Ir ao conteúdo

Cooler para phenom II X4 960t

Mika07

Posts recomendados

Postado

O cooler stock desse processador é muito barulhento e o barulho me incomoda muito,fora que eu gostaria de dar um overclock dependendo do jogo que vou jogar e com esse cooler prefiro não fazer.

Ja me recomendaram o A70 na casa de 80 reais porém ele esta fora de estoque em todas as lojas que compro,estou disposto a gastar até 150 reais num bom air cooler porém não manjo exatamente nada de coolers para processador.

Alias minha Mobo é uma msi 760gm-p23 e meu gabinete é um thermaltake msi commander.

Também gostaria de comprar alguns coolers pro gabinete mais não tenho recomendações,fico grato com qualquer ajuda que me derem :lol:

Postado

O Hyper 212 Evo é uma opção com bom custo benefício.

O 612 é consideravelmente maior ao 212.

Pelo que vi as fans do seu gabinete devem ser de 120mm.

Você pode optar tanto por fans de 3-pinos ou de 4-pinos para conectar no conector System Fan da placa mãe.

No caso a fan irá fazer o controle de rotação da fan.

Pelo que vi, a sua placa tem somente 1 conector System Fan.

Caso necessite conectar fans adicionais direto na fonte dê preferência a fans que venham com o adaptador para conectar direto na fonte.

Fans conectadas diretamente na fonte irão rodar em sua máxima rotação caso você não use um adaptador para redução da velocidade.

Assim, não escolha fans com rotação muito alta ou então veja se a fan também acompanha um cabo redutor de velocidade.

1) Fans da série Aerocool Shark

2) Fans da série Enermax T.B. Silence (Na Justshop tem a versão Red LED)

3) Cougar Turbine CF-T12S (tem na Justshop)

4) Cougar Vortex CF-V12HP PWM

5) Akasa Viper

6) Akasa Apache

Postado
O Hyper 212 Evo é uma opção com bom custo benefício.

O 612 é consideravelmente maior ao 212.

Pelo que vi as fans do seu gabinete devem ser de 120mm.

Você pode optar tanto por fans de 3-pinos ou de 4-pinos para conectar no conector System Fan da placa mãe.

No caso a fan irá fazer o controle de rotação da fan.

Pelo que vi, a sua placa tem somente 1 conector System Fan.

Caso necessite conectar fans adicionais direto na fonte dê preferência a fans que venham com o adaptador para conectar direto na fonte.

Fans conectadas diretamente na fonte irão rodar em sua máxima rotação caso você não use um adaptador para redução da velocidade.

Assim, não escolha fans com rotação muito alta ou então veja se a fan também acompanha um cabo redutor de velocidade.

1) Fans da série Aerocool Shark

2) Fans da série Enermax T.B. Silence (Na Justshop tem a versão Red LED)

3) Cougar Turbine CF-T12S (tem na Justshop)

4) Cougar Vortex CF-V12HP PWM

5) Akasa Viper

6) Akasa Apache

Nossa cara,seu post me ajudou muito,as dúvidas que eu tinha sobre as fans você já esclareceu!

Agora sobre o cooler do processador,eu dei uma olhada nesses 2,a diferença de preço não é tão grande,compensaria pegar o 612?Por acaso ele caberia no meu gabinete/placa mãe?Qual dos 2 seria o mais silencioso,e o que eu posso usar para controlar a rotação dos coolers,tanto as fans quanto o do processador?

Postado
Por acaso ele caberia no meu gabinete/placa mãe?

Pelo que vi no site do fabricante do seu gabinete o limite de altura para coolers é de 170mm.

http://www.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001772

O 212 Evo e o 612 estão dentro do limite de altura.

212 Evo: http://www.coolermaster.com/product.php?product_id=6741

612 PWM: http://www.coolermaster.com/product.php?product_id=6603

Eu tenho o 212 Plus que é anterior ao 212 Evo e os dois tem dimensões idênticas.

Minha placa mãe é a P8Z77-V LX e tem 4 slots de memória.

A fan do 212 bloqueia o primeiro slot de memória, porém eu não necessito dela.

Caso eu mude a fan para o lado mais próximo da traseira do gabinete, o primeiro slot de memória fica livre.

Eu não sei dizer como o 212 ou 612 ficaria em cima da sua placa mãe.

Agora sobre o cooler do processador,eu dei uma olhada nesses 2,a diferença de preço não é tão grande,compensaria pegar o 612?

Pelo que eu ouvi dizer o 612 apesar de ser consideravelmente maior e ter 6 heatpipes, não é muito melhor do que o 212 que tem 4 heatpipes.

O 212 é considerado um cooler de bom custo benefício e com boa aceitação em outros países.

No caso do 612 ele não parece ter a mesma aceitação lá fora e na linha dele, os estrangeiros tem opções de coolers considerados melhores como por exemplo o Noctua.

Você como ainda pretende comprar, você tem as duas opções.

