Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

chico.freyre

Membro Pleno
  • Posts

    28
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que chico.freyre postou

  1. Galera, Comprei com uns amigos os componentes para o filtro e sobrou bastante coisa. Quem estiver precisando de algum componente é só mandar uma mensagem privada que repondo. Tenho todo o material necessário. Núcleo toroidal, capacitor X2, capacitor de alta tensão, varistor, TVS, centelhador, microdisjuntor, fusível térmico, fusível ultra rápido, etc... Abraço a todos!
  2. Galera, Comprei com uns amigos os componentes para o filtro e sobrou bastante coisa. Quem estiver precisando de algum componente é só mandar uma mensagem privada que repondo. Tenho todo o material necessário. Núcleo toroidal, capacitor X2, capacitor de alta tensão, varistor, TVS, centelhador, microdisjuntor, fusível térmico, fusível ultra rápido, etc... Abraço a todos!
  3. O filtro de linha da Campler é uma boa proteção sim. O problema é que acho que ele é bivlot. Filtro bivolt simplesmente não existe. Na verdade eles vendem um filtro para 220V e dizem que é bivolt. Quem usa em 127V fica com uma proteção "fraca" porque todos os componentes são dimencionados para 220V. Portanto se em sua região é 127V, tem que ser um filtro para 127V. Só mas uma coisa, qualquer estabilizador é péssimo não serve pra nada mesmo! Abraço
  4. Faller boa noite, Me ajude com uma dúvida por favor. Se eu não balancear o primeiro indutor do filtro (modo diferencial) isso atrapalharia o filtro de alguma forma? É porque nas minhas simulações aqui com ele balanceado está gerando um pico nas frequências altas de 10Khz a 30KHz um ganho de 10dB a 20dB! Obrigado e abraço! Obrigado e abraço!
  5. você já usou o Fiter Solutions? Pra dizer a verdade confio mais nele que no Proteus, é um programa voltado só pra isso! É bem sofisticado. E se eu fosse você consideraria uma carga um pouco menor, dificilmente um PC vai consumir essa corrente. O meu por exemplo (4core, ATI Sapphire 4870 PCI Exp2, monitor, modem, etc..) num chega nem a 2,5A Abraço!
  6. Valeu Eduardo, obrigado pela força! O nosso objetivo é o aprimoramento correto? Então vou fazer uma consideração. Acho que você está confundindo indutor em modo comum e diferencial. Acho que isso que você está falando que dobra a indutância (na verdade quadriplica) é em modo "Z". Mas quem pode falar melhor sobre isso é o Faller eu sou apenas curioso... rs O prefessor é ele!! Modo Comum e Diferencial Os indutores de modo comum, também conhecidos por commom mode choke, possuem dois enrolamentos idênticos (ou três, em sendo trifásico) sobre o mesmo núcleo, ligados de forma a rejeitar correntes de alta freqüência que estejam presentes entre os condutores de alimentação. São componentes de grande importância nas fontes chaveadas, ou em aparelhos sensíveis, pois se destinam a reduzir a interferência eletromagnética (EMI) que circula entre condutores de alimentação. Os indutores diferenciais possuem apenas um enrolamento, e são ligados em série em cada condutor de alimentação (ou opcionalmente, com apenas um dos condutores, em sendo monofásico). Destina-se normalmente a eliminar ruídos provocados por chaveamentos de semicondutores, como em controle de iluminação (dimmer) ou motores (softstart) e também limita picos de corrente de curta duração. Modo "Z" seria esse tipo de ligação: http://lh3.ggpht.com/_XP8RiK0k8Ss/Suiqg077-3I/AAAAAAAAABk/G8FTibH-eyI/Topologia%20Indutor.jpg
  7. Caro Faller, Certo entendi! É que criei um filtro que dependendo da carga (simulei com várias cargas diferentes) ele atenua 2db em 60Hz. Minha pergunta é: Isso é muito? Obrigado e abraço!
