Ir ao conteúdo

SOLUÇÃO - PC travando ≅ 1s, som robótico inconstante e sem motivo aparente.

Ir à solução Resolvido por Jácome_Bomfim,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Venho por meio desse post comentar sobre um problema obscuro da comunidade de TI, e que apresenta ter uma solução diferente para cada caso, é um problema que me trouxe muita dor de cabeça por muito tempo, não por realmente atrapalhar, (já que não ocorre sempre) mas por incomodar ter um problema no meu PC e eu não saber a causa. Eu possuo um setup intermediário relativamente potente, que vai ser mencionado ao fim do post, e que me satisfaz nas minhas atividades e que nunca cheguei a sentir falta de performance em nenhuma atividade, por isso esse problema é bem como uma dor de cabeça, por eu não saber o que causa, e nem como resolver e ser inconstante. O post vai ser bem longo, planejei detalhar ao máximo quanto necessário por julgar ser necessário, e por poder causar alguma semelhança com o possível problema de outro colega da comunidade, já que esse problema apresenta diversas soluções, apesar de ser um problema bem semelhante para quem o tem. Boa leitura e espero ajudar.

Sobre o problema: O problema se trata de uma travada, ou um stuttering de aproximadamente 1 segundo no sistema, incluindo o mouse tendo uma lentidão no movimento, onde se tiver algum som no sistema, o mesmo apresenta um som robótico, ao que tudo indica se trata de uma queda na performance geral do sistema, sem ter um componente específico afetado. Realizei vários e vários testes, combinações de drivers, instalações de SO em HDs diferentes, instalação e desinstalação de programas e possíveis problemas com antimalwares e verificações de possíveis instabilidades no sistema, no meu caso em específico não se trata de nenhum throtlling, nem de temperatura, fornecimento energético, nem de disco rígido.

Possíveis soluções: Nessa minha última cruzada, realizei uma limpa no meu SO e HD principal, que se trata de um SSD SATA3, soquete M.2 de boa qualidade, e com boas temperaturas, leitura e escrita. Após SO instalado Windows 10 Home compilações baseadas em 21H2, e totalmente atualizado, realizei a instalação dos meus programas corriqueiros: kit testes e verificação(CPUZ, GPUZ, HWMonitor, AIDA64, etc.), Office, onde possuo a versão fornecida pelo 365 Personal, Adobe CC, Acrobat DC, Photoshop, Illustrator, Premiere,etc, Steam para teste de performance e diversão, Wacom Desktop Center, onde possuo uma One CTL-472, Autodesk Desktop App, Maya, Inventor e afins.
Deixei o PC ficar por volta de 1 dia sem instalar novos apps entre cada um deles para poder ter alguma noção de quem poderia estar causando o problema de instabilidade, então, Instalei o kit de testes, 1 dia, instalei o office, 1 dia, Adobe CC e afins, 1 dia, instalei o Steam, onde meus jogos estão em outros HDs, mais um dia testando em diversos jogos, usando os sofwares Adobe e tudo mais, e tudo OK, mas quando instalei o sofware Wacom, depois de algum tempo a instabilidade daquele throttling de quase 1 segundo, com som robótico começou a aparecer, da mesma forma sem nenhuma constância, as vezes aparecia, e as vezes não. Logo pensei que o problema poderia ser o software da Wacom, então tentei instalar outra compilação, tentei parar serviços relacionados a ele um a um, e tentei por fim realizar uma desinstalação limpa, junto a registros e documentos relacionados usando o IObit Uninstaller, por sinal ótimo software para o padrão de um software livre e não pago, mas nem mesmo isso solucionou o problema, então passei mais alguns dias batendo cabeça com esses programas que já tinha, com a esperança que nesse cenário mais isolado de menos programas eu poderia encontrar o problema, o resultado é que apesar de parecer relacionado a esses programas, nenhuma operação relacionada a eles solucionou, nem parar atividades, mudar perfil de desempenho, trabalhar em serviços, nada.
Algo que esqueci de comentar, foi que anteriormente, quando ainda não tinha esse problema, já cheguei a fazer testes no Windows 11, logo tive que usar o TPM 2.0, ou firmwareTPM como também é chamado, então logicamente também tentei mexer nessas parte, desativando o fTPM, mudando para BIOS mais antigas, mais novas, nada. 

