Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MrBoorjs

Membro Pleno
  • Posts

    29
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por MrBoorjs

  1. boa noite a todos!

     

    eu tenho um notebook HP DM4 1060US e o áudio dele está com problema. as duas caixas de som estão chiando. eu lembro que, num certo dia, eu estava ouvindo música no note usando as caixas de som built-in dele, sem fone de ouvido. O note não estava conectado no carregador, estava na bateria dele. quando o note avisou que iria desligar, devido a carga da bateria, eu demorei a conectar o carregador e o note desligou com o som em reprodução. eu religuei o computador e percebi que uma das caixas estava chiando, a outra estava boa. aí aconetceu tudo de novo: eu estava ouvindo música, esqueci de conectar ele no carregador, ele desligou reproduzindo música e a outra caixa pifou que nem a outra. agora, as duas caixas estão chiando.

     

    gostaria de uma dica de vocês sobre que peça trocar no sistema de som ou o que fazer. qualquer ajuda será muito bem vinda.

     

    obrigado.

  2. hoje de manhã, resolvi abrir o mouse mais uma vez e descobri que o erro dele ocorre devido ao posicionamento da lente do laser. é uma folga minúscula que, ao mover o mouse, a lente, em algum momento, sai do seu posicionamento correto e ocasiona o Parkinson no mouse. pois o mouse está novo e limpinho por dentro. então, mexendo na posição da lente foi que descobri a origem do problema. por isso que o mouse funciona perfeitamente por um tempo. de repente, parkinsiona. não é conflito de driver nem nada, é defeito de fabricação mesmo.

     

    só pra reportar, pois, mais alguém já teve ou pode estar com o mesmo problema.

  3. boa tarde a todos!

     

    tenho um mouse com fio que fica com o cursor tremendo, quando tento usá-lo. ontem, ele começou a funcionar normalmente de repente, mas, às vezes, voltava a tremer. me lembro bem disso. eu estava usando um outro mouse (só qu sem fio), do mesmo fabricante. aí a pilha acabou e fui tentar sorte com o mouse com fio. funcionou! usei, usei, mas, de vez em quando dava as tremedeiras e depois voltava ao normal. tô achando que é algum conflito de driver, sei lá.

     

    o que eu posso fazer pra descobrir o conflito? já tentei atualizar o driver, mas, nada. o que eu faço?

     

    obrigado a todos!

     

    P.S.: Windows 7 Ultimate 64-bit.

  4. 3 minutos atrás, olliver.soul disse:

    @MrBoorjs  Segue uma alternativa,

     

    
    Function Truncar(dNumero As Double, iDigitos As Integer)
        Truncar = Int(dNumero * 10 ^ iDigitos) / 10 ^ iDigitos
    End Function
    
    Sub Main()
        MsgBox Truncar(1.2357, 2)
    End Sub

     

    @olliver.soul cara, valeu mesmo pela ajuda. pelo que li na documentação (https://docs.microsoft.com/en-us/javascript/api/excel/excel.functions?view=excel-js-preview#trunc-number--numdigits-), a minha versão do ExcelAPI não possui essa função disponível. terei que fazer uma versão lusitana dessa função ou melhor, usar a função que você me enviou (com certeza será a sua).

     

    obrigado pela atenção prestada.

    adicionado 3 minutos depois
    4 minutos atrás, osvaldomp disse:

    Me parece que não existe uma função nativa que faça isso, nem no Excel e nem no VBA.

     

    Uma forma de contornar é:

    1. deslocar a vírgula até a casa decimal que deseja extrair, no seu exemplo ficaria 123,57, isso equivale a multiplicar o valor original por 100

    2. em seguida toma-se o inteiro resultante e divide-se pelo valor antes multiplicado ~~~> 123 / 100 = 1,23

     

    Para extrair outros valores:

    1,2357 ~~~> 1,2 ~~~> usaria 10 como fator

    1,2357 ~~~> 1,235 ~~~> usaria 1000 como fator

     

    
    Sub Teste()
    Dim x As Double, v As Integer
     x = 71.23658
     For v = 1 To 5
      MsgBox Int(x * (10 ^ v)) / (10 ^ v)
     Next v
    End Sub

     

    @osvaldomp valeu pela ajuda. eu já faço exatamente assim como você me enviou. só queria usar algo nativo, mas, tudo bem. parece que a versão do meu ExcelAPI não possui essa função.

