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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Benjamin Breeg

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  1. O que de fato da pra fazer com assembly moderno? Porque praticamente qualquer coisa que você tentar fazer no Windows, relacionado a gráfico, memoria o próprio te da uma msg dizendo "NÃO!". Alguns compiladores deixam você usar assembly junto do C/C++ (inline assembly), acho que é difícil alguém programar puramente em assembly. Fiz esse exemplo no visual studio. #include <iostream> using namespace std; int main() { int a, b, c; cin >> a; cin >> b; _asm { mov eax, a add eax, b mov c, eax }; cout << c << endl; cin.get(); return 0; }
  2. Da pra fazer mas no allegro 4 quase não existe funções nativas pra isso ou aquilo, você mesmo tem que programar suas coisas, a maior vantagem é que vai aprender manipular os gráficos a um nível mais baixo, aprender realmente como funciona as coisas. No SFML que é realmente excelente para colocar um recurso de camera por ex ele tem pronto o que realmente torna as coisas bem atraentes para um iniciante, no allegro tem que fazer na unha. Recomendo que você baixe o source do allegro 4 no https://www.allegro.cc/ e na pasta exemplos existe um arquivo chamado exgui.c, nele tem as funções que você precisa. Compilando rapidamente aqui ele exibe a seguinte tela.
  3. Um jeito simples de fazer isso é usar a classe Queue da STL do C++ para passar uma sequencia de strings(os comandos) linha a linha com o nome dos executáveis que você quer rodar com o system. Mais ou menos assim. #include <iostream> #include <queue> #include <string> using namespace std; int main() { queue<string> programas; programas.push( "mkdir testando" ); programas.push( "OutroExeQualquer.exe" ); programas.push( "ping google.com" ); while (!programas.empty()) { string programa = programas.front(); cout << endl << programa << endl; system ( programa.c_str()); programas.pop(); } return 0; }
  4. o c/c++ não tem essa funcionalidade, para baixar os email você teria que desenvolver suas próprias rotinas, o que iria demandar bastante estudo de protocolos de rede etc etc. Se quer algo pronto pode tentar usar alguma biblioteca para smtp, pop3, procure por "smtp pop3 libraries in c" que você vai encontrar bastante coisa.
  5. Mas o código esta abrindo a imagem, a função loadBMP espera que você passe o nome do arquivo como argumento. " loadBMP(argv[1]); " http://linguagemc.com.br/argumentos-em-linha-de-comando/ Ex: meu_programa.exe minha_imagem.bmp
  6. Seu código esta funcionando corretamente, o windows.h é necessário porque ele que passa a estrutura do arquivo BMP pro render. https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/windows/desktop/dd183392(v=vs.85).aspx Não use Glut, ele é muito antigo e desatualizado, seu uso é desencorajado ate pelos desenvolvedores do OpenGL: https://www.khronos.org/opengl/wiki/Related_toolkits_and_APIs Testei com o pacote compilado do site transmissionzero e esta ok. https://www.transmissionzero.co.uk/software/freeglut-devel/ O que pode estar acontecendo ai se você usa CodeBlocks, é que ele não encontra o arquivo.bmp se você tentar executar diretamente pelo build and run, você tem que colocar a imagem no diretório do projeto mais especificamente \nomeprojeto\bin\debug e executar o arquivo a partir dessa pasta.
  7. Se for sistema Windows um jeito simples de fazer isso no C é usar a estrutura SYSTEMTIME presente no windows.h https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/windows/desktop/ms724950(v=vs.85).aspx Isso que você quer fazer fica +/- assim: #include <windows.h> #include <stdio.h> int main() { SYSTEMTIME str_t; GetSystemTime(&str_t); int anoAtual = str_t.wYear; printf("%d\n",anoAtual); return 0; }
  8. Acho que para fazer isso de forma mais eficiente ou não, o ideal mesmo seria aprender as funções da WinAPI para controlar diretamente os serviços de impressão do Windows. Tentei fazer algo aqui usando ShellExecute, ate funciona mas ele abre a janelinha de configuração da impressora antes de imprimir, deve ter como tirar isso mas só estudando mesmo a parte da WinAPI que controla a impressão. https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff686799(v=vs.85).aspx #include <windows.h> int main() { LPCTSTR teste = "teste.html"; ShellExecute(NULL, "print", teste, NULL, NULL, SW_SHOWNORMAL); system("PAUSE"); }
  9. Cara aqui eu testei usando Windows 7 e deu certo. Da uma olhada nisso: http://www.ehow.com.br/opções-linha-comando-bloco-notas-lista_7089/ O programinha que usei para teste é esse: #include <iostream> #include <fstream> using namespace std; int main() { ofstream file; file.open("impressao.txt"); file<<"usando a impressora no C++"; file.close(); system("notepad /p impressao.txt"); }
  10. O c++ não tem suporte nativo a impressoras, o que você poderia fazer é usar a função system do C++ para executar um programa que imprima um arquivo de texto via linha de comando por Ex: Notepad. Depois do texto criado pelo c++, imprimir usando o comando system("notepad /p arquivo txt") dentro do próprio programa c++.
