Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Dell Vostro 1310


supercadu77

Posts recomendados

Hehehehe! Depois de tanto tempo lendo e opinando finalmente vou escrever um humilde review por aqui.

Até preparei tudo para um review do Itautec 7635 da patroa. Por tempo não escrevi e 5 meses depois o Itautec dá lugar a um Vostro 1310, também para a patroa.

Configuração:

Processador Intel Celeron M540 (1.86GHz, 1M L2 Cache, 533MHz)

Memória de 2GB DDR2 667MHz, 2DIMM

Bateria Primária de 6 Células

Placa de áudio integrada 2.0

Camera embutida de 1.3 Mega Pixel e Microfone

Tela de LCD 13.3 WXGA

Placa de vídeo Intel GMA X3100

80G HARD DRIVE, 5400RPM

Sistema Operacional Windows Vista Home Premium

Placa de Rede Wireless Dell 1395 802.11G

Bluetooth

Serviço Complete Care - 1 ano

Gravador de CD e DVD, 8X DVD /-RW, DL /-R, com Roxio

*

Mouse Óptico Dell USB Premium com 5 botões

*

Complete Care

Contribuição para o Tio Michael:

R$ 1.980,00

Preço legal, ainda mais que foi incluso o Vista Home Premium, Bluetooth e Complete Care de 1 ano.

Foi comprado durante uma promoção de 2GB de RAM e Webcam grátis.

Impressões:

O note tem o jeito Vostro de ser. Máquina justa, robusta, sem frescuras.

Não é prata, não tem cobertura rosa, mas oferece uma máquina boa por um preço interessante para quem compra computador pelo que vai dentro dele. No caso, a assistência técnica e o complete care fizeram toda a diferença, pois o note será o companheiro de viagem da dona da pensão. Caso sofra algum dano, a Dell irá reparar.

O design é simples, bonito. Com os cantos angulosos e não arredondados como a linha anterior. A cobertura é glossy (ou preto piano, como está na moda dizer) e coleciona impressões digitais. Portanto, não recomendado para criminosos.

O drive ótico não tem gaveta externa. Você coloca a mídia e esta é tragada para dentro do drive, como nos cd players automotivos. Touch pad, como sempre, ótimo e a carcaça não esquentou em 2h que ficou ligado. A bateria de 6 células durou pelo menos este tempo sem se esgotar e sem ter sido carregada antes, portanto, não sei com que nível de carga veio da planta da Dell. Neste tempo o wi-fi e o bluetooth estavam ligados, por isto eu considero a duração excelente.

A carcaça é boa, aparenta boa robustez, mas sem ser o tanque de guerra que é o Vostro 1000. Vale dizer que tanques de guerra são pesados e o 1310 é bem leve. Só estranhei um pouco a textura do plástico, que é áspera. A cobertura do monitor parece ser menos rígida que as do v1000 e a tampa não tem trava, como nos notes mais modernos. Porém, até acostumar, é estranho abrir com uma mão só, pois embora seja um pouco dura de abrir (o que é bom, não tem trava...) a tampa dá uma certa impressão de flexibilidade. Não dá pra reclamar, afinal, trata-se de um note menor e um pouco mais fino, mas não tão pequeno quanto um MacBook de 13", por exemplo. Coisa boa: não esquentou nada.

Como é uma máquina (lá fora) voltada para o segmento corporativo, o Vostro 1310 é um tanto econômico nas saídas. Apenas uma VGA e obrigado. Nada de S-Video, DVI ou HDMI. Também não tem modem para conexão discada. Mas o que interessa está lá: Express Card, 4 USB, uma Firewire, fones de ouvido e microfone. E basta! Para 90% do público, serve. Quem precisa mais, encontrará opções mais adequadas no mercado, e pagando mais por isso. O som não é comovente, mas não é baixo. Apresenta apenas um falante, que fica na parte de baixo do note.

As teclas de multimídia são muito legais e para acioná-las não é preciso pressionar. Basta encostar o dedo sobre o botão que a tecla se acende com o seu poder. Proctologistas podem ter dificuldade para operar este sistema.

