Ir ao conteúdo

Sea Sonic M12II Bronze / S12II Bronze (430/520/620 W) e derivadas- Tópico central


Internet

Posts recomendados

Postado

Sejam bem-vindas e bem-vindos ao tópico central das Sea Sonic S12II Bronze e M12II Bronze. Neste tópico, faço um resumo das principais informações destas fontes.

Incluo aqui apenas os modelos de 430, 520 W e 620 W destas séries. Mas antes de continuar, vamos fazer algumas ressalvas.

A série S12II Bronze na verdade é composta por mais três modelos: 330 W, 380 W, 500 W. O modelos de 330 W utiliza um projeto mais antigo. Já os modelos de 380 e 500 W não possuem testes ou inforamções para poder fazer a sua inclusão aqui.

O mesmo vale para as M12II Bronze. Originalmente, esta série era composta por apenas dois modelos: 520 e 620 W. Porém, no final de 2011 a Sea Sonic resolveu expandir a linha e lançou mais 3 modelos: 650, 750 e 850 W. Entretanto, estas fontes também utilizam um projeto diferente, e portanto, não as incluirei no tópico. Este tópico só se dedica à fontes com o mesmo projeto.

A diferença entre estes modelos está apenas na questão do cabeamento. As S12II Bronze utilizam cabeamento fixo e as M12II Bronze cabeamento modular.

Como a Sea Sonic é um OEM de fontes, e existem outras empresas utilkizando fontes similares, as vezes grosseiramente idênticas por dentro, estou incluindo também algumas informações sobre elas.

Índice

SEa Sonic S12II-430Bronze

Sea Sonic S12II-520Bronze / Sea Sonic M12II-520Bronze

Sea Sonic S12II-620Bronze / Sea Sonic M12II-620Bronze

Comentários sobre as Sea Sonic originais

Fontes de outras empresas com o mesmo projeto: quais são as diferenças?

Leituras recomendadas

Lista de fontes baseadas neste projeto

Sea Sonic

S12II-430Bronze / S12II-520Bronze / S12II-620Bronze / SS-600ES (OEM) / SS-600ET (OEM)

Antec

Neo ECO (toda a série)

High Current Gamer: HCG-400 / HCG-400M / HCG-520 / HCG-520M / HCG-620 / HCG-620M

PC Power & Cooling

Silencer MKIII 400W / 500W / 600W

SilverPower

SP-SS620M

XFX

450W Core Edition Full Wired (Bronze) / 550W Core Edition Full Wired (Bronze)

Postado

Sea Sonic S12II-520Bronze / Sea Sonic M12II-520Bronze

Potência: 520 W / +12 V: 480 W (40 A)

OEM: Sea Sonic

Capacitor do primário: Nippon Chemi-Con 470 µF x 400 V / 105° C (série KMQ)

Capacitores do secundário: Nippon Chemi-Con 105° C

PFC: ativo

Tensão de entrada: 100 – 240 V

Conectores:

Placa-mãe (20+4 pinos) / 59 cm

ATX12V 4+4 pinos: 1 (55 cm)

EPS12V: 1 (55 cm)

Periféricos: 2 cabos com 3 conectores cada (43 cm no primeiro cabo, 52 cm no segundo cabo, 10 cm entre cada conector)

SATA: 2 cabos com 3 conectores cada (43 cm no primeiro cabo, 52 cm no segundo cabo, 10 cm entre cada conector)

Disquete: 2

PCI Express 6 pinos: 1 (59 cm)

PCI Express 6+2 pinos: 1 (59 cm)

Esquema de cabeamento modular da M12II Bronze

m12ii-620bronzeesquemacabeamento.jpg

Ventoinha: ADDA AD1212MB-A70GL (12 cm / rolamento de esferas)

Eficiência:

20% de carga: 85%

100% de carga: 82%

Etiqueta:

s12ii-520bronze.jpg

Distribuição do cabemento pelas linhas de +12 V: Estas fontes não possuem circuito OCP, e portanto têm apenas uma linha de +12 V.

Modelo de regulação de tensão: integrada para +5 V e +12 V, independente para +3,3 V.