  11. Acho que se você quer começar bem no C, o primeiro livro que deveria ler é o clássico: "C Programming Language" vulgo "K&R C" É um livro pequeno de quase 300 paginas escrito pelo criador da linguagem Dennis Ritchie em parceria com o Brian Kernighan, ou seja praticamente tudo que você precisa saber e mais um monte de códigos muito bem explicados. Se procurar você acha uma versão traduzida em algum sebo ou se possuir um nível de inglês básico para leitura pode comprar a 2 edição na internet.
  12. Não sei se entendi direito mas acho que você quer fazer um sistema de inventario para um jogo, isso é um tanto complexo para apenas 2 meses de estudos na linguagem C++, é possível fazer com arrays que é a mais básica das estruturas de dados e depois ainda teria que aprender alguma API gráfica tipo SDL, Allegro, SFML para codificar a parte gráfica do inventario para guardar itens, armas etc etc.
  13. O struct do C++ tecnicamente é parecido com o class, acho que a única diferença são os modificadores de acesso que no struct é sempre publico, o struct do C++ tambem permite que você tenha funções membros dentro da estrutura, no C acho que é aceito apenas os tipos. Veja se isso te ajuda: http://www.cprogressivo.net/2013/03/Como-enviar-uma-struct-para-uma-funcao-em-C.html
  14. Como bem disse o TYSQUARE89 no outro tópico é um jogo que vai exigir varias técnicas de programação e conhecimentos específicos mas veja se isso te ajuda a dar um pontapé inicial. Ele da uma ideia de como os socket funcionam, ai depois de entender bem essa parte, você pode tentar iniciar a programação do jogo propriamente dita, eu recomendaria ler um bom livro de programação C++ para redes. Um bom livro que é bem aclamado é o C++ Network Programming Volume I e II.
  15. Você teria que estudar as funções para gráficos primitivos do Allegro para desenhar pontos, linhas, curvas a partir de cálculos matemáticos. http://liballeg.org/stabledocs/en/alleg013.html Não estudei nada a respeito mas aqui tem um exemplo das curvas de Bezier em Allegro 4, essas curvas são exemplo de gráfico vetorial usado por muitos programas gráficos. Acho que pode te ajudar a começar algo. //================================================================ // Nome do Arquivo: random_arcs.c // Filename: random_arcs.c // // Descrição: O programa exibe curvas de bezier em posições e // cores aleatórias usando a função arc da biblioteca allegro //================================================================ #include <cstdlib> #include <ctime> #include <allegro.h> int main(int argc, char *argv[]) { // Coordenadas dos 4 pontos de controle da curva int points[8]; // Cor da curva int color; // Contador int i; // Inicializa a biblioteca Allegro allegro_init(); // Inicializa o módulo do relógio install_timer(); // Inicializa o teclado install_keyboard(); // Define a profundidade de cores para 32 bits set_color_depth(32); // Define a resolução de 640x480 no modo janela set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED,640, 480, 0, 0); // Muda o título da janela set_window_title("Curvas de Bezier"); // Inicia o gerador de números aleatórios srand(time(NULL)); // Fica em loop até pressionar a tecla ESC while(!key[KEY_ESC]) { // Configura os atributos da curva for(i = 0; i < 4; i++) { points[i*2] = rand() % 640; points[i*2 + 1] = rand() % 480; } color = makecol(rand() % 256, rand() % 256, rand() % 256); // Desenha uma curva de bezier em posição e cor aleatória spline(screen, points, color); // Espera 300 milisegundos para economizar processamento rest(300); // Espera a sincronização vertical vsync(); } // Sai do programa allegro_exit(); return 0; } // Esta macro converte o main para WinMain() END_OF_MAIN(); Exemplo retirado do site: http://www.programasprontos.com/tag/computacao-grafica/

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