memoria vai resultar em mais FPS....

Bom, quanto ao site e quanto aos bench esta muito certo e estou de acordo...

Mas quantidade de memória não influi muito no FPS amigo luis_sbo

Claro que alguns jogos você necessita mais memória para poder usar certos efeitos e melhoras no gráfico, mas isso é uma tendência mais nova...

Existe vários benchs que comprovão isso com amesma VGA com 1GB e com 2GB

tem casos que 1GB é melhor que 2GB...

E a diferença é pouca em FPS quando existe...

mas claro que no caso dos games mais recentes é necessário pelo menos 2GB para se aproveitar totalmente os gráficos...

Postado
Bom, quanto ao site e quanto aos bench esta muito certo e estou de acordo...

Mas quantidade de memória não influi muito no FPS amigo luis_sbo

Claro que alguns jogos você necessita mais memória para poder usar certos efeitos e melhoras no gráfico, mas isso é uma tendência mais nova...

Existe vários benchs que comprovão isso com amesma VGA com 1GB e com 2GB

tem casos que 1GB é melhor que 2GB...

E a diferença é pouca em FPS quando existe...

mas claro que no caso dos games mais recentes é necessário pelo menos 2GB para se aproveitar totalmente os gráficos...

foi o que eu quis dizer'-'

..nem sempre um bus maior, ou um clock de GPU maior, e principalmente mais memoria vai resultar em mais FPS....

Postado
foi o que eu quis dizer'-'

..nem sempre um bus maior, ou um clock de GPU maior, e principalmente mais memoria vai resultar em mais FPS....

Desculpe não havia compreendido a frase direito, eu li e entendi que "principalmente mais memória vai resultar em mais FPS"

Mau da pressa e do tempo curto hehehe...

Mas ficou claro 3 vezes

eheheh

Postado
olha de forma mais básica nas nvidias as melhores serão as GTX pois são mais parrudas, mesmo as que são mais inferiores e que tenha uma GT um pouco melhor, eu te indicaria uma GTX pois ela opera melhor em games de forma geral...

Bom, dentro das gtx a primeira coisa é avaliar o Chipset utilizado, no caso isso vai estar descrito no primeiro número exemplo:

GTX 400 series

GTX 500 series

GTX 600 series

Quanto mais atual normalmente melhor...

Depois se avalia a qual segmento é a placa, normalmente saem nessa ordem da menor para a maior:

50

50 Ti

60

60 Ti

70

80

90

Nem todas as series tem todas as nomenclaturas, mas normalmente fluem nessa ordem de performance, mas na atual série a nvidia fez meio fora do padrão visto o ótimo desempenho dos chipset kepler

uma GTX 660 Ti (e tem a GTX660 que é próximo a essa) é melhor que a GTX 580 da serie anterior, mas a GTX 560 Ti é inferior a GTX 480 e 470...

a GTX 570 é semelhante a GTX 480 e a GTX 590 está entre a GTX 680 e GTX 690 em performance geral.

Tirando isso creio que o resto segue o padrão..

Depois se avalia as marcas (pois algumas como point of view são bem inferiores nos componentes) as melhores marcas utimamente são Asus, MSI, Gigabyte, PNY, Palit...

Se for uma dessas marcas sabe que são componentes de qualidade e confiaveis. Depois se avalia o Clock da GPU

Esse por exemplo é fundamental analisar em VGA iguais de modelos diferentes...

Vou usar por exemplo a minha VGA é uma GTX 560 Ti

O modelo de referência trabalha em um clock de 822mhz, a minha é uma Gigabyte GTX 560 Ti OC que vem com over de fábrica para 900Mhz dando um ganho de performance existem outros modelos como a HAWK da MSi que trabalha a 950Mhz e tem a da própria gigabyte que é a SOC que trabalha a 1000mhz.

Quanto mais melhor....

Depois se avalia a refrigeração, isso normalmente se ve por número de pipes (aqueles caninhos que saem do dissipador) e número de coolers e tamanho deles, e é claro com um bom review sobre a refrigeração comparando os modelos..

Normalmente em refrigeração temos a seguinte ordem...

Watercooling

Asus DirectCUII

MSI HAWK

MSI Twin Frozr II

Gigabyte Windforce

e por ai vai, mas normalmente essas são as melhores refrigerações na ordem de melhor para inferior;

depois disso se avalia a quantidade de memória da VGA

e nos casos menos corriqueiros se avalia o bus que é aquele número 128bit, 192bit, 256bit etc...

mas isso só ocorre diferença entre mesmo modelo nas GTX 550 Ti se não me engano o resto todas são padrão...

bom esse é meu método de avaliação...

Muito interessante essa forma de avaliar... Agora só me resta a questão da marca, a minha Gts 250 é da EVGE, essa marca em comparação com as outras que você falou... É boa?

Outra coisa que ia me esquecendo, no caso da minha que é final xxs. Esse "s" significa o que? É mais próximo da gtx ou mais perto da gt?

Postado
Muito interessante essa forma de avaliar... Agora só me resta a questão da marca, a minha Gts 250 é da EVGE, essa marca em comparação com as outras que você falou... É boa?

Outra coisa que ia me esquecendo, no caso da minha que é final xxs. Esse "s" significa o que? É mais próximo da gtx ou mais perto da gt?

Opa cara, eu me esqueci de mencionar a EVGA, é uma ótima marca també... No caso a GTS 250 é mais próxima das GTX do que das GT, mas é bem inferior comparado a maioria das GTX, As GTS são como intermediarias, ótimas placas para resoluções baixas como 1024x768 ou 1280x720 até 1360x768 são uma boa pra maioria dos jogos...

Mas alguns jogos fazem elas pedirem arrego...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!