Testes:

Sea Sonic S12II-520Bronze - Oklahoma Wolf

Sea Sonic S12II-520Bronze - X-bit labs

Sea Sonic S12II-520Bronze - Clube do Hardware

Saa Sonic S12II-520Bronze - Chip Hell

SEa Sonic S12II-520Bronze - Playwares

Outras informações:

Sea Sonic M12II Bronze

Sea Sonic S12II Bronze

Postado

Sea Sonic S12II-620Bronze / Sea Sonic M12II-620Bronze

Potência: 620 W / +12 V: 576 W (48 A)

OEM: Sea Sonic

Tensão de entrada: 100 – 240 V

PFC: ativo

Capacitor do primário: Nippon Chemi-con 560 µF x 400 V / 105° C (série KMR)

Capacitores do secundário: Nippon Chemi-con / Rubycon 105° C

Conectores

Placa-mãe (20+4 pinos) / 59 cm

ATX12V 4+4 pinos: 1 (55 cm)

EPS12V: 1 (55 cm)

Periféricos: 2 cabos com 3 conectores cada (43 cm no primeiro cabo, 52 cm no segundo cabo, 10 cm entre cada conector)

SATA: 3 cabos com 3 conectores cada

Disquete: 2

PCI Express 6 pinos: 1 (59 cm)

PCI Express 6+2 pinos: 1 (59 cm)

Nota: distância entre os conectores sem confirmação

Esquema de cabeamento na M12II Bronze

m12ii-620bronzeesquemacabeamento.jpg

Ventoinha: ADDA AD1212MB-A71GL (12 cm / rolamento de esferas)

Eficiência:

83,5% a 20% de carga (estimada)

83,5% a 100% de carga

Etiqueta

m12ii-620bronze.jpg

Distribuição do cabemento pelas linhas de +12 V: Estas fontes não possuem circuito OCP, e portanto têm apenas uma linha de +12 V.

Modelo de regulação de tensão: integrada para as linhas de +12 V e +5 V, independente para +3,3 V.

Testes:

Sea Sonic M12II-620Bronze - HardOCP

Sea Sonic M12II-620Bronze - X-bit labs

Outras informações:

Sea Sonic S12II Bronze

Sea Sonic M12II Bronze

Postado

Meu comentário:

Esta é uma série de fontes de baixo custo, porém com boa qualiddade e boa eficiência. Tecniciamente, não são fontes esplêndidas. Em termos de regulação de tensão, elas de certo modo até represntam um passo atrás em relação ao que havia nas fontes da revisão original, com regulação de tensão dependente entre as linhas, especialmente entre +5 V e +12 V. É o jeito encontrado para poder baixar o preço. Ainda assim, a regulação de tensão no modelo de 520 W é no geral, boa. Já a do modelo de 620 W também mostra resultados bons, mas não tolera bem cargas mais altas nas linhas de +3,3 V e +5 V, mostrando que não são fontes muito apropriadas para PCs muito antigos, que utilizam a linha de +5 V como a linha principal.

Os níveis de oscilação e ruído também são baixos quando a fonte trabalha com as mesmas distribuição de carga de um PC.

Enfim, para quem busca montar um PC de alto desempenho, utilizando placas de vídeo top de linha (com uma demanda acima de 200 W, como as Radeon HD 6970, 7970, GeForce GTX 570, 580, etc.), ou então utilizando CrossFireX / SLI de placas médias, ou placas de vídeo de médio consumo porém com margens consideráveis de overclock, são excelentes opções. O grande trunfo destas fontes é o benefício / custo. Encontrar fontes desta faixa de potência, com PFC ativo, bons níveis de eficiência, linha de +12 V forte e capacitores de ponta na faixa de 200 a 250 reais era algo impossível antes. As M12II Bronze também podem ser excelentes opções para quem busca uma fonte com cabeamento modular. Na minha opinião, cabeamento modular é um recurso sem muita importância, mas para quem costuma participar de tópicos de recomendação de fontes vê que este tipo de fonte é um anseio de uma certa parcela de usuários. E as opções de fontes de 500 a 600 W modulares que sejam boas são escassas.

Mais uma nota final: alguém aí já usou o RMA da Sea Sonic? Seria bom sabermos de alguma experiência...

Postado

Vale lembrar também de fontes derivadas deste projeto. A Sea Sonic é um fabricante de fontes. Então empresas como a Antec, a XFX, a PC Power & Cooling (que na verdade é uma marca petencente à OCZ) e a SilverPower também fecharam parceria com a Sea Sonic para comercializarem sob as suas marcas fontes baseadas nos mesmos projetos, com algumas modificações. Mas os PCBs são os mesmos, talvez apenas com diferenças nas cores. O controlador do primário também é sempre o mesmo, pelo menos até onde consegui checar: Infineon ICE1CS02.

XFX 450W Core Edition Full Wired (Bronze) / XFX 550W Core Edition Full Wired (Bronze)

Estas fontes aparentam serem idênticas às S12II-520Bronze e S12II-620Bronze. Pelo menos à primeira vista. Mas aparentemente houve algum tipo de modificção no controlador PWM, que fez com que estas fontes obtivessem um padrão diferente. A questão consiste em que o teste do JonnyGuru é um teste que aplica o máximo possível de carga nas linhas de baixa tensão. Embora isso seja incompatível com a demanda de um PC, esse teste tem um propósito de simular a regulação de tensão dentro de uma faixa mais ampla (explicarei isso mais abaixo).

