Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jácome_Bomfim

Membro Pleno
  • Posts

    38
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Questão preço: As duas tem valores bem semelhantes, gira em torno de uns 40 reais de diferença nesse exato momento, que para uma placa de mais de 550 reais é menos de 10%. Então nesse quesito não há tanto peso de escolha. Questão construção: Sinceramente, se for a Gigabyte Gaming que penso B450M, ela é uma das construções mais fraquinhas que vi numa B450, então nem vejo ela como uma placa tão parruda frente a uma A520, sendo que normalmente B é para construções mais robustas que A, mas aparentemente a quantidade de fases de alimentação é a mesma, Slots de memória são os mesmos, quesito dissipação também muito semelhante, quesito barramentos de expansão, ambas tem um x16 e dois x1 além do barramento M.2( pcie x4), o que vem a diferenciar para mim é o posicionamento "burro" do slot M.2 na A520, que fica num local bem complicado, e que sem dúvidas dará dor de cabeça com temperaturas com uma possível GPU sendo aplicada próximo a ela, nesse quesito a B450 da gigabyte ganha uns pontos, unindo de também ter uma espécie de melhor resistência no barramento PCIe x16. Questão compatibilidade: Ambas possuem uma ótima gama de processadores e memórias certificadas com algumas variações dependendo da BIOS, coisa normal nesse caso, não muito a dizer. Questão suporte: Não estou familiarizado como está a questão suporte e garantia das Gigabyte no Brasil nos últimos anos, mas ASUS ganha ponto nisso por ter excelência nesse assunto, sempre tive bom relacionamento com ASUS, principalmente em placa-mãe. Questão usabilidade: Aqui chega num tópico sensivel e pessoal, eu pessoalmente tenho preferido mais placas-mãe da ASUS que da Gigabyte nos últimos anos, tanto pela facilidade de soluções e ferramentas, como pelo menor número de dores de cabeça,(não obrigatóriamente me refiro a essas duas em especial) mas vai de cada um, também já usei Gigabyte no passado. Bem, a escolha final é sua, se basear em tudo nisso e tirar seu veredito, mas a questão construção chegou muito comigo, como usuário de GPU dedicada eu vendo a questão do posicionamento dos barramentos me pega muito, o que faria eu preferir a construção da Gigabyte, porém tenho pessoalmente melhor relacionamento com ASUS. Um bom critério de desempate é o quesito B do chipset, o que possibilita overclock, tanto de CPU, como GPU, que poderia dar um gás a mais no seu chip gráfico integrado, por exemplo. Fontes: https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a520m-e/\\\ https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-1x#kf
  2. Legal, ASUS é todas bem parecido, é bem desse jeito mesmo, faz a atualização via BIOS numa ferramenta. Lhe desejo sucesso.
  3. @Andrey Costa precisa ter tanto receio não, em placas-mãe mais atuais é um processo bem simples e não tem muito mais aquele risco de dar algum problema. Dependendo da fabricante o processo sempre é algo tipo" baixa a BIOS, executa um processo que vem junto para renomea-la, em seguida passe para um pendrive em fat32, logo em seguida com ela espetada no PC vá na BIOS, dependendo da marca o atalho é F2, aí vai ter uma tool com um nome semelhante a biosupdate, ou atualização EZ, algo do tipo.
  4. Irmão, até o momento resolvido. E ao que tudo indica sem sinal de retorno, já tive várias atualizações no SO, e de vários outros drivers. Se for buscar resolver da mesma forma que eu, aconselho buscar a atualização de BIOS que cite solução como eu fiz, ou mais recente, mas não aconselho tentar betas nem nada assim. Espero que você também consiga solucionar, pois sei como esse problema incomoda.
