Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EPCOS

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. Dos conhecimentos que tenho eu diria que a única opção em que eu usaria o fio TERRA do chuveira conectado ao NEUTRO seria num chuveiro, pois ambos estão mergulhados na ÁGUA. Mas não é recomendado visto que a HASTE do medidor precisa estar FIELMENTE aterrada, pois num cenário onde a haste perde o seu aterramento como vais ficar o CHUVEIRO lá? Vai dar choques as vezes! Como no BRASIL a moda é economia total (estranho é que não se economiza em bebidas alcoólicas) na grande parte das residência não há fio de aterramento. Hoje a coisa está mudando. Por fim, o corretor é se não tens fio TERRA então não faça nada! Deixe sem fio TERRA e caso tenha é recomendado usar o fio de aterramento do sistema TN-S. O sistema TN-S é aquele onde o fio TERRA nasce lá na HASTE do medidor e entra até as tomadas da sua casa. O único ponto em comum entre NEUTRO e TERRA é a HASTE lá no medidor, ou seja, são condutores independentes, como se cada um seguisse o seu caminho. Meu velho isso ai não é aterramento! O visual por si só, já o deixa por duvidoso. Coloquei uma caixa de inspeção e troque essas HASTES por novas. Nunca bata na HASTE com uma MARRETA, se necessário use um pau entre a HASTE e a marreta. Depois disso seria interressante aferir este aterramento com um TERRÔMETRO, pois pode haver a necessidade ter que melhorar este aterramento. Se não me engano a companhia de energia elétrica cobra uma pequena taxa para aferir o aterramento se for solicitado pelo cliente.
  2. Eu ficaria com esse Clone F8. Pela imagem é moderno e muito rígido na fixação do barramento e soldas. Fico apenas com uma dúvida! Esses filtro de 1º ordem que se dispõe apenas de um capacitor tipicamente da classe X2 consegue filtra algum ruído? Vejo um cenário onde este filtro de 1º ordem por estar ligado na mesma linha que vais alimentar uma boa fonte com indutor e capacitor mudará a ordem de filtragem da fonte do computador. Se a fonte do computador tens um indutor e um capacitor classifica-se como um filtro passa-baixa de 2º ordem. Com o capacitor da régua vais ficar um filtro de 3 ordem ou seja: Capacitor + Indutor + Capacitor ... correto? Não acho interessante usar uma fonte que tens filtragem interna (boas fontes) numa regua que também tens indutor + capacitor (filtro de 4 ordem? SUPER FILTRO?) Talvez seja mais interessante deixar uma tomada sem filtragem de ruídos de forma que esta tomada extra tenha apenas proteção com varistores e centelhadores. Dispositivos que não incorporam filtragem tais como modems, roteadores, disco externos, etc, estes sim deveriam se beneficiar da filtragem da regua! Gostaria de sabe se tens pertinência esta minha questão?
  3. Nos projetos de 127 Volts adotou-se um centelhador de 350 V e em 220 Volts um centelhador de 600 V. Acredito que essas tensões são de valores comerciais mais acessíveis de se conseguir no mercado brasileiro. Por serem mais lentos que os varistores essa tensão de ruptura não está acima do tolerável por um equipamento eletrônico? (Tv, computador ...) Apesar de ser um proteção mais lenta que um varistor, o centelhador a gás pode evitar um possível SINISTRO em caso de uma elevada descarga!!! A melhor proteção em dias de chuva ainda se vale da desconexão do plug da tomada de alimentação.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!