Ir ao conteúdo

Led no USB

Yahiro

Posts recomendados

Postado

Eu já olhei alguns topicos desses no Forum, mas eu não entendi 100%

Eu quero iluminar meu teclado de noite, eu até vi uns tutoriais q você aperta o Scroll Lock e acende 2 leds, mas eu não tenho aquela maquina de soldar e nem sei fazer isso ^^'

A solução que consegui achar é colocando os Leds em um cabo USB.

Eu tenho 2 Leds usados e uns resistores q tenho em uma placa aqui.

Os Leds:

http://img209.imageshack.us/img209/576/img20121230133931.jpg

A placa:

http://img823.imageshack.us/img823/4615/img20121230133844.jpg

Eu posso usar esses usados ou preciso compra outros?

E como eu faço isso certinho, lembrando q nao tenho o ferro de solda.

Postado

pode usar o da primeira imagem o outro e muito fraquinho por que ele é difuso

coloque um resistor de 220 ohm (as faixas nele serão vermelha, vermelha, marrom, dourada) em serie com o lde passe fita isolante nas ligações para não ocorrer caquina e ta tudo certo, não se esqueça que led é polarizado hein

abrçs

Postado

coloque um resistor de 220 ohm (as faixas nele serão vermelha, vermelha, marrom, dourada) em serie com o lde passe fita isolante nas ligações para não ocorrer caquina e ta tudo certo, não se esqueça que led é polarizado hein

Então eu estava procurando o resistor pra comprar achei uma loja(http://www.milcomp.com.br), mas ela mostra os produtos assim: RESISTOR 0R0 1206 SMD 1/4W 5% - Marca ROYAL OHM (Minimo 10 PCS)

Achei no mercado livre com as cores, mas vem 1000 :eek: e só preciso de 1 certo?

Desculpe a ignorância, mas como assim em serie com o lde?

E sobre a polarização é a perna maior do led é + e a menor - certo?

o do Resistor eu não sei:unsure:

Postado
Achei no mercado livre com as cores, mas vem 1000 e só preciso de 1 certo?

Pega uma placa estragada que tenha resistor e procura um daqueles que o mister nitendo falou.

E sobre a polarização é a perna maior do led é + e a menor - certo?

o do Resistor eu não se

Te aconselho a fazer os testes usando pilhas primeiro, e depois passa para a porta usb.

Quanto a polarização do led está correcto mas não é um metodo eficaz porque pode-se cortar os pinos e ficarem iguais. Portanto olha pra dentro do led, o terminal maior é o negativo (catodo) o terminal menor é o positivo (anodo). No resistor não importa.

Postado
Tem que repetir o circuito duas vezes, e utilizar o mesmo plug USB( fonte de 5v).

Se tu quiser por exemplo, 4 leds, faça 4 iguais.

aah, só num entendi o GND, é uma parte positiva ou negativa do circuito inteiro?

Agora, sem soldador eu não sei como tu vai fixar os componentes de forma satisfatória.

Eu me viro aqui valeu ^-^

Tem mais uma coisa, posso usar qualquer fio de cobre porque tenho uns aqui em casa que é só um pouco mais grosso q os q vieram com os led.

Postado

amigo não tem problema usar qualquer fio de cobre grosso, mas se for muito grosso pode dificultar fazer a ligação e se for muito fino fica fácil de estourar de 3 a 4 mm vai ficar bom

gnd é uma sigla para ground que significa negativo

abrçs

Postado
amigo não tem problema usar qualquer fio de cobre grosso, mas se for muito grosso pode dificultar fazer a ligação e se for muito fino fica fácil de estourar de 3 a 4 mm vai ficar bom

gnd é uma sigla para ground que significa negativo

abrçs

Entendi, valeu xD~

• 4 semanas depois...
Postado

Estou procurando componentes pra comprar mesmo, porque esse led que eu tenho fica piscando freneticamente azul, verde e vermelho, não ajuda muito na iluminação do teclado D:

tava vendo nessa loja solda fria achei led de 10mm acende branco 10.000 MCD (nao tenho ideia dessas medidas ^^') e o resistor eles não mostram os OHMS eles mostram assim Resistor de 130K Carbono 5% 1/8W

está bom esses que mostrei?

Postado
Estou procurando componentes pra comprar mesmo, porque esse led que eu tenho fica piscando freneticamente azul, verde e vermelho, não ajuda muito na iluminação do teclado D:

tava vendo nessa loja solda fria achei led de 10mm acende branco 10.000 MCD (nao tenho ideia dessas medidas ^^') e o resistor eles não mostram os OHMS eles mostram assim Resistor de 130K Carbono 5% 1/8W

está bom esses que mostrei?

Na verdade eles "mostram" sim quantos ohms são, ele é de 130k ohms ou seja 130.000 ohms. Com um resistor destes seu led não irá nem acender.....