Muita gente não gostou dos resultados obtidos. Até aí não me espanta. O que complica tudo é que os resultados estão sendo comparados independentemente do contexto. Naturalmente, contextos diferentes na maioria das vezes ocasionam resultados diferentes. Aí comparar esses resultados complica... Mas acho que consegui encontrar um denominador comum...

Com base nos gráficos de cargas cruzadas do X-bit Labs, eu tracejei uma linha (é um improviso, mas tenham em mente de qualquer forma o padrão de crescimento de cargas do JonnyGuru é uma constante). Esta linha representa o padrão de carga que foi utilizado no JonnyGuru. Reparem que há uma marcação em lilás nesta linha. Este ponto lilás representa a combinação de cargas do teste número 8 do JonnyGuru.

4xfx450craga5vjg.png

4xfx450carga33vjg.png

5xfx450carga12jg.png

Como podemos ver, as S12II Bronze originais obtiveram resultados pobres com estes padrões de carga. Agora comparemos nos resultados obtidos pelas S12II Bronze originais com os resultados obtidos pelo JonnyGuru no teste 8 da XFX 450W Core Edition Full Wired com os obtidos pelo X-bit Labs.

A linha de +3,3 V, com uma carga de 14,5 A, se manteve exatamente em 3,3 V. A regulação em +3,3 V é o ponto fonte das S12II Bronze.

Já a linha de +5 V ficou em 4,91 V, ou 1,8% menos que o seu valor nominal. A carga foi de 14,5 A

Já a linha de +12 V ficou em 12,44 V, 3,7% acima do seu valor nominal. A carga foi de 27 A.

Os resultados para as Sea Sonic são piores. Na linha de +5 V, há um distanciamento do valor nominal que fica entre 4 e 5%. Já na linha de +12 V, a diferença também entre 4 e 5%.

Agora, façamos de novo a comparação, utilizando o modelo de 550 W da XFX e a M12II-620Bronze, assinada pela própria Sea Sonic. Novamente, utilizarei os resultados do teste 8 do JonnyGuru para fazer a comparação.

xfx550jg12b.png

xfx550cargajg5.png

Na linha de +3,3 V, como já era de se esperar, 3,32 V. A carga aplicada foi maior do que na XFX de 450 W. Foram 15,7 A.

Na linha de +12 V, o resultado obtido foi de 12,24 V, exatamente 2% acima do seu valor nominal. Aparentemente, a M12II-620Bronze demonstra um resultado similar em relação ao seu afastamento deo valor nominal.

Já na linha de +5 V é que o bicho pega para a M12II-620Bronze. Esta linha apresenta resultados fora dos 5% para esta carga. Já no JG, ela apresenta um resultado de 4,83 V, 3,4% abaixo do seu valor nominal. Carga de 15,7 A.

O que dá para dizer? O erro está em comparar resultados com diferentes padrões de cargas. Fora do X-bit Labs, nenhuma outra Sea Sonic S12II Bronze foi submetida aos padrões de carga aplicadas pelo Jonny. A maioria destas fontes foram testadas apenas em sua zona de conforto. Uma olhada em testes do X-bit Labs e de testes mais recentes do TechPowerUp! mostram várias fontes que não trabalham bem com cargas mais altas em +3,3 V e +5 V. Em uma visão moderna, onde PCs trabalham demandando apenas algo em torno de 40 W nas linhas de +3,3 V e +5 V, isso apenas mostra de que a fonte em questão não é capaz de trabalhar com cargas que não cargas da natureza de um PC. Isso não é um problema das S12II Bronze. Isso é um problema de praticamente todas as fontes de entrada de linha do mercado. Por se tratar de cargas que não são as cargas de um PC, não vejo como algo grave assim. Fora que se traçarm,os uma linha simulando uma carga de PC, a XFX vai ter o mesmo comportamento de qualquer outra fonte.