Comparado com os dois Vostro 1000 que eu comprei durante um bug (hehehe, veja meu avatar), o 1310 aparenta ser mais moderno internamente, com leds azuis indicando as funções. O teclado é excelente e comparando com o v1000, as teclas estão melhor posicionadas, especialmente o DEL (não o Dell) que fica no canto superior direito, onde intuitivamente a gente vai procurar a tecla.

A tela é matte, melhor para uso em ambientes iluminados e externos e apresenta boa qualidade. Infinitamente melhor que as dos v1000. Falando neles, uma é excelente, mas com angulo de visão medonho. A outra tem bom ângulo, mas a tela escura. O Vostro 1310 apresenta uma boa imagem com bons ângulos de visão.

Como o Pense Bem é da dona do barraco não vou instalar nada para fazer os Benchmarks. Vamos analisar pela média das máquinas do mercado, o que não deve fugir muito. Esta CPU tem 2GB de RAM, o que não deve causar problemas. O Vista roda bem, mas é algo ainda estranho pra mim, pois uso o XP e até o fim do ano passado ainda usava o Win2000... hehehe. De qualquer forma, com todos os apetrechos gráficos, piscantes, fluorescentes e transparentes, o Vista é nitidamente mais pesado que o velho Xispê.

Acompanha, ainda, o módulo Bluetooth que custou a bagatela de 35 merréis e pode eliminar mais um cabo na sua vida. Mesmo tendo recomendado em uns 50 posts a compra da caixa acustica USB (Dell 225) que é boa e custa pouco, acabei não comprando com este e me arrependi. O Mouse Ótico Premium de 5 botões é excelente e custou 10 reais. Vacilei de não ter pedido um adicional.

A entrega foi, tecnicamente, dentro do prazo. Não poderia haver atraso pois o note vai viajar e não poderia perder o vôo. Se a entrega atrasasse, voltaria pra maternidade e em seu lugar entraria um "qualquer coisa" de pronta entrega. A data de envio atrasou apenas um dia, comunicada pela Dell, sendo despachado na sexta, agendado no sábado e entregue hoje (segunda). Veio pela Transportadora Americana enquanto os anteriores vieram pela Mercúrio. Aliás, a Mercúrio não agendou a data dos v1000 e entregou para quem iria receber o presente no natal, um mês antes e ainda fez assinar o então futuro presenteado assinar a nota fiscal com o preço... Desta vez tudo ocorreu bem, portanto, aprovo a entrega da TA também. Ótima mudança!

Benedito Final:

O note cumpre o que promete e pelo preço que paguei está muito bem posicionado frente aos Celeron de telas pequenas.

Se contar o Windows Premium original e os outros apetrechos, valeu muito a pena. Talvez a dupla 1310/1510 não seja tão sofisticada do que a 1400/1500 (RIP), mas custa menos. Isto não é problema, visto que o preço dos notes caíram muito nos últimos meses, deixando o Inspiron mais acessível. Portanto, quem precisa de algo melhor, pode comprar sem gastar mais do que gastava meses atrás. Tem, ainda, a vantagem de se poder comprar placa de vídeo dedicada a um custo menor do que na linha anterior. Lamentável mesmo é a não oferta de HD de 7200rpm e tela com resolução de 1440px. E, principalmente, os dois juntos.

Recomendo também a vendedora Fernanda Oliveira (ramal 8363) que foi atenciosa e direta, demonstrando bom conhecimento do que estava vendendo. Como já falei com vários vendedores, esta é das melhores e merece a minha indicação.

A vida é dura...

Escrevo isto do meu Desktop, porque note que é bom... eu mesmo não tenho. Ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dell pra ver:

Coisa legal de computador de marca. Receber o produto lacrado e embalado como se recebe um videocassete.

dell01rh0.th.jpg

Este Dell tem brilho próprio. Cobertura Glossy e logo cromado.

dell02fo8.th.jpg

Teclado de boa qualidade e com boa disposição de teclas.

dell03uo9.th.jpg

Tela matte excelente. E vem com wallpaper de cana, pra quem mora no interior.

dell04aq9.th.jpg

Visão Geral da máquina. Acima do monitor, webcam integrada.

dell05ep2.th.jpg

Foto do notebook. Acima do laptop.