     

    obrigado pela atenção prestada.

  5. boa tarde!

     

    preciso comprar um HD p/ notebook, de 500GB (não precisa ser slim). só que tem algumas marcas e eu não sei qual delas é a melhor. imagino que tenha alguma pegadinha do malandro na bagaça, espero que não. dentre as marcas do site BoaDica, tem: SeaGate, WesternDigital, Toshiba, Hitachi-HGST e Samsung.

     

    qual dessas marcas eu posso confiar? qual a melhor?

     

    um abraço!

  6. 1 hora atrás, LCN Vintage 1980 disse:

    lamento sua tela foi pro além

    @LCN Vintage 1980 a TV não foi pro além porque, como disse, são manchinhas sombreadas bem leves e do tamanho dos dedinhos de uma bebê. na verdade, não me impede nem incomoda na hora de assistir TV. só fiquei curioso para saber se seria possível remover essas manchas e, caso possível, como fazer isso.

     

    1 hora atrás, LCN Vintage 1980 disse:

    isso ai só trocando

    você se refere a trocar toda a tela?

     

    1 hora atrás, LCN Vintage 1980 disse:

    essas tvs tem umas regua de led

    eu me referi aos LEDs que representam o pixel, que são nano LEDs (no display), não aos LEDs que compõem a régua de LEDs.

     

     

    então, eu teria que trocar o display, certo?

     

    obrigado.

  7. 1 minuto atrás, Mestre88 disse:

    Nenhum, se tratando disso são todos iguais. Ao abaixar tensão/corrente é justamente a força que é reduzida, sem força o motor perde a velocidade.

     

    Quem faz a diferença é o circuito eletrônico, quando precisa diminuir a velocidade sem reduzir o torque se usa Inversor de Frequência, um aparelho que custa caro.

     

    @Mestre88 é mesmo. variar a frequência pra variar a rotação. to vendo aqui que tem uns motores já com redutor acoplado. pela manhã vou ver se compro o resistor de 100k pra fazer o teste.

    • Curtir 1
  8. 53 minutos atrás, Mestre88 disse:

    Isso aí, se fosse A é logarítmico como os potenciômetros de volume de som. 

     


     

    Coloque um resistor de 100k em série. 

    @Mestre88 que beleza! vou comprar amanhã. valeu mesmo!

    adicionado 18 minutos depois
    4 horas atrás, Mestre88 disse:

    Agora que eu entendi, já vi um negócio desses funcionando. 

    Esse tipo de motor é muito bom quando se trata de velocidade, mas no seu caso não vai funcionar direito, quando gira muito lento não tem força. 

    Na hora que colocar a mão já para, seu problema pode ser resolvido com uma redução mecânica de engrenagens ou rosca sem fim. 

    Aí vai aproveitar o motor e o dimmer nessa velocidade que está. 

     

    @Mestre88 que outro tipo de motor eu poderia usar com o dimmer que manteria a força mesmo à baixa velocidade?

  9. 29 minutos atrás, Mestre88 disse:

    Agora que eu entendi, já vi um negócio desses funcionando. 

    Esse tipo de motor é muito bom quando se trata de velocidade, mas no seu caso não vai funcionar direito, quando gira muito lento não tem força. 

    Na hora que colocar a mão já para, seu problema pode ser resolvido com uma redução mecânica de engrenagens ou rosca sem fim. 

    Aí vai aproveitar o motor e o dimmer nessa velocidade que está. 