A metodologia de carga do JonnyGuru, entretanto, não deixa de ser interessante. Muito pelo contrário: se a combinação de cargas de uma fonte forma um pentágono, o teste do Jonny passa pelos quatro vértices críticos deste pentágono, a saber:

1. Carga mínima em todas as linhas (ponto vermelho)

2. Carga máxima em +12 V, com carga mínima em +3,3 V e +5 V (ponto azul).

3. Carga máxima em +3,3 V e +5 V com carga mínima em +12 V (ponto preto)

4. Mesmas carga do item 3, colocando carga em +12 V até chegar ao limite das cargas combinadas (ponto lilás).

Para facilitar melhor a compreensão, vejam este gráfico do X-bit Labs para a regulação de tensão da Sea Sonic X-750.

seasonicx750regulao5v.png

Isso torna a XFX 550W Core Edition Full Wired a única S12II Bronze a ter conseguido o feito de passar nos quatro pontos críticos do pentágono. Naturalmente, as X-Series são muito melhores neste aspecto, mas a lista de fontes que consegue se manter dentro da regulação de 5% em qualquer carga é relativamente pequena.

Conectores:

Seguem o mesmo padrão das S12II-520Bronze e S12II-620Bronze em quantidade.

Limites da linha de +12 V

450W Core Edition Full Wired (Bronze): 34 A

550W Core Edition Full Wired (Bronze) : 44 A

Jou Jye Premium (BW-B430JL / BW-B520JL / BW-B620JL)

Também conhecida como BitWin (odeio o uso de dois nomes para a mesma série de fontes). Não há nenhuma alteração interna nos modelos de 520 e 620 W, que acabam sendo os mais fiéis ao projeto original. O modelo de 430 W também usa a mesma revisão dos seus irmãos maiores, com apenas algumas diferenças nos retificadores do secundário e nos transístores chaveadores. Também muda ligeiramente o esquema dos conectores para a placa de vídeo, onde são utilizados dois conectores de 6+2 pinos. Inclui um recurso chamado MultiLink, que facilita o uso de duas fontes simultaneamente. Entretanto, o recruso para que só funciona quando são usadas fontes da mesma série.

Jou Hye BW-B430JL / TechPowerUp!

Jou Jye BW-B520JL / TechPowerUp!

Especificações:

Jou Jye BW-B430JL

Jou Jye BW-B520JL

Jou Jye BW-B620JL

Antec High Current Gamer (HCG-400 / HCG-400M / HCG-520 / HCG-520M / HCG-620 / HCG-620M)

São versões com algumas modificações feitas à gosto da Antec. No modelo de 520 W, por exemplo, foram feitas mudanças nos retificadores de +12 V (retirando os retificadores de giro livre), e substituição de alguns capacitores. Para ser mais exato, a Antec colocou capacitores Nippon Chemi-con rotulados a 85° C. O cabeamento sofreu algumas alterações, como o uso de de dois conectores de 6+2 pinos para placas de vídeo. O circuito de monitoramento do secundário foi substituído por um modelo mais completo. Testes do TechPowerUp! apontaram melhor desempenho em cargas de transientes no modelo de 520 W em relação à Jou Jye BW-B520JL, que segue fielmente à Sea Sonic S12II-520Bronze. Ou seja, ela se saiu melhor que o modelo original. A Antec também aproveitou para corrigir a informação sobre os múltiplos barramentos de +12 V na etiqueta. O circuito de proteções do secundário foi substituído pelo PS223, no lugar HY-510N. O PS223 leva vantagem por incluir proteção contra sobrecarga de corrente e contra super-aquecimento. A ventoinha também foi substituída por um modelo de 135 mm (as demais fontes deste projeto utilizam ventoinhas de 120 mm).

Conectores:

Antec HCG-400 / HCG-400M

Placa-mãe

1 PCI Express 6 pinos

5 SATA

4 Molex

1 conector para disquete

1 conector ATX12V 4+4 pinos

Antec HCG-520 / HCG-520M / HCG-620 / HCG-620M

Placa-mãe

2 PCI Express 6+2 pinos (modular nas HCG-520M e HCG-620M)

6 SATA (modular nas HCG-520M e HCG-620M)

6 Molex (modular nas HCG-520M e HCG-620M)

1 conector para disquete (modular nas HCG-520M e HCG-620M)

1 conector ATX12V 4+4 pinos

Capacitores do primário

Antec HCG-400

Hitachi 450 V x 270 µF (105° C)

Antec HCG-400M

Informação não disponível

Antec HCG-520

Nippon Chemi-con 400 V x 330 µF (85° C)

Antec HCG-520M

Informação não disponível

Antec HCG-620

Nippon Chemi-con 400 V x 560 µF (85° C)

HCG-620M

Nippon Chemi-Con 400 V x 470 µF (85° C)

Limites das linhas de +12 V, segundop as etiquetas:

HCG-400 / HCG-400M: 30 A

HCG-520 / HCG-520M: 40 A

HCG-620 / HCG620M: 48 A

Testes dos modelos de cabeamento fixo

Antec HCG-400 - PC-experience

Antec HCG-520 / AnandTech

Antec HCG-520 / X-bit labs

Antec HCG-520 / TechPowerUp!