  5. @Twin6 Opa amigo seria bem interessante se você anexasse o dispositivo em questão, o modelo do adaptador, e o modelo de sua GPU, para saber suas portas e coisas do tipo. O ideal seria primeiro você conferir separado se está tudo OK. Pegue e teste a saída de vídeo da sua GPU em questão sem usar adapatador, em outro monitor, TV, ou semelhante, nessa mesma teste o monitor. Quando ao quesito adaptador, se for o tipo que estou pensando, ele sairá de um pequeno cabo, com uma espécie de conversor preto, então terá de conectar um cabo D-SUB de 15-pinos, ou o famoso VGA, certo? Se for isso, vale a pena conferir se o cabo em questão também está OK, pois acredite, eles acabam sendo um pouquinho problemáticos as vezes. Quanto a sua GPU não poder usar adaptadores, não creio que seja o caso, ela possui os protocolos necessários, e não lembro dessa GPU em questão possuir tal limitação, no caso, a limitação poderia ser se fosse o caso oposto, transformar de uma conexão VGA, que é de qualidade proxima ou abaixo de HD, para uma conexão HDMI, que normalmente usamos para conexões HD ou maiores.
  6. Cara, assim, bater 100% de uso entre muitas coisas significa também que ele está sendo usado ao máximo, sendo assim, ele é o limitador de performance do seu sistema, mas isso não significa que é apenas ele. Trocar por um processador mais potente, com mais núcleos e maior clock pode sim melhorar sua performance, mas o que você deve também se perguntar é "o quanto vai melhorar?". Para isso entre muitas forma é bom fazer testes. Por exemplo, como você comentou um jogo, recomendo você pegar e fazer alguns teste monitorando seu RIG com ferramentas como MSI Afterburner, e por exemplo, se teu sistema chegar no CPU em 100%, e sua GPU em apenas 50%, significa que o processador está limitando a performance de sua GPU, se teu sistema chegar ao máximo de consumo de memória RAM, e causar stuttering, logo ela é outro limitador também. Então você vai e executa esses upgrades de acordo com a necessidade, mas lembre, é sempre importante um sistema harmônico, não vale a pena por exemplo tu botar um Ryzeb 9 5900x e ter uma GTX 1650, seria muito processador, para pouca GPU, mantenha um nível que faz sentido para teu Setup trabalhar bem e te agradar.
  7. @JPx7 Entendo. os modulos de memória também influenciam para a exibição de vídeo, então busque mantê-los limpos, com uma borrachinha e um pincel anti-estatica, ou um papel higiênico, e também tente dar uma limpezinha no barramento onde elas são plugadas, com o pincel mesmo. Tente deixas apenas um modulo por agora, até dar vídeo, permute os modulos que possui e também tente em diferentes slots. Tudo isso você também pode ver no artigo que o GT anexou, só estou dizendo logo o que normalmente influência mais.
  8. Amigo, o Xeon 2620 v3 se trata de um CPU sem iGPU, ou seja, sem vídeo integrado. Então tenha certeza de plugar seu cabo de vídeo na sua placa de vídeo discreta, ou seja, na sua GTX 1060, e não na placa-mãe.
  9. Que bom que achou a resposta. No caso intel, tem uma metodologia chamada Tick-tock, que no grosso diz que a arquitetura do socket será por duas gerações apenas, então no caso LGA1200 para 10 e 11a gen que usam as mesmas placas-mãe, e 12a e 13a gen(que vai ser lançada) ambas em LGA1700 que compartilham a mesma placa. Na dúvida, olha o soquete, esses nomes que acompanham: LGA1155, LGA1200 por aí vai.
