Ir ao conteúdo

Problemas com placa mãe INTEL DZ68DB

EdneyHaubricht

Posts recomendados

Postado

Olá companheiros, mais uma vez preciso das vossas colaborações. Estou com um problema no mínimo irritante em meu pc. A anomalia envolve a placa mãe INTEL DZ68DB.

A leitura da linha 12v do sensor (lido pela Bios/Efi e por outros programas) está oscilando dentro da faixa de 11,05~12,05. Contudo, a leitura pelo multímetro acusa 11,95 sem nenhuma oscilação, e como já se sabe, somente podemos confiar no valor do multímetro! Mas é ai que acontece o problema. O sensor da placa mãe identifica uma tensão abaixo do normal e desliga a placa, não importa o que estou fazendo, jogando, navegando na internet... E as vezes a placa se desliga e em seguida reinicia, outras vezes a placa trava. Ao apertar o botão pawer, o fan da fonte, e unicamente ele, da uma arrancada e se desliga.

Ao monitorar a tensão por software, notei que ao aproximar o cabo atx 24 pinos do sensor, a margem de oscilação aumenta, onde o inverso tb é válido. Estou acreditando que essa oscilação se dá devido a alguma interferência eletromagnética proveniente dos cabos da fonte!????:confused:

A minha fonte é uma Corsair TX550M.:wub:

Obrigado pela colaboração.

Alguma sugestão para solucionar o problema:unsure:

Postado

Isso vem acontecendo com a minha placa DZ68ZV, altera suas memórias para os slots pretos ou vice e versa, há um problema com os slots e estou tentando descobrir diretamente com o suporte da intel na Costa Rica como resolver e qaundo tiver mais novidades posto aqui..Abraço

Postado

Amigo, solução definitiva para o seu problema abaixo:

1- Atualize a BIOS com a Firmware mais recente vr. 0043 - http://downloadcenter.intel.com/SearchResult.aspx?lang=POR&ProductFamily=Desktop+Boards&ProductLine=Boards+de+chipsets+Intel%C2%AE+s%C3%A9rie++6&ProductProduct=Intel%C2%AE+Desktop+Board+DZ68DB&ProdId=3334&LineId=3272&FamilyId=36

2 - Verifique na Bios setup a frequência da sua memória = 1.50V

3 - reset a placa e reinicie o pc. Pronto, seus problemas acabaram.

Só detalhando o porquê deste problema: O suporte da Intel me confirmou o que eu já suspeitava, algumas mobos de chipsets Intel® série 6, há uma imcompatibilidade com alguns modelos de memórias geralmente da marca CORSAIR, causando travamentos, liga/desliga e o não reconhecimento das memórias, instalando a versão atualizada da Bios e alterando a tensão da memória na Setup seus problemas acabam. Ressalto que se o erro persistir, acione a garantia ou procure uma assistência técnica, caso não saiba atualizar e nem experiência com a Bios.

Lembrando que os procedimentos citados acima devem ser feitos em 2 etapas da mesma forma: a 1ª etapa faça esta atualização da Bios com as memórias instaladas nos SLOTS PRETOS, em seguida na 2ª etapa faça o mesmo procedimento de atualização com as memórias inseridas nos SLOTS AZUIS. Espero ter ajudado....Abraço

*incompatibilidade...

Postado
Amigo, solução definitiva para o seu problema abaixo:

1- Atualize a BIOS com a Firmware mais recente vr. 0043 - http://downloadcenter.intel.com/SearchResult.aspx?lang=POR&ProductFamily=Desktop+Boards&ProductLine=Boards+de+chipsets+Intel%C2%AE+s%C3%A9rie++6&ProductProduct=Intel%C2%AE+Desktop+Board+DZ68DB&ProdId=3334&LineId=3272&FamilyId=36

2 - Verifique na Bios setup a frequência da sua memória = 1.50V

3 - reset a placa e reinicie o pc. Pronto, seus problemas acabaram.

Só detalhando o porquê deste problema: O suporte da Intel me confirmou o que eu já suspeitava, algumas mobos de chipsets Intel® série 6, há uma imcompatibilidade com alguns modelos de memórias geralmente da marca CORSAIR, causando travamentos, liga/desliga e o não reconhecimento das memórias, instalando a versão atualizada da Bios e alterando a tensão da memória na Setup seus problemas acabam. Ressalto que se o erro persistir, acione a garantia ou procure uma assistência técnica, caso não saiba atualizar e nem experiência com a Bios.

Lembrando que os procedimentos citados acima devem ser feitos em 2 etapas da mesma forma: a 1ª etapa faça esta atualização da Bios com as memórias instaladas nos SLOTS PRETOS, em seguida na 2ª etapa faça o mesmo procedimento de atualização com as memórias inseridas nos SLOTS AZUIS. Espero ter ajudado....Abraço

*incompatibilidade...

Caro Sfheradigital muito obrigado por sua colaboração. Após realizar os procedimentos descritos por você os problemas com minha placa mãe sumiram. As voltagens estão todas ok e agora a placa parece ter liberado todo o seu potencial com o bendito efi + windows 8. O tempo de boot do sistema caiu de 53 segundos para 28 segundos. Isso é uma maravilha (uso disco rígido). Agora sim, o investimento na placa esta valendo a pena. Obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!