Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jácome_Bomfim

Membro Pleno
  • Posts

    38
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de Jácome_Bomfim em Qual é melhor: Gigabyte, B450M Gaming ou ASUS Prime - A520M-E. custo-benefício? foi marcado como solução   
    Questão preço: As duas tem valores bem semelhantes, gira em torno de uns 40 reais de diferença nesse exato momento, que para uma placa de mais de 550 reais é menos de 10%. Então nesse quesito não há tanto peso de escolha.

    Questão construção: Sinceramente, se for a Gigabyte Gaming que penso B450M, ela é uma das construções mais fraquinhas que vi numa B450, então nem vejo ela como uma placa tão parruda frente a uma A520, sendo que normalmente B é para construções mais robustas que A, mas aparentemente a quantidade de fases de alimentação é a mesma, Slots de memória são os mesmos, quesito dissipação também muito semelhante, quesito barramentos de expansão, ambas tem um x16 e dois x1 além do barramento M.2( pcie x4), o que vem a diferenciar para mim é o posicionamento "burro" do slot M.2 na A520, que fica num local bem complicado, e que sem dúvidas dará dor de cabeça com temperaturas com uma possível GPU sendo aplicada próximo a ela, nesse quesito a B450 da gigabyte ganha uns pontos, unindo de também ter uma espécie de melhor resistência no barramento PCIe x16. 

    Questão compatibilidade: Ambas possuem uma ótima gama de processadores e memórias certificadas com algumas variações dependendo da BIOS, coisa normal nesse caso, não muito a dizer.

    Questão suporte: Não estou familiarizado como está a questão suporte e garantia das Gigabyte no Brasil nos últimos anos, mas ASUS ganha ponto nisso por ter excelência nesse assunto, sempre tive bom relacionamento com ASUS, principalmente em placa-mãe.

    Questão usabilidade: Aqui chega num tópico sensivel e pessoal, eu pessoalmente tenho preferido mais placas-mãe da ASUS que da Gigabyte nos últimos anos, tanto pela facilidade de soluções e ferramentas, como pelo menor número de dores de cabeça,(não obrigatóriamente me refiro a essas duas em especial) mas vai de cada um, também já usei Gigabyte no passado.

    Bem, a escolha final é sua, se basear em tudo nisso e tirar seu veredito, mas a questão construção chegou muito comigo, como usuário de GPU dedicada eu vendo a questão do posicionamento dos barramentos me pega muito, o que faria eu preferir a construção da Gigabyte, porém tenho pessoalmente melhor relacionamento com ASUS. Um bom critério de desempate é o quesito B do chipset, o que possibilita overclock, tanto de CPU, como GPU, que poderia dar um gás a mais no seu chip gráfico integrado, por exemplo.

    Fontes: 
    https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a520m-e/\\\
    https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-1x#kf
  2. O post de Jácome_Bomfim em Remoção do pin do windows 10 foi marcado como solução   
    Tem razão, peço desculpa por minha compostura.





     
    @JoaoPBA1484 esse vídeo ilustra a forma que me referia para entrar no Windows sem precisar de usar um pass, basicamente teria de habilitar para não necessitar de senha ao entrar no windows, nesse vídeo o colega usa uma conta Microsoft assim como você, e como eu havia feito no meu laptop e a modifica para uma conta local. Porém se não funcionar, creio que a forma mais assertiva seria fazer como o amigo @Alex Weiss indicou, e usar uma conta local, onde não requisita pass na entrada.
     