Antec HCG-520 / TechPowerUp!

Antec HCG-620 / TechPowerUp!

Testes dos modelos de cabeamento modular

Antec HCG-620M / RealHardTechX)

Antec HCG-620M / TechPowerUp!

Antec HCG-620M / Clube do Hardware

Antec HCG-620M - Clube do Hardware

Antec Neo ECO

São as fontes mais simples da família, com capacitores taiwaneses e menor eficiência. São as únicas S12II Bronze com selo 80 Plus padrão (todas as outras possuem 80 Plus Bronze, ou eficência equivalente em caso de ausência do selo) Possuem versões com e sem cabeamento modular. O modelo de 520 W chegou a ser testado no Guru3D, e demonstrou bom desempenho no geral. Já o de 620 W saiu-se mal no item ruído elétrico no X-bit Labs. Não há testes dos modelos de 400 e 450 W. Assim como nas High Current Gamer, foi corrigida a informação sobre os múltiplos barramentos de +12 V, mas o circuito de monitoramento do secundário é original das S12II Bronze, o HY-510N, sem proteção contra sobrecarga de corrente.

Conectores:

Neo ECO 400 / Neo ECO 400C / Neo ECO 450 / Neo ECO 450C

Placa-mãe

1 PCI Express 6 pinos

5 SATA

4 Molex

1 conector para disquete

1 conector ATX12V 4+4 pinos

Neo ECO 520 / Neo ECO 520C / Neo ECO 620 / Neo ECO 620C

Placa-mãe

1 PCI Express 6 pinos

1 PCI Express 6+2 pinos

6 SATA

6 Molex

1 conector para disquete

1 conector ATX12V 4+4 pinos

Capacitor do primário (todos com limite de 85° C da Nippon Chemi-con)

Neo ECO 400 / Neo ECO 400C

400 V x 270 µF

Neo ECO 450 / Neo ECO 450C / Neo ECO 520 / Neo ECO 520C

400 V x 330 µF

Neo ECO 620 / Neo ECO 620C

400 V x 470 µF

Limites da linha de +12 V:

Neo ECO 400 / Neo ECO 400C: 30 A

Neo ECO 450 / Neo ECO 450C: 34 A

Neo ECO 520 / Neo ECO 520C: 40 A

Neo ECO 620 / Neo ECO 620C: 48 A

Testes:

Antec Neo ECO 520C / Guru3D

Antec Neo ECO 620C / X-bit Labs

PC Power & Cooling Silencer MKIII / Sea Sonic SS-600ES / Sea Sonic SS-600ET

Esta linha foi lançada com trẽs modelos: 400, 500 e 600 W. O modelo de 600 W, no JonnyGuru, demonstrou o mesmo comportamento na linha de +12 V das fontes da XFX (embora em um grau menor). Mas a conclusão coloca a regulação da linha de +12 V como perfeita. Mas é uma Sea Sonic em praticamente tudo. O modelo de 400 W é internamente idêntico à Jou Jye BW-B430JL. Apenas sacaram 30 W fora e um dos conectores para placas de vídeo. Também foi corrigida a falsa informação sobre os mútiplos barramentos de +12 V. Há algumas diferenças no cabeamento, que chega a ser modular (que supresa, hein?). Tambem mostra bons resultados nos testes de transientes.

Testes:

PC Power & Cooling Silencer MKIII 400W / Planet3DNow!

PC Power & Cooling Silencer MKIII 400W / TechPowerUp!

PC Power & Cooling Silencer MKIII 600W / JonnyGuru

PC Power & Cooling Silencer MKIII 600W / TechPowerUp!

PC Power & Cooling Silencer MKIII 600W - Clube do Hardware

PC Power & Cooling Silencer MKIII 600W - RealHardTechX

PC Power & Cooling Silencer MKIII 600W - VR-Zone

PC Power & Cooling Silencer MKIII 600W - Tweak Town

Sea Sonic SS-600ES - Preview

Nota: as Sea Sonic SS-600ES e SS-600ET são internamente idênticas à PC Power Cooling Silenecer MKIII 600W. A diferença entre os modelos ES e ET é que os modelos ES utilizam ventoinha de 8 cm, contra ventoinhas de 12 cm nos modelos ET.