Quanto ao material(carbono), tolerância(5%) e dissipação (1/8w) irão atender porém você deve utilizar um de 100 ohm

No site que você comentou está em falta o resistor de 100r(100ohm) 1/8w mas pode ser substituído pelo de 1/4w ele apenas é um pouco maior que o outro: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-100r-carbono-5-14w-p-115.html

@edit

Aconselho a você fazer com ferro de solda pois os componentes são relativamente pequenos será difícil fazer sem solda e como você quer iluminar seu teclado(pelo que entendi botar alguns led's dentro dele) utilizar fita isolante ocupará um espaço que você não tem.

Não esqueça que é um resistor por led e você os ligará em paralelo ou seja como na simulação a seguir http://ledcalculator.net/default.aspx?values=5,3,20,50,0

Postado
Na verdade eles "mostram" sim quantos ohms são, ele é de 130k ohms ou seja 130.000 ohms. Com um resistor destes seu led não irá nem acender.....

Quanto ao material(carbono), tolerância(5%) e dissipação (1/8w) irão atender porém você deve utilizar um de 100 ohm

No site que você comentou está em falta o resistor de 100r(100ohm) 1/8w mas pode ser substituído pelo de 1/4w ele apenas é um pouco maior que o outro: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-100r-carbono-5-14w-p-115.html

Nossa errei feio valeu.

@edit

Aconselho a você fazer com ferro de solda pois os componentes são relativamente pequenos será difícil fazer sem solda e como você quer iluminar seu teclado(pelo que entendi botar alguns led's dentro dele) utilizar fita isolante ocupará um espaço que você não tem.

então quero colocar 4 leds iluminando o teclado de cima igual a uma lanterna e a energia deles vai ser um cabo usb que falaram que é de 5v.

E sobre os leds que acende branco de 10.000 MCD está certo junto com esse resistor que você me recomendou?

Postado
Nossa errei feio valeu.

então quero colocar 4 leds iluminando o teclado de cima igual a uma lanterna e a energia deles vai ser um cabo usb que falaram que é de 5v.

E sobre os leds que acende branco de 10.000 MCD está certo junto com esse resistor que você me recomendou?

Essa especificação de MCD está relacionado com a luminosidade dele, ou seja quanto maior melhor. caso tenha alguma duvida sobre qual resistor usar pegue as especificações do led qual a tensão(tensão) e corrente(corrente) que ele trabalha e utilize o link para calcular. Sobre a montagem você deixara os 4 juntos ligado ao cabo como se fosse uma lanterna é isto?

Postado
Essa especificação de MCD está relacionado com a luminosidade dele, ou seja quanto maior melhor. caso tenha alguma duvida sobre qual resistor usar pegue as especificações do led qual a tensão(tensão) e corrente(corrente) que ele trabalha e utilize o link para calcular.

Então aqui só mostra a tensão direta o Ma não mostra, pelo menos eu não achei ^^', tanto o Ariel quanto o Silvio colocaram 20Ma na calculadora.

http://www.soldafria.com.br/led-10mm-transparente-acende-branco-15000-mcd-alto-brilho-p-2164.html.

Mas se tiver certo então é o de 100 OHMs mesmo.

Sobre a montagem você deixara os 4 juntos ligado ao cabo como se fosse uma lanterna é isto?

Não exatamente, um pouco parecido com aquelas fitas de led. Na minha mesa do PC a parte do teclado deslisa pra frente e pra tras normal, ai fica um "teto" pro teclado é aonde eu quero colocar as luzes img20130128220856.jpg
Postado

Não exatamente, um pouco parecido com aquelas fitas de led. Na minha mesa do PC a parte do teclado deslisa pra frente e pra tras normal, ai fica um "teto" pro teclado é aonde eu quero colocar as luzes img20130128220856.jpg

Entendi, dessa forma até da para montar sem soldar mais vai ficar um acabamento bem grosseiro.

Então aqui só mostra a tensão direta o Ma não mostra, pelo menos eu não achei ^^', tanto o Ariel quanto o Silvio colocaram 20Ma na calculadora.

http://www.soldafria.com.br/led-10mm-transparente-acende-branco-15000-mcd-alto-brilho-p-2164.html.

Mas se tiver certo então é o de 100 OHMs mesmo.

Realmente no anuncio do produto não diz qual a corrente consumida pelo led, nesses casos pode ser utilizado o valor de 20mA para os cálculos já que a maioria dos led's consomem essa corrente.

Postado
Entendi, dessa forma até da para montar sem soldar mais vai ficar um acabamento bem grosseiro.

Se acredita descobri que meu pai tem essa maquininha de solda hsuaosohaosuhaosuh

Postado
Se acredita descobri que meu pai tem essa maquininha de solda hsuaosohaosuhaosuh

que bom, só verifique a potencia dela, pois se for muito forte tem que ter muito cuidado na hora de soldar para não estragar o componente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...