Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tiago Cavalcanti

Membro Pleno
  • Posts

    33
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Tiago Cavalcanti

  1. @dwatashi Entendi,

    então para o meu caso esta ótimo.

     

    Você sabe me dizer, se no modo Dual Channel, as memórias funcionam assim:

    O computador tem 4 GB Dual Channel (2+2).

    Se o computador ligar, abrir o Windows e estiver usando apenas 1,5 GB.

    O sistema divide esse 1,5 GB e as duas memórias já trabalham juntas?

    Ou fica tudo com uma, até que ultrapasse os 2 GB, e só então a segunda começa a trabalhar?

    Se não for assim no DC, e no Single Channel, é?

  2. Eu tenho uma placa-mãe de ASUS, Z97M-PLUS/BR:

    https://www.asus.com/br/Motherboards/Z97MPLUSBR/overview/

     

    Que tem espaço para 4 slots, suporta memórias de 8 GB no máximo, totalizando 32 GB.

     

    Mas eu usei esses 4 slots para 4 memórias iguais de 4 GB. Total de 16 GB.

     

    Todas elas são: Ddr3 1600 Mhz - Kingston Hyperx Fury (HX316C10F/4):

    http://www.kingston.com/datasheets/HX316C10F_4.pdf

     

    Agora, é o seguinte,

    eu quero trocar duas de 4 GB por duas de 8 GB, e deixar apenas duas de 4 GB.

    Isso quer dizer que vou fazer um Dual Channel de 4 GB + 4 GB e outro Dual Channel de 8 GB + 8 GB; no total de 24 GB.

    A única coisa que vai ser diferente nessas novas memórias de 8 GB é o tamanho, pois são da mesma marca, e muda apenas por causa do tamanho, o modelo: HX316C10F/8:

    https://www.kingston.com/datasheets/HX316C10F_8.pdf

     

    A parte importante é se há algum conflito, incompatiblidade, instabilidade do sistema, pelo fato das memórias não serem exatamente do mesmo tamanho.

    Eu quero saber se funciona 100%, nenhuma perca de desempenho nesse esquema que sugeri com 24 GB.

     

    Sei que misturar memórias de marcas, e conseuqüentemente, muitas vezes, freqüências, tensão, latências diferentes, é problema.

    Mas no meu caso, vou diferenciar duas, em relação às demais, somente no tamanho em GB.

     

    Me garanto com 100% de desempenho e compatibilidade assim com 24 GB?

  3. @rodrigo.dcvieira Sim, então vou deixar o Cache no Ssd mesmo, ainda bem que tenho dois de 240, somando 480 GB, dá de sobra para Cache, e inclusive, com Raid 0, consigo velocidades em torno de 1 GB/s (máximo) para escrita e leitura, então isso fará bastante sentido para o desempenho (que eu iria perder se mudasse para o Hdd), até porque uso programas de renderização, que consomem muita memória e armazenamento, de forma constante, como o After Effects... @rodrigo.dcvieira Ótima sugestão, salvou meu dia.

    Valeu, boa noite!

    • Curtir 1
  4. @rodrigo.dcvieira Oi. (rs.)

    Você deve ter um conhecimento bastante avançado nessa área;

    Tenho Dois Ssds em Raid 0,

    com Windows 10 instalado.

    A unidade totaliza 480 GB nesse modo.

    Eu falei isso de colocar Cache no Hdd porque vi em dicas, vídeos no YouTube dizendo que eu deveria fazer assim. 

    Disseram que não é bom usar o Ssd para gravações constantemente...

    e para arquivos muito grandes, que deixa o espaço lotado. 

     

    Esclareça tudo para mim, por favor.

    E me diz o quê, desde vídeo, eu devo considerar: 

     

    Muito obrigado!

    Meu Hdd é de 1 TB;

    Tenho 16 GB de RAM;

    Placa de Vídeo Gtx 770 2 GB;

    Processador Core i5 4690 - Quad 3.5 Ghz.

    Interesse em instalar Windows 10 Pro Aniversary Update e configurar de forma otimizada para minha configuração de Hardwares.

  5. Comprei recentemente um Ssd, 

    e agora vou aproveitar meu Hdd para usá-lo como Cache de arquivos de arquivos temporários do Windows, 

    pois sei que acontecem gravações constantes e para um Sdd isso não é saudável. Melhor para um Hdd.

     

    Vamos ao que interessa!

    Quero saber se o Windows tem um tamanho limite, tipo, quantos GB é o máximo que pode ser armazenado nesse Cache por padrão.

    Porque quero fazer uma partição no Hdd dedicada ao Cache do Windows.

    Tem um valor máximo, por exemplo, 100 GB? 

    Ou o Cache armazena sem limites?

    Obrigado.