     
  3. O post de Jácome_Bomfim em SOLUÇÃO - PC travando ≅ 1s, som robótico inconstante e sem motivo aparente. foi marcado como solução   
    Venho por meio desse post comentar sobre um problema obscuro da comunidade de TI, e que apresenta ter uma solução diferente para cada caso, é um problema que me trouxe muita dor de cabeça por muito tempo, não por realmente atrapalhar, (já que não ocorre sempre) mas por incomodar ter um problema no meu PC e eu não saber a causa. Eu possuo um setup intermediário relativamente potente, que vai ser mencionado ao fim do post, e que me satisfaz nas minhas atividades e que nunca cheguei a sentir falta de performance em nenhuma atividade, por isso esse problema é bem como uma dor de cabeça, por eu não saber o que causa, e nem como resolver e ser inconstante. O post vai ser bem longo, planejei detalhar ao máximo quanto necessário por julgar ser necessário, e por poder causar alguma semelhança com o possível problema de outro colega da comunidade, já que esse problema apresenta diversas soluções, apesar de ser um problema bem semelhante para quem o tem. Boa leitura e espero ajudar.

    Sobre o problema: O problema se trata de uma travada, ou um stuttering de aproximadamente 1 segundo no sistema, incluindo o mouse tendo uma lentidão no movimento, onde se tiver algum som no sistema, o mesmo apresenta um som robótico, ao que tudo indica se trata de uma queda na performance geral do sistema, sem ter um componente específico afetado. Realizei vários e vários testes, combinações de drivers, instalações de SO em HDs diferentes, instalação e desinstalação de programas e possíveis problemas com antimalwares e verificações de possíveis instabilidades no sistema, no meu caso em específico não se trata de nenhum throtlling, nem de temperatura, fornecimento energético, nem de disco rígido.

    Possíveis soluções: Nessa minha última cruzada, realizei uma limpa no meu SO e HD principal, que se trata de um SSD SATA3, soquete M.2 de boa qualidade, e com boas temperaturas, leitura e escrita. Após SO instalado Windows 10 Home compilações baseadas em 21H2, e totalmente atualizado, realizei a instalação dos meus programas corriqueiros: kit testes e verificação(CPUZ, GPUZ, HWMonitor, AIDA64, etc.), Office, onde possuo a versão fornecida pelo 365 Personal, Adobe CC, Acrobat DC, Photoshop, Illustrator, Premiere,etc, Steam para teste de performance e diversão, Wacom Desktop Center, onde possuo uma One CTL-472, Autodesk Desktop App, Maya, Inventor e afins.
    Deixei o PC ficar por volta de 1 dia sem instalar novos apps entre cada um deles para poder ter alguma noção de quem poderia estar causando o problema de instabilidade, então, Instalei o kit de testes, 1 dia, instalei o office, 1 dia, Adobe CC e afins, 1 dia, instalei o Steam, onde meus jogos estão em outros HDs, mais um dia testando em diversos jogos, usando os sofwares Adobe e tudo mais, e tudo OK, mas quando instalei o sofware Wacom, depois de algum tempo a instabilidade daquele throttling de quase 1 segundo, com som robótico começou a aparecer, da mesma forma sem nenhuma constância, as vezes aparecia, e as vezes não. Logo pensei que o problema poderia ser o software da Wacom, então tentei instalar outra compilação, tentei parar serviços relacionados a ele um a um, e tentei por fim realizar uma desinstalação limpa, junto a registros e documentos relacionados usando o IObit Uninstaller, por sinal ótimo software para o padrão de um software livre e não pago, mas nem mesmo isso solucionou o problema, então passei mais alguns dias batendo cabeça com esses programas que já tinha, com a esperança que nesse cenário mais isolado de menos programas eu poderia encontrar o problema, o resultado é que apesar de parecer relacionado a esses programas, nenhuma operação relacionada a eles solucionou, nem parar atividades, mudar perfil de desempenho, trabalhar em serviços, nada.
    Algo que esqueci de comentar, foi que anteriormente, quando ainda não tinha esse problema, já cheguei a fazer testes no Windows 11, logo tive que usar o TPM 2.0, ou firmwareTPM como também é chamado, então logicamente também tentei mexer nessas parte, desativando o fTPM, mudando para BIOS mais antigas, mais novas, nada. 

