Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é melhor: Gigabyte, B450M Gaming ou ASUS Prime - A520M-E. custo-benefício?


Ir à solução Resolvido por Jácome_Bomfim,

Posts recomendados

  • Solução

Questão preço: As duas tem valores bem semelhantes, gira em torno de uns 40 reais de diferença nesse exato momento, que para uma placa de mais de 550 reais é menos de 10%. Então nesse quesito não há tanto peso de escolha.

Questão construção: Sinceramente, se for a Gigabyte Gaming que penso B450M, ela é uma das construções mais fraquinhas que vi numa B450, então nem vejo ela como uma placa tão parruda frente a uma A520, sendo que normalmente B é para construções mais robustas que A, mas aparentemente a quantidade de fases de alimentação é a mesma, Slots de memória são os mesmos, quesito dissipação também muito semelhante, quesito barramentos de expansão, ambas tem um x16 e dois x1 além do barramento M.2( pcie x4), o que vem a diferenciar para mim é o posicionamento "burro" do slot M.2 na A520, que fica num local bem complicado, e que sem dúvidas dará dor de cabeça com temperaturas com uma possível GPU sendo aplicada próximo a ela, nesse quesito a B450 da gigabyte ganha uns pontos, unindo de também ter uma espécie de melhor resistência no barramento PCIe x16. 

Questão compatibilidade: Ambas possuem uma ótima gama de processadores e memórias certificadas com algumas variações dependendo da BIOS, coisa normal nesse caso, não muito a dizer.

Questão suporte: Não estou familiarizado como está a questão suporte e garantia das Gigabyte no Brasil nos últimos anos, mas ASUS ganha ponto nisso por ter excelência nesse assunto, sempre tive bom relacionamento com ASUS, principalmente em placa-mãe.

Questão usabilidade: Aqui chega num tópico sensivel e pessoal, eu pessoalmente tenho preferido mais placas-mãe da ASUS que da Gigabyte nos últimos anos, tanto pela facilidade de soluções e ferramentas, como pelo menor número de dores de cabeça,(não obrigatóriamente me refiro a essas duas em especial) mas vai de cada um, também já usei Gigabyte no passado.

Bem, a escolha final é sua, se basear em tudo nisso e tirar seu veredito, mas a questão construção chegou muito comigo, como usuário de GPU dedicada eu vendo a questão do posicionamento dos barramentos me pega muito, o que faria eu preferir a construção da Gigabyte, porém tenho pessoalmente melhor relacionamento com ASUS. Um bom critério de desempate é o quesito B do chipset, o que possibilita overclock, tanto de CPU, como GPU, que poderia dar um gás a mais no seu chip gráfico integrado, por exemplo.

Fontes: 
https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a520m-e/\\\

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-1x#kf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!