  6. @Fernando Apratto Na verdade, não foi o fato de haver um HDD que não trabalhava em RAID junto com os dois SSDs que eu não conseguia passar o Boot direto sem passar pela tela de opções de RAID, eu até desativei meu HDD fisicamente,

    mas só obtive uma solução realmente (por muitas tentativas, e pelas dicas que dera, me inspiraram bastante para encontrar a solução, e encontrei, também, a possibilidade de desativar qualquer unidade através da BIOS, sem a necessidade de 'desplugar' da placa-mãe), portanto para desativar as opções de RAID da inicialização entrei no BIOS e fiz o seguinte:

     

    Sessão Boot > CSM

    XzECBgq.jpg

     

    Demonstração das opções disponíveis para Boot Device control (que é semelhante em todas as outras configurações de Boot abaixo):

    2ywJMaw.jpg

     

    Todas as configurações de Boot "setadas" para: UEFI em primeiro lugar / UEFI apenas (decidi priorizar o UEFI em todas as opções para garantir de uma vez que funcionasse).

    8XTE9ow.jpg

  7. @Foxwalt Bom dia amigo, belo post, muito útil, porque já tive muitas dúvidas nessa área, quero ajudar mais pessoas.

    A questão é a seguinte: Este software (que tem indicado para que todos sigam, para haver consenso nos testes) utiliza método de avaliação incompatível com o controlador do meu SSD (Kingston v300 240 GB), para obter resultados reais eu precisaria utilizar o ATTO Benchmark. 

    Fiz um RAID 0 (dois SSDs trabalhando juntos), A gravação e leitura que já eram boas com apenas um SSD, ao qual foi constatado por mim através de um Software indicado pela própria Kingston (o que mencionei anteriormente) através de e-mail, além de que monitorei minha unidade através do gerenciador de tarefas do Windows, enquanto o teste era executado, que a velocidade atinge 500 MB/s de leitura, e também, 500 MB/s de gravação em média. Em RAID 0, o teste é também bastante satisfatório, a velocidade dobrou, como pode perceber na imagem anexada abaixo. Chegando a 1 GB/s de gravação, e de leitura 900 MB/s respectivamente. Lógico que esses valores não é efetivamente constante para tudo o que o que é operado na máquina (sendo mais interessante para serviços de mais longo prazo), por isso vale mais a pena para cópias de grandes arquivos, alguns segundos a menos no boot do Windows, nada muito surpreendente. Pode ser útil também para load de programas (e suas funções que incluem gravações de leituras constantes), load de grandes jogos, entre outros. Como tenho optado pelo maior espaço de armazenamento, estou satisfeito por isso, principalmente.

     

    RAID 0 teste:

    BtcH9Op.png

     

    Estou avisando tudo isso para derrubar teorias sobre má qualidade, desempenho, entre outros levantamentos que não vão de acordo o constatado. Obrigado, estou em modo RAID 0 funcionando perfeitamente.

     

    Já no teste que fiz no programa que sugere, com apenas um SSD ainda na época, não obtive o desempenho da unidade de forma clara e satisfatória, veja:

    k9LemTF.png


    A leitura foi até bem, mas a gravação foi muito abaixo do esperado.

    Então, esse tipo de teste não fornece garantia para meu modelo de SSD.

    E é também, muito provável que a maioria dos testes por aí, estejam todos fora de sincronia com o proposto pela fabricante. Talvez seja melhor encontrar outro consenso de Software, e monitorar juntamente com o Windows, no monitoramento de performance, como nesta imagem mostra, porém, sem atividade de teste no momento do print:

    Bbqvh5T.png

     

    Valeu!

  8. Fiz RAID 0 (dois SSDs conectados), através da BIOS (placa-mãe ASUS Z97M-PLUS/BR) alterei a configuração de AHCI para RAID, e partir de então, aparece uma tela, na inicialização, que dispõe a possibilidade de criar uma unidade RAID, gerenciar, enfim. Só que como eu já usei isso para criar minha unidade, não quero ficar vendo todas as vezes em que eu ligar meu computador, portanto, quero saber como desabilitar.

    A tela é essa do exemplo:

    intel_rst_enterprise_reset_disks.png

  9. Em 13/04/2016 às 20:33, Joaquin disse:

    São 2 SSDs de baixo custo simples,os dois vão te atender do mesmo jeito,um vai ser mais rápido que o outro em cada coisa,por causa do controlador,mas no fim vão se equiparar,não é à toa que estão na mesma faixa de preço(+-400 reais),cabe a você escolher,o SSDNOW V300 da kingston é meio antigo,quase 3 anos já,o SSD Plus é mais novo,de jan/2015,porém no fim os dois vão ter o mesmo desempenho,confiabilidade eu não sei,se encontra mais relatos negativos do V300 porque ele está a mais tempo no mercado.A durabilidade citada está BEM incorreta,deve ser medido em quantos TB podem ser gravados na NAND,e não em horas(nada a ver),eu escolheria o da sandisk,por ser mais novo.

