Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terras eletrônicos


Renan

Posts recomendados

Olá povos :P

Seguinte, depois de perder 2 fontes por causa de um terra eletrônico, resolvi descobrir por que o bicho me causou prejuízo. Navegando por ai encontrei alguns textos, como esse:

"O que o produto tecnicamente faz é conectar o terminal de Terra do computador ao neutro (de uma forma segura, leia adiante) da alimentação. Essa é uma forma tecnicamente aceitável de aterramento mas que deve ser sempre a segunda opção comparada ao aterramento convencional em que uma haste de cobre é fincada no solo.

Um dos motivos pelos quais o aterramento pelo neutro não é aconselhado é porque se por algum motivo o neutro e o fase da alimentação da residência forem invertidos (acidente, eletricista incompetente, etc) todos os equipamentos aterrados dessa maneira passarão a estar conectados ao polo vivo (o fase) com consequências desastrosas (leia-se: mortais).

(texto retirado de www.suporte.ind.br/ryan/prod_protec.htm)

Conclusão, os terras eletrônicos funcionam muito bem sim, o problema é que você tem que saber as polaridades da tomada da sua casa (o que pode ser feito com uma chave teste, você enfia na tomada e o buraco q acendê-la é o positivo) e qual a posição certa do terra eletrônico (o q muitas vezes tem q ser adivinhado :( mas geralmente é a posição na qual ele fica "em pé"), mas que funciona, funciona. É tanto que estou usando-o novamente sem mais problemas :)

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei caro dwrocha, mas o estabilizador não faz o aterramento. Eu uso estabilizador sim, o problema foi q eu inverti a polaridade do terra eletrônico. Mas esse tópico q eu coloquei foi só para informar o pessoal sobre o funcionamento dos terras eletrônicos. Obrigado mesmo assim pela resposta :)

Gostaria até de pedir aos moderadores que fixassem esse tópico pois é uma informação bem útil :)

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Renan!

Sem dúvida sua informação e muito útil.

Sempre aparece alguém perguntando porque tomadas de aparelhos de informática tem três pinos, e para que serve o fiozinho verde do microondas.

Esta dica de ligar o fio terra no neutro, nunca deve ser usada por um técnico na casa de um cliente ou mesmo mensionado a este, pois será responsável por qualquer dano que vier. Como você mesmo mencionou acima.

.,.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

a questão do terra é bem interessante.

O terra eletrônico tem um principio aceitável quando levamos em conta o seguinte:

- tensão de saída da tomada elétrica em 127V (fase + neutro)

- qualidade da energia elétrica (o neutro sempre em 0V)

Mas como em alguns casos não encontramos estas condições, este equipamento não teria funcionamento adequado.

Vou dar uma explicação simples sobre o faze-neutro-terra.

Exemplo:

Em uma tomada elétrica em 127V temos o faze (positivo) e o neutro (negativo), poucos sabem q o neutro não é gerado, pois na usina hidrelétrica o gerador manda para o transformador com dois polos de saída, um destes polos é aterrado, dando origem ao neutro, o outro vem com a energia positiva.

Teoricamente, o neutro deveria sempre ficar com 0V, mas isso nem sempre acontece. Em equipamentos eletrônicos é indispensável o uso de um bom aterramento para quando houver descargas eletricas maiores q o suportado pelo equipamento, esta seja jogada para o solo, e não menos importante, compensar a diferença do neutro, que deveria estar em 0V.

E se houver uma descarga elétrica na rede, esta consequentemente vai para seu micro pelo neutro da tomada, se você usar uma rede com tensão 220V, não funciona, pois esta geralmente tem dois polos positivos.

Equipamentos q não contenham cirtuitos eletronicos você pode até liga-los no neutro.

um exemplo clássico:

um micro sem um aterramento adequado possivelmente terah problemas para conexão discada!!! (fato presenciado)

Mas c você gostou tanto do aterramento eletrônico, nada o impede de usá-lo.

Luciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma curiosidade sobre aterramento.

