Ir ao conteúdo

Interessado em radiodifusão? Este tópico é para você.

fmuniztriana

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Como vai indo esse começo de ano? :lol:

Ultimamente andei procurando por algum fórum que houvesse uma discussão aberta sobre radio-difusão em geral, ou pelo menos, de forma especifica, mas acabei descobrindo que não existem muitos lugares que tenham discussões desse tipo, nem mesmo relacionadas.

Eu em 2006, fiz muito uso do CDH, inclusive até trazia muitas vezes projetos de transmissores de FM, até mesmo porque eu mesmo estava começando a aprender eletronica e era um bom aprendizado esses projetos. Então decidi vir até aqui criar um tópico sobre o assunto relacionado com radio-difusão, que pode ajudar o interesse de quem ta começando em eletronica e quer fazer pequenos projetos, ou mesmo tirar duvidas de pessoas como eu que já conhecem os princípios até certo ponto, ou mesmo para hobbistas e profissionais da área.

Convido a todos vocês a tentarem uma participação nesse tópico, e que não se esqueçam que transmitir clandestinamente é ilegal, porém se você está apenas fazendo testes ou tem licença para transmitir (tendo seu equipamento avaliado e aprovado), tudo bem.

Contudo, se você está montando um transmissor pequeno, com apenas alguns watts, as chances de você criar problemas pra alguém é muito pequena, ainda mais se você ter a preocupação de montar corretamente seu equipamento. E quando eu digo montar, não é apenas colocar os resistores e capacitores corretos, mas todo o posicionamento dos componentes e desenho da placa devem ser devidamente projetados. Coisas simples como preenchimento do espaço vazio da PCB, trilhas curtas, caixa de metal para o transmissor, antena corretamente feita, cabos blindados e filtros no estagio de saída são alguns cuidados que resolvem quase todos os problemas e que além de diminuir chances de interferência, melhoram, e muito o alcance de seu equipamento. Com equipamento devidamente planejado e ajustado, incluindo a antena, você pode alcançar dezenas de quilometros com apenas alguns 1/2 watt de potência em VHF.

Poderemos depois se alguém tiver interessem, falarmos mais sobre esses tipos de cuidados e técnicas de transmissões.

Agora, para começar, irei explicar um pouco sobre um projeto atual que ando fazendo aqui, espero que gostem:

Eu estou tentando montar um transceptor para 40m para eventualmente usar em projetos futuros, não que eu pretenda ser radio-amador, mas se precisar eu também tiro licença para usar regularmente, porém garanto que só quero fazer um transceptor por fascinação com esse tipo de equipamento, caso contrario, eu compraria um pronto.

Eu a muito tempo já fiz projetos com transmissores e receptores de FM como eu já disse, e isso me ajudou a ter um ponto de inicio. Para começar, eu fiz um pequeno oscilador.

Utilizei o transistor MPSH10, com tensão regulada em 9v. Entre o coletor e alimentação, coloquei uma resistência de 22R e para a saída do sinal, coloquei um capacitor ceramico de 56pF. No emissor coloquei uma resistência de 100R em paralelo com um capacitor cerâmico de 150pF, porém primeiramente eu havia usado um de 33pF, mas o som ficou ruim. Entre base e emissor, coloquei um capacitor de 100pF para fechar a oscilação, mas creio que talvez um capacitor variável fosse melhor, só não sei qual tipo e qual valor, então deixei como está. Entre base e coletor, eu coloquei uma resistência de 10k, que foi o limite que encontrei para a polarização da base, o transistor ficou com vbe 0.76+-, o que eu acho que provavelmente é o ideal. Finalmente, na base coloquei um cristal que eu tinha aqui de 7.372800 MHZ.

Para modular o áudio, eu peguei uma caixa de som de computador comum, desconectei da caixa do lado L, e liguei o negativo do audio ao terra, e o positivo diretamente no emissor. Sim, eu sei que isso é incorreto, mas funciona razoavelmente bem, se o volume da caixinha estiver no máximo, porém, sons baixos não vão sair muito bem, e o áudio perde qualidade, mas eu não tenho a mão nenhum transformador para modulação, e acredito que a modulação deveria ser feita no estagio final de amplificação, não no oscilador, na verdade, só estou fazendo modulação de áudio nesse circuito para conseguir ter alguma uma referencia quando sintonizar o sinal no radio.

Como antena, eu utilizei um fio 20AWG de aproximadamente 20 metros, esticado no meu quintal em linha reta.

Para o teste, utilizei um radio Philco antigo, conhecido como Transglobe. Fui até a faixa dos 40M, e logo encontrei o som, limpo e claro.

Aqui está o desenho básico que eu mesmo fiz:

LwrJR.png

(A descrição dos componentes está no texto acima)

Ótimo, porém, agora não sei o que posso fazer para amplificar o sinal. Eu não tenho transístores de RF por perto, mas tenho varias sucatas de aparelhos, e como se trata de 40M, acredito que existam transístores de media potencia que trabalhem nessa frequência que possam ser encontrados em sucatas desse tipo. Por exemplo, tenho vários BD139, 135, e acredito que eles possa servir.

Além disso não sei como fazer o amplificador linear de forma correta, e sei que um erro nisso e não funcionada nada, e eu acabo perdido, ainda mais sem osciloscopio ou um frequencimetro que seja.

Tenho também válvulas e na verdade tenho mais afinidade com válvulas do que com transístores, porque trabalho bastante com amplificadores de som valvulados.

A algumas semanas consegui amplificar FM a partir de um oscilador de aproximadamente 200mw eu creio, ou até menos, utilizando MPSH10 também, porém com diodos varicap e bobina. Com um par de válvulas EL86, em push-pull, acredito que devo ter conseguido cerca de 10W. Utilizando cabos de 75R e uma antena caseira, consegui alcançar cerca de 1Km em linha reta, com uma antena baixa em uma região baixa e cheia de obstáculos como casas e prédios. Contudo, não consegui adaptar esse amplificador ao oscilador de 40m.

A principio eu tentei fazer um oscilador regenerativo com a válvula 6BA6/EF93, mas eu só consegui em MW (AM 500-1500khz +-), que inclusive captou rádios locais, porém, não tive sucesso em ondas curtas 40M.

Aqui está o do prototipo:

(o vídeo é meu, mas o diagrama que está na descrição não é meu)

Eu tenho mais algumas válvulas de radio por aqui. Além dessa 6BA6 e EL86, tenho algumas EL84, 12AX7, ECC85, e mais algumas outras que não me recordo, mas enfim, não descarto a possibilidade de fazer um transceptor de 40/80m utilizando apenas válvulas, só preciso de algum diagrama para usar de base.

Todavia, tanto com transístores ou válvulas, o principal problema é no acoplamento das fases, eu acredito, principalmente quando se usa push-pull.

Bom, fico na espera da dica de quem quer que passar por aqui. Mesmo os que não souberem como me ajudar, podem postar algo interessante para a galera aqui como diagramas testados, e dicas sobre o assunto. Se a galera estiver afim, também posterei o que puder aqui.

Espero ter agradado e que apreciem a iniciativa. Obrigado por lerem. ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...