Pode até ser que no final das contas o 612 acabe sendo para você melhor do que o 212.

Acredito que no meu caso como já tenho o 212 não valeria a pena apostar numa troca pelo 612.

Já vi relatos de pessoas que trocaram o 212 pelo 612 e não valeram a pena.

O ganho foi insignificante perto do tamanho que o 612 ocupa em cima da placa mãe.

Eu não iria ficar satisfeito se o 612 além de não trouxer melhoria, ocupasse também um tamanho maior em cima da minha placa mãe e bloqueando slots de memória.

No site do Newegg você vai encontrar depoimentos de pessoas que compraram o 612.

Você também vai encontrar depoimentos de pessoas que trocaram o 212 pelo 612.

1) i had reviewed this before and gave it a good rating but after using it over a week i did not like the temps i was getting so i did a test between the hyper 212 and this 612 i reseated the 612 and did a 30min test with prime95 the idle temps were 28,26,29,25 at 100% load the temps were 79,82,83,78, then i mounted the 212 the idle temps were 27 25,28,23, and at 100% for 30min were 69,73,75,67 as you can see the 212 has better temp, at first i could not believe the 212 could be better than the 612 so i remounted the 612 one more time and i got close to the same temps as before so the 612 is going back, i think what makes the 212 better is the direct contact heat pipes all test were done with artic silver paste im using the 2600k @ 4.8 ghz with 4.4 vcore

2) cools good im using it on the 2600k overclocked to 4.8 ghz i replaced the hyper 212 + with this and im only getting a few degrees cooler idle in the high 20s and high 60s to low 70, 100% load

not worth the difference compared to the 212 its also about twice the size of the 212

3) I've installed this cooler on three different systems and have not had good results on any of them. My Hyper 212 actually has better performance. I've "retired" it to the least clockable rig (yes, I DO overclock) where it can do it's mediocre thing without me worrying about over-heating!

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835103103

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835103106&Tpk=hyper%20612

Qual dos 2 seria o mais silencioso,e o que eu posso usar para controlar a rotação dos coolers,tanto as fans quanto o do processador?

A fan que vem com o 212 Evo e o 612 são PWM, além de serem do mesmo modelo.

Conecte a fan na CPU Fan da placa mãe.

A placa mãe faz o controle de rotação da fan, aumentando ou diminuindo a rotação da fan conforme for a temperatura do processador.

Sei que conforme for o modelo do processador, o over realizado e a carga de processamento acabam exigindo uma maior rotação da fan, tornando o cooler mais ruidoso.

Pessoas podem acabar optando trocar a fan original por outra mais silenciosa ou então melhorar o desempenho adicionando uma segunda fan para fazer push pull.

A princípio, não creio que você tenha que se preocupar com o ruído.

Certamente qualquer um dos dois vai ser sem comparação mais silencioso do que o cooler box, além de refrigerar o processador com menor rotação da fan.

Nossa cara,seu post me ajudou muito,as dúvidas que eu tinha sobre as fans você já esclareceu!

Creio que vale a pena mencionar mais um detalhe sobre como conectar as fans.

Pelo que vi sua placa mãe vem com apenas 1 System Fan e o gabinete permite colocar 4 fans.

A princípio você só consegue conectar apenas 1 fan.

1) O cabo da Akasa AK-CBFA04-15 permite conectar 2 fans na mesma System Fan.

Ela funciona na minha placa mãe tanto com fans de 3 ou 4 pinos.

O consumo total das fans não pode ultrapassar o limite do conector de fan.

Caso a placa mãe não especifique o limite, considere 1A (12W).

As outras duas fans você pode ligar direto na fonte.

Veja as fans que já vem com conector para ligar direto na fonte.

Escolha fans mais silenciosas ou então venha com cabo redutor de velocidade.

2) Existe também um outro cabo da Akasa AK-CB001 que permite conectar até 4 fans de 3-pinos direto na fonte.

O cabo tem 2 conectores de 12V e as fans rodarão em máxima rotação.

Os outros 2 conectores são de 5V, e as fans rodarão em menor rotação.

No caso de usar os conectores de 12V utilize fans que você considere mais silenciosas.

3) Tem um outro cabo que é o Akasa AK-CBFA07-45 que permite conectar 5 fans no mesmo conector.

As fans são alimentadas pela fonte, sem risco de danificar a placa mãe.

Porém no caso da minha placa mãe, esse cabo só funciona com fans de 4-pinos na CPU Fan.

O cabo não funciona no conector dedicado as fans. As fans rodam sempre na máxima rotação.

Assim, se por algum acaso esse comportamento for o mesmo do que o meu e você quiser usá-lo na System Fan, escolha somente fans que sejam silenciosas para você em sua máxima rotação.

Com esse cabo, você terá as 4 fans conectadas na mesma CPU Fan.

Espero ter te ajudado e boa sorte em suas escolhas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!