Amigo, acho que o que ele quis explanar é o seguinte:
Quando você tem 8 pessoas puxando uma corda de um lado, você tem uma ação que envolve múltiplas pessoas, ou seja: São os hipotéticos (hipotéticos não porque não existem, mas porque não são usados em sua maioria) 8 núcleos de um processador, se você tiver 8 pessoas sedentárias a força final gerada não é tão satisfatória quanto 8 pessoas que sejam fisioculturistas, concorda comigo? Se não concorda você sinceramente não está sendo coerente.
Quando você tem núcleos fortes, ou seja, tem um ST bom, pela lógica o seu MT vai ser bom também, certo? Não há maneira de imaginar situação diferente, logo temos a importância de um ST para alcançar um bom MT. É por isso que um i5 de 4 núcleos se mantém na faixa de um Phenom x6, de que adianta o Phenom ter 6 sedentários puxando uma corda enquanto o i5 tem 4 fisioculturistas puxando ela? Quem você acha que ganha, quantidade ou qualidade? Claro que a quantidade quando irrisória também não é cogitada numa comparação.
Mas inclusive em testes do AnandTech que ví entre Phenom x6 1100T vs. i5 2500K, os Multi-Threading não pendiam muito para o lado do Phenom não em, o que prova que um bom ST gera um bom MT. Ah e esses exemplos foram usados apenas para fins de explicação e comparação, sem capengar pra um lado nem pra outro.