    A possível solução de fato até o momento:
    Mantenho sempre meu PC bem atualizado com drivers e software em modo de Alta Qualidade e Estabilidade, já que programas e drivers mais novos buscam solucionar problemas e deixar o sistema mais estável. Nessa minha última jornada possuía como sempre os drivers e programas mais atualizados, baixando sempre dos sites da fabricante e de sites oficiais, nunca de nenhum site suspeito, ou que pudesse trazer qualquer malware para meu sistema. Com o SO e drivers já atualizados, estava usando a BIOS 3604 da minha placa-mãe, que apresentava como descrição "1. Atualizar AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.6b; 2. Melhore o desempenho e a estabilidade do sistema; 3. Melhore o desempenho do sistema para AMD Ryzen 7 5800X3D", então foi que me deparei com a BIOS 3802 lançada em 12/05/2022 que apresentava como descrição: "1. Atualize o AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.7.; 2. Corrija o problema do AMD fTPM que causa Stuttering aleatório.".
    Isso saltou meus olhos, já que tinha certa relação com meu problema, então com isso ativei meu modo "tudo ou nada", e junto a isso instalei o Driver Booster 5, versão vitalícia do Steam e realizei a atualização "automática" para todos drivers programas mais atuais. Um adendo é que eu sei que atualizações automáticas não são nada recomendadas, e na maioria das vezes traz mais problemas que soluções, eu mesmo não recomendo nem um pouco essa prática, mas como já disse eu estava no tudo ou nada, e minha solução até ali era manter o sistema o mais atualizado possível. Pois bem, ao realizar esse processo de máxima atualização possível, e realizando vários testes, cada vez mais animadores, hoje estou a quase uma semana e não encontrei aquele "bug" que me trazia tantos pesadelos até então.

    Conclusão: Até o momento meu sistema se encontra muito estável, e até aparentemente com mais performance (nada incrível, talvez só aparente por não ter o bug, mas alguma melhora sim). Qualquer atualização planejo comentar nesse post. Novamente, meu intuito é poder, quem sabe, ajudar algum amigo com esse problema que tanto me trouxe dor de cabeça, eu diria que possuo um sistema intermediário relativamente potente, e nunca senti qualquer falta de performance nas minhas atividades da forma que faço, por isso encontrar um problema assim é bem desanimado, ainda mais por não saber a causa. Por fim, novamente, as informações de meu setup vão estar aqui no fim do post, junto a alguns programas mencionados, e prints em anexo de alguns trechos mencionados. Espero poder ajudar alguém com esse problema, ou talvez dar alguma luz pelo menos, e isso é tudo, eu me despeço, bye.🙂

    Setup:
    CPU: AMD Ryzen 5 3600;
    placa-mãe: ASUS PRIME B450M-GAMING/BR;
    RAM: Kingston HyperX Predator 2x8GB 3200MHz;
    HDDs: Hikvision E100N 512GB (Main); SSD WD Green WDS480G2G0A 480GB + HD 
    SAMSUNG HD502HJ 500 GB(Some Apps e Storage);
    Fonte: 
    Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS002, Bí-volt, Fonte Real.

    programas mencionados e alguns outros usados:
    Windows 10 Home 21H2 atualmente na build 19044.1741 instalada em 27/05/2022;
    IObit Uninstaller versão 11.5;
    BIOS 3604 e 3802;
    Driver Booster 5 Pro (Lifetime) Steam edition
    Drivers instalados antes de usar o driver booster: LAN 10.42.526.2020; Chipset 2.11.26.106; Audio 6.0.3955.1; Aisuite3 V3.01.10; Xtreme Tuner Plus V1.6.8;

    Os demais programas como Adobe DC, Office 365, CPUZ, GPUZ, HWmonitor, Cristal Disk info e Mark,GeForce Experience, MSI Afterburner+RT e afins são os mais atuais até a data de 10/06/2022



Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!