  10. Entendo. Se for sua primeira vez montando um setup, sei que é brutal encontrar tantas opções sem saber exatamente o que cada uma oferece de diferente. Minhas dicas são, VRAM em GPU não define performance por sí só, o primeiro indicativo sempre vai ser o chip, por isso tu pode estranhar da RTX 3060 tem 12GB de VRAM e a RTX 3060 Ti, apenas 8GB, mas acredite, a RTX 3060 Ti tem um benefício de performance por valor bem agradável em cima da RTX 3060. Quanto a processadores, comentei o i5 11400 em comparação ao i5 12400 por serem processadores de specs próximas, e lançados proximos um do outro, já que tem a diferença de apenas uma geração. a 12a gen da intel está introduzindo o DDR5 nas memórias, bem como nas outras linhas PCie, mas ainda é algo novo, caro, e pouco explorado, por isso ainda está valendo a pena usar PCie 4, e DDR4 que são tecnologias já consolidadas, então comparando esses dois processadores a diferença na maioria dos casos é bem baixa, e eu diria que não vale quanto mais você vai ter que investir de um para outro, e por exemplo tu poderia remanejar esse investimento, para a GPU por exemplo, que em caso de games vai ser tua primeira barreira de performance considerando que o i5 11400 já é um baita processador. Falei demais, eu sei, mas tem muitas coisinhas para se olhar. Minha dica principal, tente olhar na prática o que eles entregam em algo que vai te interessar, como games no teu caso. Eu indico o site e canal no Youtube Adrenaline, os caras fazem review e mostram muitos comparativos de forma bem descomplicada, e bem eficiente. @thkucAliás, mais uma coisinha, comentei do i5 11400 na pressa, mas como tu já vai comprar uma GPU junto, recomendo pegar o i5 11400F, esse final F indica que ele não possui placa gráfica integrada, assim pode encontrar num preço ainda melhor, algo na casa dos 900 reais o processador.
  11. Assim, não é bem uma dica, mas um questionamento sobre sua escolha em particular pela plataforma LGA1700 com o i5 12400 é por opção, ou apenas quis pegar o processador mais atual, ou pois achou legal? Pergunto isso pois vejo que tu esta a usar memória em DDR4, assim optar por um processador i5-11400 creio que tu iria encontrar mais barato para teu orçamento, e não iria perceber quase diferença, já que o XMP dele já suporta 3200MHz também, e aguentaria também PCIe 4. Falo assim pois nessa diferença de valor talvez tu até pudesse remanejar o investimento da placa-mãe + CPU, e pegar uma RTX 3060 Ti com isso.
  12. @carlos Sousa 26 Ah amigo, uma última coisa, sempre que for falar sobre algo de analise, montagem, ou algo que envolva teu setup, recomendo tu anexar tuas configs, por texto mesmo. Ajuda a poder definir o cenário. Tipo, dependendo se teu CPU cooler for um aircooler, coolerbox, ou water cooler, são cenários diferentes.
  13. Cara, meio complicado sabe, de isso funcionar, já que o gabinete consegue fazer esse remanejamento de carga por ser de um metérial específico e ter muita matéria, algo como aquele famoso "choquesinho" ocorre exatamente por isso, por ele ter pegue a carga, e o nosso corpo estar menos carregado, por isso também chamamos o gabinete de chassi as vezes. Mas não fique receoso nem nada assim, por isso parecer muito técnico, o que você tem que garantir nessa parte elétrica é que tenha um sistema legal sabe, nada de equipamentos falhos como estabilizadores,( que nada estabilizam na verdade), coloca um filtro de linha de boa qualidade com DPS, que ele vai garantir proteção contra algum possível surto elétrico. Sobre conexões em tomadas, evite benjamins, ou o famoso T, pois ele faz um sistema de distribuição que dificulta a decisão do nível elétrico.
  14. Aterramento de forma grossa é um ponto de descarga, ou seja, é o caminho natural para onde a energia acumulada vai, como corrente e também carga excedente. Portanto o aterramento nesse caso também serve principalmente para garantir que teu PC não tenha sobrecarga. A tua própria placa-mãe também tem pontos de aterramento, então não é como se tu fosse ficar sem, mas sabe como é, quanto mais proteção, melhor. Por isso seria interessante ter uma base metálica onde tu pudesse fixar teu PC.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!