dell06fj9.th.jpg

Botões de multimídia sensíveis ao menor toque. Basta encostar para acionar. Dedo acende igual ao do ET, mas com a luz azul.

dell07rw4.th.jpg

Drive Ótico sem gaveta retrátil, com mecanismo semelhante ao de CD Players automotivos.

dell08ql8.th.jpg

Entradas e Saídas.

dell09nt3.th.jpg

Índice de Experiência do Vista:

Processador: 4,1

RAM: 4,5

Gráficos: 3,1

Gráficos de Jogos: 3,3

HD: 4,7

Portanto, conforme definido pela menor nota, o Vista deu 3,1.

Mas o que interessa me pareceu bom, mesmo que esta avaliação não seja lá tão confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu!

O tamanho de teclado não é problema não. Até porque, tirando a tela ser de 13,3", ele não causou estranhamento nenhum. Ou seja, não parece ser tão pequeno quando você mexe nele. Eu estranho mais o teclado do v1000 já que as teclas tipo insert, del, estão em posições nada intuitivas.

Estas teclas auxiliares são pequenas sim, mas o teclado de caracteres tem tamanho normal.

Quanto ao wallpaper de cana, não resisti...

Dona patroa é do interiorrrrrrrrrrrrrrrrrr... ehhehee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

supercadu77

Muito bom o seu review.

Deve ser uma emoção quando se recebe essa caixa de papelão pardo em casa né?

Estou esperando chegar o meu Vostro 1510 e se não tiverem feito um review deste modelo por aqui, me comprometerei a fazer.

Desde que fechei meu pedido neste modelo, tenho acompanhado comentários e conversas do pessoal. Faço parte de um timinho das antigas aqui do Fórum Clube do Hardware e devo dar mas as caras nesta área de notebooks, pois o meu desk estou passando por completo para a patroa e ficarei apenas com o book para todos os meus afazeres. :D

Gosto da sobriedade da linha Vostro.

Claro que faço parte da lista dos poucos que o consideram bacana e não culpo quem pensa o contrário, pois ele realmente tem um aspecto mais "brucutu" frente a outros modelos bem mais estilosos por aí

Não gostei apenas dele possuir um alto-falante apenas.

Tudo bem que é um modelo diminuto frente a outros da própria linha, mas acho que poderiam ter dado um jeito de particionar esse falante em ambos os lados.

Outra coisa que me atrai demais na linha são os controles multimídia sensíveis ao toque. Além de bastante charmosos, se mostram bem mais eficiêntes do que atalhos no teclado.

Parabéns... Um ótimo review.

Ficou faltando apenas uns testes de benchmark, mas dá pra entender os motivos que fizeram você deixar de fazê-los.

Abraços. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparativo do teclado do v1310 com um teclado convencional.

dell12hj8.th.jpg

O tamanho é padrão, o que ajuda bastante.

O som não é tão ruim. Comparado com o Itautec w7635, é bem alto.

Mas o duro é que a caixa é única e na parte de baixo. Se fosse em cima, ajudaria...

É estranho você sentir o som apenas do lado esquerdo. Mas quebra muito bem o galho, pois o grande problema dos notes geralmente é o volume.

Mas comparado com o Vostro 1000 perde bastante. Se bem que o v1000 tem os melhores falantes que já vi em notes. Bem alto mesmo!

No mais, estou estranhando a colocação do CD. Para o drive "tragar" o redondo você precisa colocar ele quase por completo. Parece que o drive fica muito para dentro em relação à boca.

Vou preparar um video com o unpacking e algumas coisas mais. Já que todo mundo faz video e coloca no YouTube, porque não eu? hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

supercadu77 = gostei muito do seu review...

Bem escrito, limpo, realista, demonstrou o seu produto com sabedoria, elogiando as qualidades sem se esquecer de tratar das "particularidades". Nota dez para vocÊ...

e o Note realmente parece ser adequado para o fim ao qual se destina

Um abraço :);):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, pessoal!

O Touchpad, excelente, tem 6,2 x 3,7cm.

Tem scroll sim.

Pra um note de 13" ele poderia ser alguma coisinha menor. Mas a Dell não sacrificou touchpad nem teclado pra diminuir 1cm na largura. Isso que é legal nele.