     

    @Mestre88 então acho que não vou precisar da velocidade mínima no zero não, mas, numa rotação baixa. o que quero fazer é modelar massa na consistência de um pasta de dente. pelo que você disse, acho que esse motor de liquidificador vai servir. além do mais ele já está aqui e já tem caixa plástica. a velocidade inicial pode ser a velocidade do torno mostrado no vídeo do link (aulas de cerâmica), na posição 12:06 do vídeo. que resistor seria melhor empregado em série com o potenciômetro?

  10. 2 horas atrás, Mestre88 disse:

    Se colocar um resistor em série com o potenciômetro, o motor não vai para a velocidade máxima quando aumentar tudo. 

    Sobre o capacitor tem que ver primeiro o valor do que tem aí. 

    @Mestre88 desculpa. eu não te informei as velocidades que preciso. a velocidade mínima seria zero (potenciômetro totalmente fechado) e a máxima seria uma velocidade de um ventiladorzinho de mão à pilha, não sei bem o rpm (potenciômetro totalmente aberto). o que quero é ter um tipo de torno rotativo, aqueles usados por ceramistas para fazer vasos de barro. a velocidade máxima não precisa ser muito alta como a de um liquidificador, mas, a mínima tem que ser zero (ou bem próximo).

    que acha de um resistor em série com o potenciômetro? será que só aumentando o valor do potenciômetro resolveria? um abraço.

  11. 12 minutos atrás, Mestre88 disse:

    @MrBoorjs Nesse caso o resistor não serve, como a potência desse motor é alta e o resistor vai queimar. 

    Os dimmers de ventilador são feitos para manter o motor girando mesmo na velocidade mínima, para que faça vento, o que não é o seu caso. 

    Tem que mexer no dimmer, tem duas opções:

    Trocar o potenciômetro por outro de maior valor ou trocar o capacitor por outro de menor valor. 

    O capacitor é o mais barato e mais fácil de trocar. 

     

    @Mestre88 e se eu colocar um resistor em serie com o potenciômetro, ao invés de colocar ele na saída do dimmer? no caso de trocar o capacitor, qual valor seria melhor?

  12. @Mestre88 tudo beleza? eu fiz os testes e o dimmer funcionou perfeito, como você havia dito. o problema é que mesmo com o potenciômetro na posição zero e com o motor recebendo corrente na entrada que produz menor velocidade, o motor ainda gira muito e eu preciso que ele, nessa posição, ou pare ou pelo menos gire muitíssimo baixo. que valor de resistência (e tipo) eu devo colocar na saída do dimmer pra que eu limite ainda mais a corrente para que o motor pare na posição zero do potenciômetro? obrigado!

  13. 5 minutos atrás, Mestre88 disse:

    Sim, eu pensei nisso depois. Por isso que disse pra tirar o interruptor. 

     

    Pelo que estou entendendo, os fios brancos são da tomada. Se for está correto, é apenas uma ligação série. Fase no motor, motor no interruptor, interruptor no dimmer e dimmer no neutro. 

    @Mestre88 a entrada do dimmer é pelo fio vermelho. a saída é pelo fio branco (que vai pra posição central da chave de 3 posições). como eu vou ligar na tomada (os fios brancos), a entrada pode receber a fase como pode receber o neutro. tem problema? na parece não dá problema pois a fase fica fixa no fio vermelho.

  14. Em 15/06/2018 às 01:55, Mestre88 disse:

    Imagino que não.

    O curto foi lá com a tomada, nem deu tempo sobrar alguma energia para o motor.

    @Mestre88 tudo bem? eu ainda não testei pois eu não estou certo das ligações a serem feitas e porque eu não tinha encontrado tempo para fazer esses testes. eu entendi porque deu esse curto (fase ligada direto no neutro pela chave da luz). o que eu vou fazer agora é ligar a fase na chave de luz (que joga a fase para a posição central da chave de ventilador/exaustor), eliminar o capacitor (como você disse). mas, o neutro ficaria aonde? eu vou testar colocando o neutro direto no motor. olhe na foto como está o circuito. obrigado.

    DSC02213.JPG

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!