Ir ao conteúdo

Cooler de 140mm para Mod de acrílico.

Posts recomendados

Postado

Amigos do CH minha duvida é simples em seu foco mas o assunto pode abrir novas discussões. Tenho um Aerocool X-Warrior, é um bom Gabinete e tem me servido bem mas eu decidi dar um pequeno UP estético nele substituindo sua tela lateral por uma placa de acrílico e é ai que minha duvida surgiu.

Não tenho nem um cooler lateral instalado e até então minha configuração não tem apresentado problemas de temperatura então eu decidi substituir os 2 compartimentos para coolers de 120 mm original da grade por 1 de 140 mm, minha primeira duvida é; Vale a pena?

Se sim, quais as medidas técnicas de um cooler de 140 mm (largura, altura, diâmetro da circunferência da ventoinha, distancia entre os furos e a parede do cooler, distancia entre os furos [paralelos e transversal]) pois eu ainda não comprei o cooler mas já vou montar o acrílico Domingo (trabalho em uma metalúrgica e vou usar o centro de usinagem para moldar e furar a peça) e não tenho nem uma ideia destas medidas.

E pra finalizar, qual Cooler comprar?

Só pra constar minha configuração é:

FX-4100, 4 GB G.Skill Ripjaw 1600, Corsair 430W, XFX HD 6670, Asus m5a78l-m lx, SSD Sandisk 128GB e HD Samsung 250GB.

Postado

Olá amigo....

Olha, uma fan de 120mm será mais potente que uma de 140mm, o que pode acontecer é que a de 140mm usará menor rotação, portanto menor ruído, para movimentar aproximadamente o mesmo fluxo de ar que uma 120mm...

Só que tem um porém, como você quer por na área lateral, supondo que por motivos de aquecimento do CPU e da GPU, você terá mais resultado com uma ou duas de 120mm, pois ele lançara o ar com maior velocidade (e você sabe que quanto mais rápido o ar se movimenta, mais frio ele fica, assopre com a boca aberta e com a boca quase fechada, na primeira o ar sair devagar e quente, na segundo sai rápido e frio) nesse caso, a CPU e GPU necessitam de velocidade de ar, não necessariamente de grande quantidade dele.

Por isso, eu recomendaria por uma ou duas de 120mm na lateral.

Eu recomendo por uma de 140mm na traseira, pois ALI SIM, você precisa retirar quanto mais ar possível do PC, e a velocidade de projeção do ar não importa, pois não importa se o ar sair quente ou frio do PC. Novamente, atrás eu acho interessante usar 140mm pois ele jogará maior quantidade de ar para fora com menos ruído.

Não estou dizendo que uma de 120mm atrás não faria o mesmo trabalho ou até mesmo de forma mais eficiente. Mas se você QUER usar uma de 140mm, atrás é o lugar certo. Eu uso um cooler H50 da corsair, nesse caso o radiador fica atrás, e uso duas ventoinhas de 120mm fazendo o Push n' Pull no radiador.

Espero que eu tenha ajudado...:lol::lol:

Abraço...

Bruno Hirt

Cara, eu recomendo fans da marca Cooler Master e Corsair. São as que eu uso e eu acho elas as melhores. Uma dica, www.svc.com , esse site é dos EUA, eu já comprei nele e eles entregam tudo certinho em tempo recorde, ele tem vários modelos de fans e coolers, além de varios acessórios para PC, pode comprar lá sossegado. O melhor, MAIS BARATO QUE NO BRASIL.

Outro site que eu já comprei e é muito bom barato e eficiente é o www.frozencpu.com , vende de tudo pra PC lá, mais coisas que a SVC citada acima. Barato também...

Ambos entregam no Brasil...

Abração...

http://www.frozencpu.com/cat/l3/g36/c15/s60/list/p1/Fans-12_Volt_Fans-120mm_x_25mm_Fans-Page1.html?o=title_az

Postado

Bruno, agradeço por compartilhar um pouco so seu tempo e conhecimento comigo.

Pelo que entendi um cooler de 120mm oferece uma pressão de ar melhor no interior do gabinete se comparado com um cooler de 140mm mas no meu caso não estou tendo problemas de com a temperatura, como citei no meu post anterior meu Gabinete não tinha coolers na lateral, no entanto oginalmente ele possuia uma grade que foi substituida por um acrílico e se eu compreendi bem um cooler de 140mm ira me oferecer uma melhor refrigeração do que a antiga grade sem cooler algum, ou o acrílico atrapalha de alguma forma a refrigeração do PC (Como isolante térmico ou algum tipo de refratario de calor)?

Já ia me esquecendo, meu gabinete ja vem com 1 cooler de 120mm iluminado na frente e 1 cooler de 120mm convencional atrás.

Postado

Olá...

A grade faz com que o ar entre e saia de modo quase nulo do PC quando não há fan nenhuma no gabinete. Se há uma fan traseira, esta vai gerar vácuo no gabinete e isso vai fazer com que o ar de fora passe pela grade, entre no pc e saia pela fan traseira, gerando um fluxo de ar lento.

O acrílico vai parar essa passagem de ar. Temperaturas nesse caso podem não aumentar quase nada.

Aí sim, nesse seu caso onde as temperaturas já estão controladas se você quiser adicionar um de 140mm para garantir, vai fazer mais que o necessário. Ele vai gerar um fluxo de ar muito bom entre ele e a fan traseira, fazendo com que o ar "corra" da lateral -> cpu/gpu -> fora do pc. Como suas temps são boas, ele vai ser só um adicional, caso você realmente queira uma fan...

Como falei, a grade permite uma troca de ar, com o acrílico fechando essa passagem uma fan ali poderá realizar este trabalho com mais eficiencia ainda.

Okay?:lol:

Abraço...

Postado

Obrigado mais uma vez Bruno, esta dúvida foi sanada mas ainda falta a questão das medidas, quero deixar o acrílico pronto para quando o Cooler chegar eu já instalar. Ele já esta colocado se der depois posto uma foto.

Se alguem tiver um cooler de 140mm e puder me passar as medidas eu ficaria grato.

Obs: Seria mais simples eu comprar um cooler e ja tirar as medidas mas eu não encontrei nem aqueles ching-ling pretos aqui onde eu moro, quem dirá um Cooler Master, vou ter que encomendar da net e gostaria de ja ir preparando o acrílico pra hora que ele chegar. Ah! Se alguem souber um bom lugar pra eu comprar Lazergrill de 140mm e de 120mm por favor me informe.

Postado

Bruno, se isso não ajudar então eu posso pular de uma ponte. kkkkkk

Obrigado mesmo amigo. Agora é só jogar os desenhos no CNC e ver a magica acontecer.

Agradeço de coração sua boa vontade em ajudar, espero poder retribuir um dia desses (se vier pra Maringá um dia desses me manda MP avisando que eu te pago uma Cerveja quando chegar aqui).

Postado

Hahaha, que nada, por isso eu me cadastrei nesse fórum, não é mesmo?!

Vou pra Maringá dia 15/11... Mas pra fazer vestibular da CESUMAR, Medicina por sinal.... Cerveja nem ferrando, hahaha...:P

Mas espero que de certo sua ideia, e que seu PC fique mais bonito...

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...