  8. Oi Faller! Na freqüência de corte, em 60Hz, quantos db´s no máximo são admissíveis sem interferir nessa frequência?
  9. Ah, como posso calcular as capacitâncias, tendo um valor fixo de indutância? Tem um programa chamado Filter Solutions da Nuhertz que você consegue fazer isso e muitas outras coisas, ele monta filtro para você! É excelente! Nesse link você consegue baixar a última versão: http://www.baixakifree.com/2010/01/download-filter-solutions-2009-pro.html Dê uma olhada tb no link do meu post anterior tem muita coisa legal lá sobre esse assunto! Abraço
  10. Caríssímo Faller, Achei este site na net, tem um vasto material sobre o tema tratado aqui, pena que é todo em inglês. Estou publicando para servir de referência. Na parte de cima tem um menu com outros tópicos, EMI, ruído, decibel, etc... Vale a pena dar uma olhada. Acho que todos vão gostar! http://www.educypedia.be/electronics/Transientsuppression.htm Abraço do amigo, Francisco
  11. - 2) CENTELHADOR: A tensão nominal se refere a tensão de disparo dele? Como na minha região é 127V, e essa for a tensão de disparo, posso colocar um de menor valor, como 230V ou 260V? Se tem algum ganho colocando um centelhador de 3 pólos? A tensão nominal se refere a tensão extrema para disparo. Note que para cálculo da tensão do centelhador, por exemplo de 127 VAC, há que considerar os valores de pico dessa tensão, além de compensar uma possível tolerância.. Digamos que se tolere que a tensão da rede possa variar a mais em 20% sem que dispare o centelhador, desse modo com 127 x 1,2 = 152 Volts.. A tensão de pico desse valor AC de 152 Volts será de raiz de dois vezes maior, ou seja.. 152 x 1,4142 = 215 Volts.. Essa deveria ser a menor tensão de um centelhador colocado para proteção de linhas AC de 127 Volts.. Essa "menor" tensão que você diz é nominal ou DC Breakdwon Voltage? Obrigado, abraço!
  12. - 5) Tenho mais uma dúvida quanto a filtragem em modo diferencial e comum. O que diferencia as duas é a maneira de enrolar das bobinas, como elas estão disposta no circuito ou a maneira que os capacitores estão ligados entre F, N e T? Nem é a maneira de enrolá-las mas sim a maneira de ligá-las. Como os dois indutores são enrolados em um mesmo núcleo, em um dos modos os campos magnéticos gerados pela passagem de corrente pelos indutores se somam e no outro se subtraem, só isso... Enrole-os de qualquer modo e na hora de ligar inverta os fios de um dos indutores para se ter uma ou outra topologia.. Acho que entendi! A inversão e a topologia que você se refere é isso?
  13. Caro Faller, Obrigado pela aula. Como sempre direto, preciso e claro. Suas explicacões vão sempre além do que esperávamos! Abraço!
  14. Caro Luiz, As vezes os fabricantes escrevem esse valor de outras formas: 4700pF = 4,7nF = 0,0047uF = 4K7 tudo quer dizer a mesma coisa. A tensão do capacitor pode ser maior não tem problema é até melhor. A tensão também as vezes eles ecrevem de outra forma como: 2000V = 2KV = 2K Fique atento! Abraço, Alguns sites pra você porcurar: http://www.farnell.com.br/ http://www.onlycomp.com.br/loja/default2.asp http://www.opoen.com.br/
  15. Caro Faller, Encontrei na internet uma planilha para cálculo de filtro Passa-Faixa. Se pudesse adaptá-la para passa-baixa e torná-la de mais fácil entendimento acho que todos ficariam agradecidos, inclusive eu! rs http://www.4shared.com/file/142717892/5c2601ec/filtropassafaixa.html Abraço e obrigado!
  16. Cara Faller, Estes dias estava pensando sobre o funcionamento do filtro, o caminho que a corrente percorre, como e quando ele atua, etc... Daí com os meus precários conhecimentos de eletrônica cheguei a seguinte conclusão (me desculpe se estiver falando besteira... rs): Se mudássemos um pouco a disposição dos componentes para CENTELHADOR-INDUTORES-VARISTORES, talvez melhorasse a proteção. Explico porque: Num surto de 500V, 1000V ou 2000V causado por um raio por exemplo. O centelhador é mais lento e provavelmente quem atuará serão os varistores, correto? Como os indutores criam um certa resistência, se os colocássemos entre o centelhador e os varistores talvez isso causasse um pequeno atraso no surto dando tempo para o centelhador criar a centelha, e assim aliviando o trabalho dos varistores. Esse meu raciocínio está correto? Abraço e boa semana
  17. Boa noite Faller, Desculpe por tantas perguntas mas é que acabei de montar um PC novo e esse assunto “proteção” está me interessando bastante e realmente quero aprender mais. Tenho mais uma dúvida quanto a filtragem em modo diferencial e comum. O que diferencia as duas é a maneira de enrolar das bobinas, como elas estão disposta no circuito ou a maneira que os capacitores estão ligados entre F, N e T? Abraço e obrigado!
