Ir ao conteúdo

Dual Boot e particionamento - duvidas

mt5

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Primeiramente, sou novo no fórum :D Vou explicar-lhes a minha situação.

Eu tenho um notebook Acer Aspire 4349-2528 e tenho instalado nele o windows 7 home premium. Na segunda-feira houve um problema em uma dll infectada por um Malware e tive que fazer uma restauração do sistema, porém essa restauração fez com que o computador volta-se do jeito que venho de fábrica. No caso eu tenho dois discos, o do windows e um para backups.

A sacada agora é o seguinte, eu to querendo fazer um dual boot no meu notebook junto com o Ubuntu 12.04 e para isso eu tive que realizar um reparticionamento em meu HD.

Fiz o seguinte:

A partição C: tinha 380GB

A partição D: tinha 60GB

Diminui a partição C: para 180GB

Aumentei a partição D: para 267GB

Agora eu quero instalar o linux e para fazer isso eu quero manter a partição do Windows no mínimo possivel, o que seria cerca de 100GB. Aumentar a partição D: mais um pouco e deixar cerca de 60GB para o Ubuntu. Sei que tenho espaço suficiente para isso no HD. As minhas perguntas são as seguintes:

1: Meu notebook suporta um dual boot com Ubuntu 12.04 e Windows Home Premium?

2: Como devo proceder no reparticionamento do HD, mas não perdendo dados e não afetando a partição do Windows?

Desde já obrigado!

Postado
Boa tarde.

Primeiramente, sou novo no fórum :D Vou explicar-lhes a minha situação.

Eu tenho um notebook Acer Aspire 4349-2528 e tenho instalado nele o windows 7 home premium. Na segunda-feira houve um problema em uma dll infectada por um Malware e tive que fazer uma restauração do sistema, porém essa restauração fez com que o computador volta-se do jeito que venho de fábrica. No caso eu tenho dois discos, o do windows e um para backups.

A sacada agora é o seguinte, eu to querendo fazer um dual boot no meu notebook junto com o Ubuntu 12.04 e para isso eu tive que realizar um reparticionamento em meu HD.

Fiz o seguinte:

A partição C: tinha 380GB

A partição D: tinha 60GB

Diminui a partição C: para 180GB

Aumentei a partição D: para 267GB

Agora eu quero instalar o linux e para fazer isso eu quero manter a partição do Windows no mínimo possivel, o que seria cerca de 100GB. Aumentar a partição D: mais um pouco e deixar cerca de 60GB para o Ubuntu. Sei que tenho espaço suficiente para isso no HD. As minhas perguntas são as seguintes:

1: Meu notebook suporta um dual boot com Ubuntu 12.04 e Windows Home Premium?

2: Como devo proceder no reparticionamento do HD, mas não perdendo dados e não afetando a partição do Windows?

Desde já obrigado!

1- sim, qualquer pc/note suporta dual boot;

2- eu não sou muito fã de ficar redimensionando partição, mas já que você disse que já fez uma vez, então sugiro você redimensionar de novo da mesma forma que você fez a primeira vez, reduzindo a partição do windows para o 100GB como mencionou, e deixei 60GB sem uso e os outros 20 adicione na sua partição D:, depois boota com o cd do linux e instale ele nesse espaço de 60GB que ficou vazio.

Postado

Certo, eu entendi, minha lógica estava correta então...

Mas há um pequeno problema que não citei. Os 20GB que irão sobrar, não alocados, não tem como aumentar na D: :(

Ela é extendida e não permite nem com o Gparted, EaseUS, e gerenciador de disco do windows que seja movida para o disco D:

Como faço pra mover esses 20GB para o disco D: sem perder dados, pois há como fazer com o gparted, mas ele emite um aviso dizendo que há um grande risco de perder meus dados.

E como citei, o disco D: é justamente o que utilizo para salvar meus arquivos.

Como devo proceder nessa situação?

Postado

Já consegui resolver meu problema. :P

O que fiz foi o seguinte:

-Passei todos os meus arquivos pro pc da sala;

-Diminui a partição C: do windows;

-Depois de tudo salvo, eu deletei a partição D;

-Em seguida eu criei uma nova partição D: com 350GB

-No mesmo momento eu já deixei cerca de 40GB para o Ubuntu 12.04

Seguindo essa lógica eu consegui realizar o dual-boot sem problemas =]

A instalação do Ubuntu foi bem sucedida e já possuo salvo como recuperar o GRUB caso aconteça algum problemas com o mesmo. :)

Desde já obrigado a todos que me ajudaram e principalmente obrigado pela dica de desfragmentar o meu HD. :D

Moderador pode fechar o tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!