A possível solução de fato até o momento:
Mantenho sempre meu PC bem atualizado com drivers e software em modo de Alta Qualidade e Estabilidade, já que programas e drivers mais novos buscam solucionar problemas e deixar o sistema mais estável. Nessa minha última jornada possuía como sempre os drivers e programas mais atualizados, baixando sempre dos sites da fabricante e de sites oficiais, nunca de nenhum site suspeito, ou que pudesse trazer qualquer malware para meu sistema. Com o SO e drivers já atualizados, estava usando a BIOS 3604 da minha placa-mãe, que apresentava como descrição "1. Atualizar AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.6b; 2. Melhore o desempenho e a estabilidade do sistema; 3. Melhore o desempenho do sistema para AMD Ryzen 7 5800X3D", então foi que me deparei com a BIOS 3802 lançada em 12/05/2022 que apresentava como descrição: "1. Atualize o AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.7.; 2. Corrija o problema do AMD fTPM que causa Stuttering aleatório.".
Isso saltou meus olhos, já que tinha certa relação com meu problema, então com isso ativei meu modo "tudo ou nada", e junto a isso instalei o Driver Booster 5, versão vitalícia do Steam e realizei a atualização "automática" para todos drivers programas mais atuais. Um adendo é que eu sei que atualizações automáticas não são nada recomendadas, e na maioria das vezes traz mais problemas que soluções, eu mesmo não recomendo nem um pouco essa prática, mas como já disse eu estava no tudo ou nada, e minha solução até ali era manter o sistema o mais atualizado possível. Pois bem, ao realizar esse processo de máxima atualização possível, e realizando vários testes, cada vez mais animadores, hoje estou a quase uma semana e não encontrei aquele "bug" que me trazia tantos pesadelos até então.

Conclusão: Até o momento meu sistema se encontra muito estável, e até aparentemente com mais performance (nada incrível, talvez só aparente por não ter o bug, mas alguma melhora sim). Qualquer atualização planejo comentar nesse post. Novamente, meu intuito é poder, quem sabe, ajudar algum amigo com esse problema que tanto me trouxe dor de cabeça, eu diria que possuo um sistema intermediário relativamente potente, e nunca senti qualquer falta de performance nas minhas atividades da forma que faço, por isso encontrar um problema assim é bem desanimado, ainda mais por não saber a causa. Por fim, novamente, as informações de meu setup vão estar aqui no fim do post, junto a alguns programas mencionados, e prints em anexo de alguns trechos mencionados. Espero poder ajudar alguém com esse problema, ou talvez dar alguma luz pelo menos, e isso é tudo, eu me despeço, bye.🙂

Setup:
CPU: AMD Ryzen 5 3600;
placa-mãe: ASUS PRIME B450M-GAMING/BR;
RAM: Kingston HyperX Predator 2x8GB 3200MHz;
HDDs: Hikvision E100N 512GB (Main); SSD WD Green WDS480G2G0A 480GB + HD 

SAMSUNG HD502HJ 500 GB(Some Apps e Storage);
Fonte: 

Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS002, Bí-volt, Fonte Real.

programas mencionados e alguns outros usados:
Windows 10 Home 21H2 atualmente na build 19044.1741 instalada em 27/05/2022;

IObit Uninstaller versão 11.5;
BIOS 3604 e 3802;
Driver Booster 5 Pro (Lifetime) Steam edition
Drivers instalados antes de usar o driver booster: LAN 10.42.526.2020; Chipset 2.11.26.106; Audio 6.0.3955.1; Aisuite3 V3.01.10; Xtreme Tuner Plus V1.6.8;