  18. Caro Faller, Mostrei o seu projeto e para uns amigos e vários se animaram em fazer. Como é muito difícil de comprar toroides, decidimos comprar direto na THORNTON e vamos dividir os custos. Gostaria da sua opinião qual desses é melhor comprar. (baixe o datasheet) http://www.4shared.com/file/141320860/45be66ed/CATALOGO_THORNTON_FERRITE_-_NT_B.html Se precisar de uns é só falar que mando. Obrigado e um forte abraço!
  19. Ola a todos! Ainda não tinha lido o tópico todo, essa historia do filtro do Beardyfella é muito boa... haushua Ola Sr. Faller, td bom? Estou eu aqui de novo pra tomar seu tempo...rs Tenho ainda algumas dúvidas e se não for incomodar.... CENTALHADOR: A tensão nominal se refere a tensão de disparo dele? Como na minha região é 127V, e essa for a tensão de disparo, posso colocar um de menor valor, como 230V ou 260V? Se tem algum ganho colocando um centelhador de 3 pólos? VARISTORES: Eu queria colocar varistores de 140V mas não encontrei, só de 130V e 150V... Como o de 130V fica muito próximo da tensão nominal da fornecedora, fico pensando se isso não diminuiria a vida deles... mas por outro lado a tensão aqui sempre fica entre 120V e 124V. O de 150V por ficar um pouco distante de 127V não enfraqueceria a proteção?. Qual seria o melhor? Outra dúvida: Como vou usar varistores de 20mm, posso aumentar o número de varistores entre fase e neutro para aumentar a capacidade de absorção, desde que eles sejam idênticos? Como saber depois um tempo de uso do filtro se os varistores ainda estão em bom estado? Seria bom trocá-los depois de um certo número de horas de uso? CAPACITORES: Encontrei de POLIPROPILENO 4K7 1600V, POLIPROPILENO 4N7 1600V (não entendi "4N7") e CERÃMICO 4,7 KPF 2KV Y5U (também não entendi "Y5U") ÚLTIMA DÚVIDA: Tenho um amperímetro analógico, parecido com este: http://www.datamelo.com.br/img_produtos/40126.jpg, e estou pensando colocá-lo na saída para monitorar a corrente. Isso poderia de alguma forma interferir na filtragem? Mas uma coisa, será que teria um esquema para monitorar fusível aberto? Grande abraço e obrigado pela a ajuda!
  20. Mas _rau_, agora você complicou a minha cabeça... rs Bem, não disponho desse equipamento... Como ter ideia se o aterramento está pelo menos razoável? Vou descrever brevemente como fiz: Quando estava cravando a barra de aterramento vi o alicerce do muro do prédio a lado, esse muro deve ter uns 30m de comprimento, daí mandei o pedreiro quebrar e liguei o meu terra a ferragem desse muro... Será que isso foi bom? Abraço _rau_ e obrigado!
  21. Fiz um aterramento para o filtro funcionar adequadamente. Para testá-lo, primeiro coloquei ligado em série uma lâmpada de 200W e um amperímetro digital entre fase e neutro (para ter parâmetro), e depois entre fase e terra. Obtive a mesma leitura 1,57A. Sendo assim posso considerar que a aterramento está bom? Abraço e obrigado
  22. Sr. Faller, O fórum está muito didático mas tenho umas dúvidas. Meu conhecimento de eletrônica é limitado como vai notar... Quanto aos indutores por coincidência tenho um anel de ferrite quase idêntico a este (2,9 diâmetro externo x 1,65 diâmetro interno x 1,3 largura) e pretendo usá-lo, claro! E tenho mais dois em forma de cilindro, desses que vem em volta de cabos, (1,7 diâmetro externo x 0,95 diâmetro interno x 2,7 largura) será que poderia usá-los? Se puder, de que maneira? Abraço e obrigado mais uma vez por sua generosidade com todos nós do fórum... E acho que falo por todos...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!