Conectores:

Silencer MKIII 400W

1 ATX12V 4+4

1 PCI Express 6+2 pinos

3 Molex

6 SATA

1 Floppy

Silencer MKIII 500W / Silencer MKIII 600W

2 ATX12V 4+4

2 PCI Express 6+2 pinos

3 Molex

6 SATA

1 Floppy

Limites da linha de +12 V:

Silencer MKIII 400W: 30 A

Silencer MKIII 500W: 38 A

Silencer MKIII 600W: 48 A

Outras informações:

Silencer MKIII 400W

Silencer MKIII 500W

Silencer MKIII 600W

SilverPower SP-SS620M

Esta fonte nada mais é do que uma M12II-620Bronze remarcada. Houve uma mehoria nos conectores para a placa de vídeo. Esta fonte tem 2 conectores PCI Express de 6 pinos e mais dois de 6+2 pinos. A SilverPower é uma marca alemã, pertecente à MaxPoint. Acredito que este modelo já foi descontinuado, pois não consegui encontrar as especificações no site da SilverPower.

Testes:

Hardware Academy

Postado

Sea Sonic S12II-430Bronze

OEM: Sea Sonic

Capacitor do primário: Nippon Chemi-con 390 µF x 400 V / 105° C (série KMQ)

Capacitores do secundário: Nippon Chemi-Con 105° C

PFC: ativo

Tensão de entrada: 100 – 240 V

Conectores:

Placa-mãe (20+4 pinos) / 59 cm

ATX12V 4+4 pinos: 1 (55 cm)

EPS12V: 1 (55 cm)

Periféricos: 2 cabos com 3 conectores cada (43 cm no primeiro cabo, 52 cm no segundo cabo, 10 cm entre cada conector)

SATA: 2 cabos com 3 conectores cada (43 cm no primeiro cabo, 52 cm no segundo cabo, 10 cm entre cada conector)

Disquete: 2

PCI Express 6 pinos: 1 (59 cm)

PCI Express 6+2 pinos: 1 (59 cm)

Etiqueta:

s12ii-430bronze.jpg

Distribuição do cabemento pelas linhas de +12 V: Esta fonte não possui circuito OCP, e portanto tem apenas uma linha de +12 V.

Modelo de regulação de tensão: integrada para +5 V e +12 V, individual para +3,3 V.

Testes:

X-bit Labs

Zol

Clube do Hardware

Nota: este modelo de fonte possui dois projetos. O primeiro utiliza uma versão com três dissipadores pretos, como o X-bi Labs. Já o segundo, que é o que circula atualmente, utiliza apenas dois disspadores. A diferença não está somentes nos disspadores, mas no PCB, nos controladores, transístores chaveadores, entre outros componentes. Estou tentando descobrir o porquê da Sea Sonic ter feito tal troca sem ter descontinuado este modelo e lançado outro no lugar, que seria o certo a se fazer.

Postado

Dou meus parabéns pelo tópico. É muito importante tentar destrinchar as fontes de uma das melhores plataformas de baixo custo que já vi numa fonte.

Realmente, como comentei no meu tópico falando sobre as fontes da plataforma S12II (incluindo as revisões), não há fonte que as supere no nosso mercado, tanto no preço como no conjunto. Mas depois de ler mais um pouco, vi que a questão desse custo/benefício é mundial. Acontece que eu vi níveis de eficiência na Seasonic S12II 520 Bronze (no teste do Oklahoma Wolf) bem semelhantes com o da Super Flower Golden Green 450 (fonte por qual é baseada a Rosewill Capstone 450) até os 30% de carga. Me parece que a fonte da Seasonic ainda é tecnicamente superior...

Lembro que você um dia falou que queria conhecer a "fonte perfeita", mas que tal fazer um exercício melhor? Encontrar uma fonte que supere as S12II numa faixa de preço próxima. Que tal?

Postado
Dou meus parabéns pelo tópico. É muito importante tentar destrinchar as fontes de uma das melhores plataformas de baixo custo que já vi numa fonte.

Obrigado!

Realmente, como comentei no meu tópico falando sobre as fontes da plataforma S12II (incluindo as revisões), não há fonte que as supere no nosso mercado, tanto no preço como no conjunto. Mas depois de ler mais um pouco, vi que a questão desse custo/benefício é mundial. Acontece que eu vi níveis de eficiência na Seasonic S12II 520 Bronze (no teste do Oklahoma Wolf) bem semelhantes com o da Super Flower Golden Green 450 (fonte por qual é baseada a Rosewill Capstone 450) até os 30% de carga. Me parece que a fonte da Seasonic ainda é tecnicamente superior...

Lembro que você um dia falou que queria conhecer a "fonte perfeita", mas que tal fazer um exercício melhor? Encontrar uma fonte que supere as S12II numa faixa de preço próxima. Que tal?

No mercado brasileiro, realmente é o melhor que temos. Mas comparar as belas Super Flower Golden Green com as S12II Bronze acho que é exagero. Tudo bem que a eficiência a baixas cargas até dê uma melhor impressão. Mas vejo que a regulação de tensão das Super Flower como superiores... Os testes de crossload que já temos por aí já passam um pouco dessa ideia...