Os demais programas como Adobe DC, Office 365, CPUZ, GPUZ, HWmonitor, Cristal Disk info e Mark,GeForce Experience, MSI Afterburner+RT e afins são os mais atuais até a data de 10/06/2022

image.png

image.png

image.png

Postado

P.S.: Esqueci de colocar certas informações no Setup:
GPU: NVidia RTX 2060 Super Galax Ex White, Dual, 1-Click OC, 8GB.
Fonte se trata de uma  Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze com PFC Ativo, GC-PS002 Full Range e DPS interno, tensões todas OK, e nenhuma instabilidade, uso nele lógicamente um Filtro de Linha iClamper, com DPS incluído no equipamento, então não houve problemas relacionados a causas elétricas, a residência em questão também tem um bom sistema elétrico. 

• 2 meses depois...
Postado
6 minutos atrás, Andrey Costa disse:

Amigo, esse problema que você citou está resolvido de vez ou teve reincidência ?
Estou com exatamente o mesmo problema que você mencionou. 

Irmão, até o momento resolvido. E ao que tudo indica sem sinal de retorno, já tive várias atualizações no SO, e de vários outros drivers. Se for buscar resolver da mesma forma que eu, aconselho buscar a atualização de BIOS que cite solução como eu fiz, ou mais recente, mas não aconselho tentar betas nem nada assim. Espero que você também consiga solucionar, pois sei como esse problema incomoda. 

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Jácome_Bomfim disse:

Irmão, até o momento resolvido. E ao que tudo indica sem sinal de retorno, já tive várias atualizações no SO, e de vários outros drivers. Se for buscar resolver da mesma forma que eu, aconselho buscar a atualização de BIOS que cite solução como eu fiz, ou mais recente, mas não aconselho tentar betas nem nada assim. Espero que você também consiga solucionar, pois sei como esse problema incomoda. 

No momento estou usando a versão 2604 da BIOS, tenho um pouco de receio de atualizar porque nunca fiz esse procedimento.
O problema raramente acontece, mas incomoda bastante saber que tem um problema.
image.png.5041a618b11e407b81d5541c9eb2f303.png

Postado

@Andrey Costa precisa ter tanto receio não, em placas-mãe mais atuais é um processo bem simples e não tem muito mais aquele risco de dar algum problema. Dependendo da fabricante o processo sempre é algo tipo" baixa a BIOS, executa um processo que vem junto para renomea-la, em seguida passe para um pendrive em fat32, logo em seguida com ela espetada no PC vá na BIOS, dependendo da marca o atalho é F2, aí vai ter uma tool com um nome semelhante a biosupdate, ou atualização EZ, algo do tipo.

Postado
8 horas atrás, Jácome_Bomfim disse:

@Andrey Costa precisa ter tanto receio não, em placas-mãe mais atuais é um processo bem simples e não tem muito mais aquele risco de dar algum problema. Dependendo da fabricante o processo sempre é algo tipo" baixa a BIOS, executa um processo que vem junto para renomea-la, em seguida passe para um pendrive em fat32, logo em seguida com ela espetada no PC vá na BIOS, dependendo da marca o atalho é F2, aí vai ter uma tool com um nome semelhante a biosupdate, ou atualização EZ, algo do tipo.

A placa é uma ASUS TUF GAMING B550-PLUS. Vou tentar fazer essa atualização.

Postado
agora, Andrey Costa disse:

A placa é uma ASUS TUF GAMING B550-PLUS. Vou tentar fazer essa atualização.

Legal, ASUS é todas bem parecido, é bem desse jeito mesmo, faz a atualização via BIOS numa ferramenta. Lhe desejo sucesso. 🙂

Postado
3 minutos atrás, Jácome_Bomfim disse:

Legal, ASUS é todas bem parecido, é bem desse jeito mesmo, faz a atualização via BIOS numa ferramenta. Lhe desejo sucesso. 🙂

Obrigado pela atenção amigo !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...