×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rafael.R

Membro Pleno
  • Posts

    923
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

75

Sobre Rafael.R

  • Data de Nascimento 6 de agosto

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Bauru, SP
  • Sexo
    Prefiro não dizer
  1. Não, não é essa a intenção. O circuito que eu indiquei foi apenas uma ideia para quem não tinha ideia alguma. Carece de ajuste. O anodo do LED vai para o resistor, o catodo vai para o BC548.
  2. O emissor do BC548 vai direto ao terra. A carga tem que estar em série com o resistor de 0,27R e o resistor ao terra também. Entre a carga e o resistor é que se tira uma amostra via resistor de 1K para a base do BC548.
  3. Um resistor em série com a bateria e um BC548 medindo a tensão nesse resistor. No coletor do BC548 um LED.
  4. @.if Valeu pela ajuda. Vou estudar como fazer isso.
  5. @Renato.88 Muito obrigado pelo esclarecimento. Minha limitação não permite achar essa informação. Sobre a dica que você deu eu fiquei muito contente e esperançoso. Sem querer abusar, será que você poderia riscar essa ideia para que eu possa colocar ela em prática mais tarde? Muito obrigado.
  6. Saudações, pessoal. Um dos meus hobbies na eletrônica é montar transmissores de FM e no momento estou trabalhando em um projeto amplamente divulgado na internet. Ele faz uso dos CIs MC145151 e o 74F160. Tenho ambos os CIs aqui e o transmissor funciona muito bem. Acontece que estou atrás de mais alguns 74F160, que é um prescaler divisor por 10, e ele praticamente sumiu do mercado. Naturalmente quem tem vende muito caro e somado ao frete fica quase impraticável. Em um outro fórum (antigo e desativado) recomendaram substitui-lo diretamente pelo MC74F161, que eu consegui comprar. Ambos os CIs vão até 120Mhz mas o transmissor com o 74F161 não funciona, apesar dos terminais e a alimentação serem exatamente a mesmos. Gostaria de saber se alguém dispões de alguns "minutinhos" para encontrar no datasheet a diferença nesses dois integrados e assim me dar um norte na solução deste problema. Circuito Integrado 74F160: https://drive.google.com/file/d/1rpoj-qgjqy52eYg0SBOrSnXrda3AOe8F/view?usp=sharing Circuito integrado 74F161: https://drive.google.com/file/d/1yuvQrUR68EedlGWwIB-2qnoJDB4tVqei/view?usp=sharing Projeto do Transmissor: https://drive.google.com/file/d/1jAHZZXeOhsbILn6R0oWruOKI_b9qGftW/view?usp=sharing Mais algumas informações sobre o projeto. Uma amostra do sinal de RF é retirada do transmissor via capacitor C37, passando pelos transistores Q2 e Q3 (2N3563), que fazem um buffer e exercem a função de "quadratura" do sinal (transformando a senoide em onda quadrada), devido as características do Prescaler. Esses transistores eu substitui pelos BF495. Depois, o sinal vai para o Prescaler 74F160 que faz a divisão por 10 e o entrega ao MC145151. Fazendo alguns testes com o integrado substituto - 74F161, eu substitui o resistor R50 (2k2) do transistor Q3 por um trimpot de 22k e tentando fazer um ajuste muito fino na polarização do transistor percebi que o circuito PLL começou a responder em um determinado ajuste. Ele tentava travar (fechar o Loop) variando a tensão que sai do pino 6 do integrado IC6 (CA3420), tensão essa que vai para os varicaps do oscilador. Ajustando o trimmer do oscilador eu consegui fazer a tensão variar entre 0 volt e 5 volt - tensão máxima. Ou seja, o CI PLL reconhece alguma coisa, só não sei o que. Será que se eu usar algum transistor específico eu consigo colocar esse CI pra trabalhar? Será que se eu mudar o circuito que faz a tal "quadratura do sinal eu consigo? Tenho uma sacola de perguntas, mas não quero um textão aqui. Desde já agradeço qualquer ajuda.
  7. Como um trafo com duas bobinas no secundário?
  8. Valeu, pessoal. Volto com os testes.
  9. Saudações. Tenho um relê de partida, 12V, que quando alimentado consome uma corrente de quase 3A. Gostaria de faze-lô trabalhar com uma tensão menor, tipo uns 6~7V. Não me lembro o que fazer, se tenho que diminuir as espiras ou aumenta-las. E também tem o diâmetro do fio para manter a corrente de trabalho (e a força de atração). Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado.
  10. Eu achei esse tópico por acaso. A potencia do resistor não seria 3 volts x 0,7 amperes = 2,1 watts?
  11. Acredito então que eu tenha me confundido. Na escala de resistência não acusava nada, só na escala de diodos que mostrava transistor bom. Mesmo mostrando transistor bom eu resolvi trocar.
  12. Obrigado Renato. Depois que eu fiz esta postagem segui mexendo no aparelho. Ele voltou a funcionar depois que eu troquei o transistor PE210E, que deve ser o oscilador. Eu o substitui pelo BF254B. Eu tinha testado este transistor, mas ele deve ter fuga já que não estava em curto nem aberto. Tenho apenas um multímetro e não detectei defeito nele.
  13. Saudações, pessoal. Estou fazendo manutenção em um receptor de FM (Maxsom STM-300) onde ele não sintoniza nenhuma FM, fica somente o chiado. Esse chiado as vezes parece mais com um ruído branco. Já troquei o CI CA3089E e o filtro cerâmico de 4.7MHz. Estou testando todos os capacitores cerâmicos do setor de sintonia removendo-os e substituindo temporariamente por outros de valor idêntico ou semelhante, mas sem sucesso. Tenho um farejador de RF passivo que detecta RF em um transistor próximo a primeira ou segunda bobina de FI, mas como sou hobbysta estou limitado a isso. Os transistores também foram testados mas nenhum aberto ou em curto. Alguém pode me dar uma orientação? Tem uma espécie de "transistor" metalico de 4 pernas onde uma está ligado a uma derivação da bobina. Os transistores seguintes são um PE210E e um BF255, respectivamente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.