Por isso que a minha aposta são as Capstone da Rosewill...

Não vejo estas Sea Sonic como a oitava maravilha, mas sim como uma evolução do que é vendido no mercado. Inegavelmente, uma excelente evolução.

Em tempo: corrigi as informações sobre os conectores para o processador. O cahato é que a própria página da Sea Sonic é meio confusa sobre isso.

Postado

Realmente vi que é melhor a regulação de tensão, pois as Golden Green que possuem conversão DC-DC para deixar a regulação de tensão mais estável. Curioso, pelo menos pra mim.

Bom, é melhor investigar mais quais fontes superam essas S12II lá fora. Aqui no Brasil por enquanto é S12II na cabeça. Isso até o Topgamer conversar com o cara lá sobre a minha sugestão...

http://www.hardware.com.br/comunidade/showpost/5809848.html

Postado

Tópico refeito. Acho que pelo menos por enquanto o meu trabalho acabou. Foram feitas as seguintes modificações:

1. As Jou Jye foram retiradas dos posts principais. Embora sejam fonmtes internamente idênticas, resolvi deixá-las em no quinto post.

2. Incluído resumos de todas as fontes baseadas no mesmo projeto já lançadas. Resolvi também um comparativo sobre a regulação de tensão das XFX 450W Core Editioon Full Wired e XFX 550W Core Edition Full Wired. Eu tenho um ponto de vista diferente sobre o assunto. Aproveitei para deixar mais claro. De qualquer forma, acredito que isso abre a possibilidade de tirar conclusões mais claras.

3. progamer, acho que eu lhe devo explicações: Os tópicos que você fez por lá ficaram muito bons. Eles têm uma vantagem extremamente importante: é de leitura amigável. Mas eu acho está na hora de entender que os tópicos que criamos têm propósitos diferentes: o que eu criei são um conjunto de parâmetros. Já os que você criou são as sínteses desses parâmetros. Detalhar muito esses parâmetros faria com que o tópico que você fez nficasse tão complexo quanto este aqui, inclusive te daria um trabalho absurdamente alto. Eu fiquei surpreso quando viocê criou aqueles tópicos. No início, achei melhor não juntar, porque eu ainda não tinha concluído e porque queria criar um foco mais restrito, já que voê tinha criado os outros tópicos. Continuo achando isso, só que por outras razões: o post que eu criei precisa de maior detalhamento. Já o seu, se detalhar muito, acho que estraga. Em todo caso, eu acho melhor deixarmos como está agora: eles podem se complementar muito bem. Inclusive porque eu precisava incluir fontes que não tinham no Brasil. Eu acho que por questão de justiça, eu devo incluir o link do seu tópico neste aqui. Já estou providenciando isso.

Edit: feito. Está no post de leituras recomendadas.

Abraços

Postado

Interessante essa análise do crossload, isso mostra um pouco na prática porque não tivemos problemas de instabilidade com as XFX.

Só para acrescentar, a regulação de tensão nas Seasonic KM de final 50 é melhor que nas de final 60, mas ainda assim com a diferença que a regulação por conversão DC-DC tem em cima de uma regulação com duas bobinas como nessas Seasonic S12II.

Postado
Interessante essa análise do crossload, isso mostra um pouco na prática porque não tivemos problemas de instabilidade com as XFX.

Mais do que isso. O gráfico permite concluir que a Sea Sonic S12II-520Bronze tem comportamento similar, e ninguém teve instabilidade alguma com ela por conta disso. Mas como chego à esta conclusão?

Basta pegar o ponto de carga mínima da fonte (ponto preto). Em seguida, ligue ao que seria o ponto lilás. No ponto preto, essa linha de +12V está entre 2 e 3% acima do seu valor nominal. No ponto lilás, ela já estará entre 4 e 5%.

Mas como é que eu posso ter certeza que é acima? Simples: puxemos o teste CL1 de Oklahoma Wolf para esta fonte. Vamos chamá-lo de ponto preto, como eu fiz no desenho da X-750.

Carga em +3,3 V e +5 V: 15 A por linha

Carga em +12 V: 2 A

O valor obtido por esse teste para a linha de +12 V foi de 12,66 V, acima dos 5% No X-bit Labs, foi obtido um valor similar, também acima dos 5%. Mas se você mantiver essa carga em +3,3 V e +5 V e for aumentando a carga em +12 V, a linha de +12 V vai diminuindo, porém lentamente. Em contrapartida, a tensão da linha de +5 V vai aumentando, até fica dentro da especificação, como mostra no X-bit Labs.