Embora pequeno, a usabilidade é excelente. A largura total é de 31cm, ficando 1,5cm de borda para cada lado do teclado. A profundidade é de 24cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor do review é o bom humor do supercadu, ehehehe.

Bom saber que o teclado dele tem dimensões "NORMAIS".

Agora, só fiquei com uma dúvida. Qual o peso da criança ?

Isso pode ajudar a quem estiver interessado em adquirir um note pela portabilidade (entre os de 12' e os de 13', por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, só fiquei com uma dúvida. Qual o peso da criança ?

Isso pode ajudar a quem estiver interessado em adquirir um note pela portabilidade (entre os de 12' e os de 13', por exemplo).

Régua eu tenho. Balança, não.

Mas segundo a Dell o peso é aproximadamente 2,02kg

Ou seja, faz uma p. diferença na hora de carregar, já que os de 15,4" tem cerca de 2,7kg. Só os Compaq de 15,4" me pareceram mais leves que a média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também comprei um Vostro 1310, mas com processador Core 2 Duo 1.8 GHz, 2GB RAM, HD 160 e Geforce 8400 GS, sem webcam e sem bluetoth. Com essa config consegui índice geral de 4,1 no Vista.

Processador: 4,8

RAM: 4,8

Elementos gráficos: 4,1

Gráficos de jogos: 4,8

Disco rígido primário: 5,4

No mais concordo com o teu review, o note é honesto, o desempenho agradou para o uso que terei, pois tenho um desktop mais equipado para jogar em casa. Achei bonito por fora (apesar de marcar muito com as digitais), gosto de design discreto, por isso o estilo anguloso me agradou. O tamanho da tela achei ideal para mobilidade, sem chegar a ser os mini notes de 12¨. A única grande decepção é mesmo o alto falante, li que era fraco antes de comprar, mas não imaginava que era tão fraco (sem peso nos graves, meu celular Sony Ericson K750 tem alto falante com melhor definição de som), por isso o único arrependimento foi não ter comprado os alto falantes externos, mas compensei com os fones da Creative que me surpreenderam muito positivamente (quem for comprar um Dell inclua que não vai se arrepender).

PS.: O note vem carregado de programas da Dell que não achei úteis, mas vou deixar ocupando espaço enquanto durante o ano de garantia, depois tiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também comprei um Vostro 1310, mas com processador Core 2 Duo 1.8 GHz, 2GB RAM, HD 160 e Geforce 8400 GS, sem webcam e sem bluetoth. Com essa config consegui índice geral de 4,1 no Vista.

Processador: 4,8

RAM: 4,8

Elementos gráficos: 4,1

Gráficos de jogos: 4,8

Disco rígido primário: 5,4

No mais concordo com o teu review, o note é honesto, o desempenho agradou para o uso que terei, pois tenho um desktop mais equipado para jogar em casa. Achei bonito por fora (apesar de marcar muito com as digitais), gosto de design discreto, por isso o estilo anguloso me agradou. O tamanho da tela achei ideal para mobilidade, sem chegar a ser os mini notes de 12¨. A única grande decepção é mesmo o alto falante, li que era fraco antes de comprar, mas não imaginava que era tão fraco (sem peso nos graves, meu celular Sony Ericson K750 tem alto falante com melhor definição de som), por isso o único arrependimento foi não ter comprado os alto falantes externos, mas compensei com os fones da Creative que me surpreenderam muito positivamente (quem for comprar um Dell inclua que não vai se arrepender).

PS.: O note vem carregado de programas da Dell que não achei úteis, mas vou deixar ocupando espaço enquanto durante o ano de garantia, depois tiro.

Quanto você pagou?

A bateria desse note fica meio q pra fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo o seu review.

Estava com dúvida em comprar o Vostro 1310, e suas informações

foram muito úteis para minha decisão.

Tenho um Dell Latitude 131L, muito bom por sinal, mas um pouco pesado,

quero um laptop com mais mobilidade, porém sem perder a confiabilidade Dell.

Esse Vostro 1310 parece ser uma excelente opção, e tem um bom custo x

benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!