    Tambem recomendo ler isso https://www.clubedohardware.com.br/artigos/problemas-de-desempenho-da-unidade-ssd-kingston-ssdnow-v300-de-120-gib/3079 Nas primeiras revisões o SSDNow V300 da kingston eram mais rápidos,porém depois de um tempo kingston decidiu usar componentes que deixaram o SSD mais lento(em MB/s),tudo isso somente anunciando que mudou um numero do modelo(505>525).

     

    Em 13/04/2016 às 22:15, Joaquin disse:

    Todos os modelos a partir de março/2014 são os revisados,então bem poucas chances do seu ser aquele mais antigo que tinha uma NAND melhor.A leitura do seu está normal,só a escrita está lenta,visto que é um modelo de baixo custo,eu acho que sua dúvida foi sanada,e se ainda tem problemas de reconhecer etc é o SSD que está com problemas,já que sua placa-mãe oferece com certeza suporte.

    Achei um review de 2015 do V300 de 240GB http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleid=2718&page=2

     

    Em 13/04/2016 às 21:36, Joaquin disse:

    Heh,a escrita dele é ou está bem ruim,se fizer um RAID0 chegaria a uns 300MB/s,porém como está meio defeituoso eu não recomendo,pode occorrer uma perda total de dados em RAID0,já que os dados são divididos para cada disco.Eu iria dar uma olhada no S.M.A.R.T. dele para ver sobre possíveis falhas em setores ou erros de leitura/escrita.

    Troquei o SSD defeituoso por um novo, e ainda comprei outro, para fazer o RAID 0, A gravação e leitura que já eram boas com apenas um, ao qual foi constatado por mim através de um Software indicado pela própria Kingston para mim através de e-mail, além de que monitorei minha unidade através do gerenciador de tarefas do Windows, enquanto o teste era executado, que a velocidade atinge 500 MB/s de leitura, e também, 500 MB/s de gravação em média. Em RAID 0, o teste é também bastante satisfatório, a velocidade dobrou, como pode perceber na imagem anexada abaixo. Chegando a 1 GB/s de gravação, e de leitura 900 MB/s respectivamente. Lógico que esses valores não é efetivamente constante para tudo o que o que é operado na máquina (sendo mais interessante para serviços de mais longo prazo), por isso vale mais a pena para cópias de grandes arquivos, alguns segundos a menos no boot do Windows, nada muito surpreendente. Pode ser útil também para load de programas (e suas funções que incluem gravações de leituras constantes), load de grandes jogos, entre outros. Como tenho optado pelo maior espaço de armazenamento, estou satisfeito por isso, principalmente.


    RAID 0 teste:

    BtcH9Op.png

     

    Estou avisando tudo isso para derrubar teorias sobre má qualidade, desempenho, entre outros levantamentos que não vão de acordo o constatado. Obrigado, estou em modo RAID 0 funcionando perfeitamente, todos os problemas foram resolvidos.

    Valeu!

    • Curtir 1
  10. Diminuí o  queue depth para 2, e obtive até 500 MB/s de velocidade em leitura, e 480 MB/s em escrita, mais uma vez, pude monitorar também, através do gerenciador de tarefas. Enfim, quando eu fizer a troca do mesmo, e comprar o outro, fizer o RAID 0, eu posto o resultado.

    Muitíssimo obrigado à vocês! Se tiverem mais a acrescentar, agradeço, mas já tenho o suficiente.

     

    capture20160415070533755.png

    • Curtir 1
  11. @Joaquin e @LuftVanship_WD , parceiros, entrei em contato com a Kingston,

    eles me passar o software (ATTO Benchmark 2.74) compatível com o SSD que tenho mencionado.

    É o mais verdadeiro, este teste,

    pude constatar até monitorando através do gerenciador de tarefas do Windows.

    Vejam no anexo.

    Leitura e escrita são equiparáveis, com média de entre 250 e 300 MB/s.

    (Talvez eu precise configurar o teste com valores, tamanhos de dados diferentes para tentar obter velocidades superiores)

    capture20160414105236405.png

  12. @Joaquin (rs.): Sim, verdade, minha importância em duas unidades também,  além do Raid 0, é ter mais espaço. Mas creio que vou acabar ficando com dois desse modelo mesmo, quem sabe no Raid atinja 350/400 MB/s de gravação... E a leitura aumente para 500 MB/s pelo menos, também. Por isso que o SDD está ficando mais barato... 

    No fim das contas sai tudo meio que compensado, já não é mais a primeira versão, que era melhor, mas pelo menos estamos pagando menos hoje em dia... 

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!