Ir ao conteúdo

Qual é melhor: Gigabyte, B450M Gaming ou ASUS Prime - A520M-E. custo-benefício?

Ir à solução Resolvido por Jácome_Bomfim,

Posts recomendados

Postado

Vou montar um PC novo. Já comprei o processador, um Ryzer 5 4600G, pois, não preciso de placa de vídeo, porque não vou jogar, é só para uso "comum", e para usar o Unity. Na relação custo-benefício. Qual, dessas duas placas é "mais em conta"?

• Solução
Postado

Questão preço: As duas tem valores bem semelhantes, gira em torno de uns 40 reais de diferença nesse exato momento, que para uma placa de mais de 550 reais é menos de 10%. Então nesse quesito não há tanto peso de escolha.

Questão construção: Sinceramente, se for a Gigabyte Gaming que penso B450M, ela é uma das construções mais fraquinhas que vi numa B450, então nem vejo ela como uma placa tão parruda frente a uma A520, sendo que normalmente B é para construções mais robustas que A, mas aparentemente a quantidade de fases de alimentação é a mesma, Slots de memória são os mesmos, quesito dissipação também muito semelhante, quesito barramentos de expansão, ambas tem um x16 e dois x1 além do barramento M.2( pcie x4), o que vem a diferenciar para mim é o posicionamento "burro" do slot M.2 na A520, que fica num local bem complicado, e que sem dúvidas dará dor de cabeça com temperaturas com uma possível GPU sendo aplicada próximo a ela, nesse quesito a B450 da gigabyte ganha uns pontos, unindo de também ter uma espécie de melhor resistência no barramento PCIe x16. 

Questão compatibilidade: Ambas possuem uma ótima gama de processadores e memórias certificadas com algumas variações dependendo da BIOS, coisa normal nesse caso, não muito a dizer.

Questão suporte: Não estou familiarizado como está a questão suporte e garantia das Gigabyte no Brasil nos últimos anos, mas ASUS ganha ponto nisso por ter excelência nesse assunto, sempre tive bom relacionamento com ASUS, principalmente em placa-mãe.

Questão usabilidade: Aqui chega num tópico sensivel e pessoal, eu pessoalmente tenho preferido mais placas-mãe da ASUS que da Gigabyte nos últimos anos, tanto pela facilidade de soluções e ferramentas, como pelo menor número de dores de cabeça,(não obrigatóriamente me refiro a essas duas em especial) mas vai de cada um, também já usei Gigabyte no passado.

Bem, a escolha final é sua, se basear em tudo nisso e tirar seu veredito, mas a questão construção chegou muito comigo, como usuário de GPU dedicada eu vendo a questão do posicionamento dos barramentos me pega muito, o que faria eu preferir a construção da Gigabyte, porém tenho pessoalmente melhor relacionamento com ASUS. Um bom critério de desempate é o quesito B do chipset, o que possibilita overclock, tanto de CPU, como GPU, que poderia dar um gás a mais no seu chip gráfico integrado, por exemplo.

Fontes: 
https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a520m-e/\\\

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-1x#kf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...