Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jessica Amorim

Membro Pleno
  • Posts

    36
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Jessica Amorim postou

  1. acho que o seu problema ta em umas coisas bobas, por exemplo o MCLR, se no mikroC estiver habilitado no proteus ele vai fica esperando um resistor de pull-up (fica resetando e por isso ele não funciona), não se liga displays sem resistor, no simulador provavelmente funciona, mas o correto é por um resistor pra cada segmento, e dependendo da versão do seu proteus e de como ta a configuração no mikroC tenha outras coisas como oscilador e etc. esse site tem uns tutoriais legais: http://microcontrolandos.blogspot.com.br/
  2. se você estiver usando o mikroc, tente criar as variáveis antes do void main.
  3. Seu código parece certo, isso me parece problema de hardware, você tentou por um cristal oscilador? dependendo da configuração do mikroC você poe o cristal configurado e funciona, outra coisa é o MCLR, tente por um resistor de pull-up e vê se resolve.
  4. ja aconteceu isso comigo e resolvi colocando um zener no pino 9, como da imagem em anexo:
  5. o seu if esta errado. if(condicao){ comandos; comandos; } if(condicao)comando unico; Qual o mic que você ta usando? Vamos la, na verdade tem bastante coisa errada. não consegui abrir seu arquivo, por favor poste um JPG ou BITMAP. tem uma forma bem simples na verdade. void main() { ADCON1=0x0F; TRISB=0b00000010; PORTB=0; while{ if (PORTB.F1==1)PORTB.F0=!PORTB.F0; //nao lembro se é ! ou ~ } }
  6. nunca precisei, acho que se você deletar o componente e colocar um novo, tem como?
  7. se for só pra simular os CI's e Mic's não precisam ser diretamente ligados você só precisa fazer uma referencia com o power e o ground e todos vão ligar a este VCC e GND.
  8. quer dizer que ele não pode simular os conectores, clique com o botão direito do mouse - Edit Properties, no canto inferior esquerdo desta configuração clique em "Exclude from simulation" e ele vai funcionar.
  9. O tópico pode ser fechado, o problema foi resolvido. Obrigada a todos.
  10. Funcionou @Isadora Ferraz. Fiz assim: int baud_rat; unsigned int B_R[5]={1665,415,207,51,25}; void main() { CMCON=0x07; ADCON1=0x0F; TRISA=0; TRISB=0B00000111; TRISC=0b01000000; TRISD=0; TRISE=0; PORTA=0; PORTB=0; PORTC=0; PORTD=0; PORTE=0; baud_rat = EEPROM_Read(0x01); TXSTA.F2=0; TXSTA.F4=0; RCSTA.F7=1; RCSTA.F4=1; BAUDCON.F3=1; SPBRG=B_R[baud_rat]; while(1){ if(PORTB.F0==0){ baud_rat++; if(baud_rat>=5)baud_rat=0; SPBRG=B_R[baud_rat]; } } Postei apenas a parte de configuração da serial, mas foi isso que funcionou pra mim. Muito obrigada!
  11. @kifirefox não se deve emolhar placas eletrônicas, nem pra limpar, como o @Miguel A Santos disse usa-se álcool isopropílico.
  12. obrigada @Isadora Ferraz, infelizmente não posso postar o código ou o circuito por que é da empresa o projeto. Mas você me deu boas ideias, vou testar a sua solução, o SBPRG e o auto baud e com certeza dou um retorno com a solução.
  13. Ola Isadora, o switch case também trava. E não é preguiça de "googla", eu achei o registrador que se chama SBPRG para mudança e calculo de baud, mas não funciono corretamente em C, acho que terei que colocar um bloco em asm no meu código pra esta parte. Vi algo sobre isso também, e seria ate melhor, mas não achei literatura em português para isso então estou lendo alguns artigos e fóruns em inglês pra ver se acho. obrigada.
  14. Ola galera! Estou finalizando um projeto e precisava ter uma seleção de taxa de transmissão para o meu cliente. A comunicação é feita por RS 232 tenho um botão para ele selecionar o equipamento e outro botão para selecionar a taxa de transmissão, porém não esta funcionando a mudança da taxa de transmissão, quando eu incremento a variável para mudança da taxa de transmissão ele trava. Ja tentei usar uma variável mas o mikroC só aceita constante para: UART1_Init(constante); Delay_ms(100); Alguém sabe como fazer ele aceitar que mude durante o código, ou como fazer a configuração de velocidade "na unha" sem precisar de bibliotecas, ou uma taxa de transmissão automática, ou tem uma ideia melhor? Estou utilizando o mikroC, o PIC18F4550. obrigada.
  15. Não tenho certeza pois sempre uso a gravadora, mas pelo que entendi do manual abaixo (pag. 19) é independente a parte do bootloader da parte onde você vai gravar seu firmware. da uma olhada... http://www.mouser.com/ds/2/268/DM163025-1-269959.pdf
  16. pwm.bmpOla. Você vai precisar verificar quantos LEDs são necessários por dois motivos. Primeiro um projeto eletrônico sempre começamos do final para o inicio e segundo se você precisar de muitos LEDs terá que aumentar ou redimensionar o circuito que a Isadora passou por que o BC547 é pra ate 500mW. Outra coisa é: para controlar luminosidade de LEDs precisa de um circuito PWM.
  17. Eu sou formada em eletrônica e eletrônica industrial para trabalhar em industria você deve conhecer acionamento de motores desde um motor de passo (usado para robôs) ate o acionamento de um motor trifásico com contatoras e reles. Precisa entender de processos, controle de qualidade e é claro, conhecer hidráulica e pneumática. Eu aconselharia você a começar a estudar essas coisas. boa sorte
  18. Sim, você tem que por um resistor para limitar a corrente e já que ele vai fazer parte do circuito você tem que "deixar" um pouco de tensão pra ele, sendo assim você só pode ligar de 5 em 5 LED's numa fonte de 12V e vai sobrar 2V para o resistor (tenha certeza que o LED usa só 2V, ou então eles não vão acender). A corrente que eles leds usam geralmente (olhe o datasheet) é de 0,02A, para saber o resistor a lei de ohm dita que R=V/I R=2/0,02 R=100 Ohms e para saber a potencia do resistor: P=V.I P=2*0,02 P=0,04W vai sobrar um led sozinho é so aplicar a mesma ideia.
  19. Achar pronto é meio difícil... você tem que fazer uma logica com circuito digital ou pode ser por microcontrolador? você já fez o diagrama de blocos ou pensou em alguma coisa?
  20. Tenho um código de relógio em C com segundo, minuto, hora, dia, mês e ano. desculpe se não fui clara
  21. O primeiro você tem que sanar os erros anteriores, sempre va no primeiro erro arrume e tente compila de novo pois as vezes o restante é apenas produto do primeiro, ali no primeiro erro esta dizendo que você nao configurou os registradores WDTE, PWRTE, BOREN, WRT e CP, nunca mexi com essa versao do MPLAB mas eu uso o C18 e geralmente no inicio tenho que colocar assim: #define OSC=HS #define WDT=OFF ... ou seja cada coisa que voce nao for usar ou interferir no funcionamento do mic. Mas antes disso exclua aquele arquivo LCD.c (se não estiver usando) em Source Files, canto superior esquerdo, porque parece que o erro é ali.
  22. eu tenho um aqui assim, mas é simulado no proteus, manda o código que voce já fez pra gente da uma olhada

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!