Comparando os resultados da linha de +5 V no teste de CL1 do Jonny Guru para estas XFX com o resultado do teste 8 do JG, os resultados são consideravelmente próximos.

XFX 450W Core Edition Full WIred

Teste CL1: Linha de +5 V em 14 A. Valor obtido: 4,87 V

Teste 8: Linha de +5 V em 14,5 A, com a linha de +12 V carregada com o valor complementar. Valor obtido: 4,91 V.

XFX 550W Core Edition Full Wired

Teste CL1: 15,6 A em +5 V. Valor obtido: 4,75 V (limite da especificação)

Teste 8: 15,7 A em +5 V. Valor obtido: 4,83 V

Não tem outra: usar a metodologia do JonnyGuru, que proporcionalmente exige mais das linhas de +3,3 V e +5 V, vai resultar nesse tipo de comportamento.

Isso acontece devido à forte interdepẽncia entre a linha de +5 V e a de +12 V. O controlador PWM tem que "se virar". Um aumento na carga em +5 V obriga a fazer ajustes no ciclo de trabalho. Se ele deixar de fazer esses ajustes, a linha de +12 V pode ate ficar numa boa, mas em compensação, se não tomar cuidado, a regulação de +5 V vai para o espaço. Achar o ponto ideal requer um certo trabalho, e ele nem sempre vai ser tão ideal assim. Para a XFX conseguir uma regulação de tensão mais próxima dos valores nominais em +12 V, ela vai ter que sacrificar a regulação em +5 V. Provavelmente foi isso que foi feito na segunda versão do modelo de 450 W. Mas por que essa dependência entre as linhas de +12 V e +5 V? O TechPowerUp!, no teste da Antec HCG-520, explica isso:

"Also the presence of only two coils means that the outdated, but cheap to implement, group regulation method is used, so in cross load tests don't expect breath taking results. The bigger choke is for 12V&5V and the smaller one for 3.3V."

Aliás, pode repetir esse exercício de ligar os pontos preto e lilás na Antec HCG-520, nas PC Power & Cooling Silencer MKIII. Ou a linha de +12 V sobe além do gosto, ou então a linha de +5 V fica ruim.

Na minha avaliação, o mais crucial é que as linhas de +12 V e +5 V são suficientemente estáveis para trabalhar com as cargas de um PC típico. O que eu acho que é um erro, por parte da Sea Sonic, foi a declaração de valores mais altos de limites para a linha de +5 V. Em fontes que precisam priorizar a linha de +12 V e ficam com o desafio de equilibrar a regulação entre +5 V e +12 V, colocar limites altos em +5 V complica tudo. O projeto mostra que elas não têm capacidade para aguentar toda esta carga em +5 V, ou então que elas ficam no limite. A maior prova é que muitas vezes, no seu limite, a linha de +5 V sai do limite da especificação. Diria que 10 A de limite para elas seria mais sensato. Os resultados seriam melhores.

Não acho que isso deva condenar o projeto. Eu acho que o fator mais importante, que são as cargas típicas de PC, estão em boa ordem. Em todas as S12II Bronze. Isso é o que mais importa, e é isso que tem guiado a recomendação das Sea Sonic nos fóruns. Esse princípio deveria valer para todas as fontes. Mas infelizmente nem sempre é assim.

Só para acrescentar, a regulação de tensão nas Seasonic KM de final 50 é melhor que nas de final 60, mas ainda assim com a diferença que a regulação por conversão DC-DC tem em cima de uma regulação com duas bobinas como nessas Seasonic S12II.

É, mas a diferença nem é tanta assim, com exceção no modelo de 660 W.

  • 2 semanas depois...
Postado

Tópico atualizado para inclusão dos links dos testes da Antec HCG-620M. Acrescentei as informações sobre os limites de corrente em +12 V para as Antec, XFX e PC Power & Cooling.

  • mês depois...
  • mês depois...
Postado

Tópico atualizado. Adicionados os seguintes reviews

Antec HCG-620M no Playwares

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=auto&tl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.playwares.com%2Fxe%2F

PC Power & Cooling Silencer MKIII 600W no VR-Zone e no TweakTown

http://www.tweaktown.com/reviews/4470/pc_power_cooling_silencer_mk_iii_600w_power_supply_review/index1.html

http://vr-zone.com/articles/pc-power--cooling-silencer-mk-iii-600w-psu-review/14981.html

Adicionado a questão cargas de PC na XFX.

Tirei os comentários sobre a HCG-620MN. E bom lembrar que os limites dos retificadores são a 100° C. Com temperaturas, os limites de correntes são maiores, o que acaba tirando o fundamento de que tais retificadores estariam subdimensionados.

  • 5 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...