Ir ao conteúdo

Computador não inicia BIOS após clonagem de HDD

GDin

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Eu possuo um HDD de 320GB da samsung SATA II e resolvi colocar um maior de 1 TB SATA III da Seagate. Como eu não queria começar tudo do zero de novo (vou usar só um HDD) resolvi clonar o de 320GB com o MiniTool Partition Wizard, que fez o processo com sucesso, aparentemente.

Quando fui ligar o computador novamente com os dois HDDs o processo de boot parou durante a exibição da tela da placa mãe (aquela em que você aperta delete para ir pra bios). Eu imaginei que poderia ser conflito entre slave/master e removi o hd de 320gb, deixando apenas o de 1tb.

Ao ligar o computador novamente tive o mesmo erro, e ao ligar somente com o de 320 gb o boot acontece normalmente. Já tentei colocar o hd de 1tb em outro pc, já iniciei o pc sem hd e não ficou do jeito que ficou quando coloquei o de 1tb.

Eu não tenho speaker na placa mãe (Sabertooth 990fx), apenas LEDs indicadores e no momento que há o travamento fica ligado um led abaixo do chipset (imagino que seja o sul)o nome da indicação desse led é: BOOT_DEVICE_LED.

Detalhe: A tela fica parada na da placa mãe e mesmo apertando delete não consigo ir para a BIOS.

Meu pc:

Asus sabertooth 990fx

AMD FX-8150

Kingston 2x4GB 1333MHz

Sapphire 6870

XFX 450w

• Membro VIP
Postado

Será que a clonagem do sistema saiu perfeita. Padrão Sata identifica direto, não existe Master/Slave, estes são para IDE. Tentou conectar o 1TB em outras portas sata da placa. No outro PC que testou não citou se funcionou.

Ouvi dizer que tem um botão Mem, que deve ser apertado por uns 30 segundos, vem instruções no manual. Tem esta função ?

Com apenas este HD 1TB conectado, tente o seguinte: Desligue o micro da tomada. Retire a bateria da placa mãe por uns 30 segundos, recoloque. Ligue o PC, terá que acertar hora e data na Bios, costuma sair do 1º Boot a configuração do HD, verifique. Veja se entra o sistema.

Postado
Será que a clonagem do sistema saiu perfeita. Padrão Sata identifica direto, não existe Master/Slave, estes são para IDE. Tentou conectar o 1TB em outras portas sata da placa. No outro PC que testou não citou se funcionou.

Ouvi dizer que tem um botão Mem, que deve ser apertado por uns 30 segundos, vem instruções no manual. Tem esta função ?

Com apenas este HD 1TB conectado, tente o seguinte: Desligue o micro da tomada. Retire a bateria da placa mãe por uns 30 segundos, recoloque. Ligue o PC, terá que acertar hora e data na Bios, costuma sair do 1º Boot a configuração do HD, verifique. Veja se entra o sistema.

Quando coloquei o hd em outro pc não funcionou bem como também não funcionou a tentativa de colocar o hd em outras portas sata.

Minha placa mãe possui a função MemOK! e eu fiz o que você disse, mas, vale salientar que esse botão não precisa ser apertado por 30 segundo, mas mesmo assim deixei apertado por esse tempo para tirar as dúvidas. Enfim, quando apertei o botão, o micro reiniciou e ficou parado na mesma tela de antes.

Pelo que eu vi não existe encaixe de bateria na minha placa mãe, então não pude testar resetar a bios desse modo. Quando eu entro na bios com o hd de 320 gb tem uma opção de "Reset to deafults", devo usar essa opção?

Obrigado Paulo.

Postado
A bateria é redonda no formato de uma moeda, está na foto do link na sua placa. No manual todas tem um Jumper, que mudando a pinagem, faz um curto e zera o CMOS. É o mesmo processo. Depois é retornar o mesmo na posição correta.

http://img6.imageshack.us/img6/6983/92272501.jpg

Boa tarde, eu acabei me equivocando quanto a presença de bateria porque a placa de vídeo fica na frente dela e isso escondeu-a, desculpa. :unsure:

Eu tentei o que você falou e não deu certo.

(Procurei no manual sobre como realizar o processo e lá falava somente: Tire o jumper dos pinos 1-2 e coloque no 2-3.

Desliguei o computador totalmente fiz isso, esperei 20 segundos e coloquei novamente o jumper. Em seguida coloquei o Hd de 1 TB (somente ele) e liguei o computador apertando várias vezes DELETE na tentativa de entrar na bios. Não deu certo (ficou naquela tela da placa mãe e não saiu dali), por isso coloquei o Hd de 320gb e liguei o pc e pude configurar a bios normalmente.

Configurei a bios (data hora) e mandei reiniciar. O pc iniciou normal, mas com o hd de 320gb.)

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Está um mistério. Após funcionar normal no HD320GB, experimentou entrar de novo com o 1TB. Pode ser que faltou arquivos na clonagem, um teste seria formatar do zero através de um CD.

Na Bios, veja se consta o padrão Sata em AHCI altere IDE. Teste o 1TB. (Este é novo, está na garantia, quem sabe pode ter algum defeito).

Postado
Está um mistério. Após funcionar normal no HD320GB, experimentou entrar de novo com o 1TB. Pode ser que faltou arquivos na clonagem, um teste seria formatar do zero através de um CD.

Na Bios, veja se consta o padrão Sata em AHCI altere IDE. Teste o 1TB. (Este é novo, está na garantia, quem sabe pode ter algum defeito).

Tentei agora, e não deu certo. O padrão sata já estava em IDE (tive que trocar na hora que montei o pc porque não estava dando boot com AHCI), mesmo assim troquei para AHCI e também não funcionou.

Formatar o HD de 1tb usando qual programa? Devo lembrar que não consigo selecionar as opções de boot com esse HD 1tb instalado. (A não ser que eu use um pendrive e troque a ordem de boot, aí talvez de certo, o que acha?)

Obrigado. :)

Postado
Quando coloquei o hd em outro pc não funcionou bem como também não funcionou a tentativa de colocar o hd em outras portas sata.

Minha placa mãe possui a função MemOK! e eu fiz o que você disse, mas, vale salientar que esse botão não precisa ser apertado por 30 segundo, mas mesmo assim deixei apertado por esse tempo para tirar as dúvidas. Enfim, quando apertei o botão, o micro reiniciou e ficou parado na mesma tela de antes.

Pelo que eu vi não existe encaixe de bateria na minha placa mãe, então não pude testar resetar a bios desse modo. Quando eu entro na bios com o hd de 320 gb tem uma opção de "Reset to deafults", devo usar essa opção?

Obrigado Paulo.

olá!

como você disse que ao testar em outro PC o problema persiste, só posso imaginar que este HD está com problemas. A solução nesse caso será a substituição do mesmo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!