Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?


Sonic

Posts recomendados

  • Membro VIP

Muita gente fica perguntando porque seu HD de 40GB só mostra 37GB sem contar as explicações absurdas... Então resolvi pesquisar mais profundamente nos sites dos fabricantes dos HD's e descobri o porque.

Padrões de medida de capacidade de armazenamento

Discrepância entre capacidade reportada e capacidade real

Muitos consumidores ficam confusos quando o sistema operacional reporta, por exemplo, que o novo disco rígido de 10,24 Gbytes reporta somente 9,85 Gbytes de capacidade útil. Vários fatores podem ser responsáveis pela capacidade reportada de um disco rígido. Infelizmente, há dois sistemas numéricos que podem ser usados para expressar unidades de capacidade de armazenamento: binário, que diz que um kilobyte é igual a 1024 bytes; e decimal, que diz que um kilobyte é igual a 1000 bytes. O padrão da indústria de armazenamento é mostrar a capacidade em decimais. Apesar de se ter mais bytes no sistema binário, a representação de um Gbyte no sistema decimal mostra uma capacidade maior. Para entender a capacidade real do disco rígido, você precisa saber em que base (binária ou decimal) a unidade de medida está sendo usada para representar a capacidade. Outro fator que pode causar erros de representação do tamanho de um disco rígido é a limitação da BIOS. Muitas BIOS antigas aceitam um número limitado de cilindros.

Motivação para prefixos propostos para múltiplos binários

No passado, os profissionais de computação perceberam que 1024 ou 210 (binário) era praticamente igual a 1000 ou 103 (decimal) e começaram a usar o prefixo "kilo" para significar 1024. Aquilo funcionou muito bem por uma década ou duas porque todo mundo que falava kilobytes sabia que o termo queria dizer 1024 bytes. Mas praticamente de uma hora pra outra, um número muito maior de pessoas comprou computadores e os profissionais de informática tiveram que conversar com físicos, engenheiros e até pessoas comuns, e todos sabem que um quilômetro é igual a 1000 metros e um quilograma é igual a 1000 gramas.

Tabela1.JPG

Geralmente, quando duas ou mais pessoas começam a discutir capacidade de armazenamento, alguns se referem a valores binários e outros, a valores decimais, sem que haja nenhuma distinção entre os dois. Isso já causou muita confusão no passado. Em um esforço para amenizar a confusão, os principais fabricantes de discos rígidos usam valores decimais para definir capacidade de armazenamento.

Como sistemas operacionais reportam capacidade de unidade

tamanho.jpg

Windows XP/2000/NT

No Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse em uma letra de unidade e clique em Propriedades. Você verá capacidades em bytes, Mbytes e Gbytes.

Windows 98/Me

No Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse em uma letra de unidade e clique em Propriedades. Você verá bytes, Mbytes e Gbytes.

Prompt do DOS – O CHKDSK mostra bytes

Prompt do DOS – O FDISK mostra Mbytes

DOS/Windows 3.x

O CHKDSK mostra bytes

O FDISK mostra Mbytes

Tabela de Tamanho de Discos Rígidos em Sistema Decimal e Binário

tabelahd02.JPG

Fontes: Seagate e Maxtor

Textos traduzidos e adaptados por:

Sonic the Hedgehog

Espero que agora antes de alguém perguntar novamente porque que seu HD está com "defeito" leia este tópico. Se alguém tiver alguma sugestão ou algo a adicionar é bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu pessoal! Logo logo farei outro tópico na verdade um tutorial para fazer recuperação de dados em HD. Farei um tutorial com cada programa que faz este tipo de serviço.

Seria uma boa se depois você criasse um tópico para fixar os próximos tópicos de recuperação de arquivos Rosted.

Até Mais! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por fabiogirard@17 de agosto de 2005, 21:18

N sei c tem alguma coisa haver com o topico, mas m disseram q hds acima d 120GB estão dando muito problema, até por utilizarem uma tecnologia muito nova.

é verdade... tem alguma coisa haver??

Tomara q não, pois acabei de comprar um de 120 GB

"Parabens pelo post, acabou minhas dúvidas e de várias pessoas!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caro Sonic,

Gostaria de elogiar pelo esforço, com esse tópico! :D

O tutorial realmente ficou excelente; claro e simples (acho fator importantíssimo, dentro de um fórum!).

Com certeza irá ajudar muitos usuários e também. boa iniciativa do Rosted de colocar nos tópicos mais importantes, porque muitas vezes os usuário simplesmente ficam com preguiça de usar a busca do site... :D

Então é isso, fica aqui o elogio não só a iniciativa de 'perder' seu próprio tempo para facilitar a 'vida' alheia, como ao próprio tutorial !!!

abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
a minha hd samsung 160  gb,só aparece 127  gb..........

alguém sabe porque ??? Talvez porque o particionamento não tenha sido feito direito.

Use o Partition Magic pra ver se te algum espaço não alocado nesse HD.

Que Windows você usa? Quantas partições tem esse HD? Ou o HD não está particionado?

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns meu caro, excelente tópico.

Então temos um sistema de contagem decimal e binário que faz que na prática e na teoria fique parecendo outras coisas, o que gera confusão.

Levando em consideração o que tem menor 'perda' seria o de 120gb, pelos preços me parece também o mais adequado para o momento.

Agora tenho três dúvidas, isso muda de tecnologia para tecnologia? por exemplo SATA para SATA II? E se por exemplo eu tiver um HD de 320gb e no caso ai indica 298gb e eu chegar a esse número, o que acontece? continua gravando dados ou dá problemas? Tem como fazer com que o computador entenda tudo isso como binário para não ter mais confusões?

Agradeço parabéns pelo tutorial ficou excelente, ótimo que tenhamos pessoas aqui motivadas a trabalhar pelo bem do hardware e pelo bem do entendimento dos internautas como um todo sobre os seus conflitos problemas e soluções, realmente parabéns.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agora tenho três dúvidas, isso muda de tecnologia para tecnologia? por exemplo SATA para SATA II?

Não muda nada assim como IDE, SATA, SATA-II e cartões de memória Flash todos usam sistema decimal em bytes.

E se por exemplo eu tiver um HD de 320gb e no caso ai indica 298gb e eu chegar a esse número, o que acontece?

Na verdade HD de 320GB para os fabricantes é 320.000.000.000 de bytes o que equivale a 298GB (Gigabytes). E o computador entende os dois tamanhos portanto, Se você gravar 298GB = 320.000.000.000 bytes você não conseguirá gravar mais nada porque o HD estará cheio. Se o HD fosse 320GB ele seria 343.597.383.680 bytes que em sistema decimal usado pelos favricantes seria 343.59GB.

Tem como fazer com que o computador entenda tudo isso como binário para não ter mais confusões?

Não tem como ai vai da cabeça de cada um como funciona e qual sistema ele prefere usar. O Windows reporta ambos os tamanhos nos seu sistema.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estou com um problemão!

Comprei um HD Seagate Barracuda 200GB 7200RPM SATA.

Quando eu fui instalar o Windows XP, dizia que o HD tinha 131GB só. Então dividi ele em 3 partições, uma com 53GB, outra com 52GB e a ultima com 31GB.

Eu gostaria de saber ondem foram parar os outros 64GB que era pra ter no meu HD!!! Será que alguem saberia me responder essa pergunta???

Era isso!

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!