Todo o padrão residencial (o Medidor de consumo de corrente elétrica) e aterrado. Mas quando o Aterramento desde padrão fica acima da altura da casa, o aterramento não funciona muito bem e os equipamentos podem ficar com sua superfície eletrificada. Como no caso do chuveiro elétrico.

Um amigo aqui perguntou algo sobre como aterrar.

Basta fincar três astes de ferro de 3 metros cada uma a uma distância de 3 metros uma da outra. Se esta distânica não for observada, o campo eletromagnético gerado por uma haste anulará o campo da outra e assim o efeito do aterramento será cancelado.

Para se medir se um aterramento está legal ou se realmente ele existe, basta medir com um multiteste a tensão entre a fase e o neutro, fase e o terra, os dois terão que ter a mesma diferença de potencial. Depois meça a continuidade entre neutro e terra. Neste caso a restência terá que ser alta, se tiver um curto ou uma pequena resistência, e porque o terra foi simulado, ou seja colocaram o terra junto do neutro.

Bom acho que e isto mesmo, tem muito tempo que li sobre aterramento não sei se ainda entendo do assunto.

.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rodrigobatista2000@21 Mar. 2003,03:16

Basta fincar três astes de ferro de 3 metros cada uma a uma distância de 3 metros uma da outra. Se esta distânica não for observada, o campo eletromagnético gerado por uma haste anulará o campo da outra e assim o efeito do aterramento será cancelado.

Cara,

com relação ao chuveiro poderia ser utilizada a forma de aterramento por neutro da rede elétrica mesmo, tem um bom funcionamento, mas sempre lembrando q o correto é fazer com hastes de aterramento apropriadas...

e sobre as 3 hastes, estas devem ser de "cobre", e a distancia tem q ser, no mínimo, a mesma do comprimento da haste, c esta for d 2,4m a distancia uma da outra deve ser d 2,4m, c for d 1,5m, a distancia d 1,5m, e assim vai. E se a distancia não for obedecida, não quer dizer q anulará o aterrameto, mas este ficará com menos capacidade, ou inadequado.

valeu

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Caro Mr. Crowley.

quando eu disse que anular não estava querendo dizer o anulamento total, e sim parte dele como você mesmo disse.

No caso dos 3 metros, e porque esta e a medida mais usada, inclusive pela companhia elétrica de minha cidade, cuja a haste fincada na porta de minha casa e de alumínio misturado com um outro tipo de material mais resistente. Não precisa ser necessariamente o cobre.

O tipo de material usado, bem como o seu tamanha e quantidade varia de terreno para terreno. Em alguns casos e necessário até mesmo fazer um tratamento com o solo e misturar produstos químicos, ou até mesmo sal, para melhorar a condutividade e ter assim o aterramento adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um texto interessante sobre aterramento.

           Focinho de Porco não é mais Tomada

   

O padrão internacional, e que está sendo adotado também pelo Brasil, de todos os equipamentos eletrônicos utilizarem o plug de força de dois pinos mais um pino terra, ainda deixa muita gente frustada quando vai ligar seu novo equipamento na tomada. Por que este maldito pino terra? Não serve pra nada...vou decapitá-lo. E assim vai para o lixo um pequeno avanço da tecnologia.

Bom, vamos começar pelo o raio/relâmpago/trovão; foi aí que tudo começou. O raio é uma "força elétrica" tão poderosa que ao "cair" cria uma energia induzida, também poderosa, que sai procurando o menor caminho para se chegar a terra. No meio deste caminho, estão os fios elétricos. A finalidade do pino terra é encurtar o caminho deste surto de energia que está prestes a pegar alguns componentes do seu novo aparelho, desviando-o para o aterramento. Você só vai sentir falta do "terceiro pino" neste momento.

Estabilizadores, protetores e filtros de linha só vão funcionar plenamente com o pino terra realmente aterrado.

Outra grande utilidade do 3o pino é oferecer segurança ao operador do equipamento. Ao se ligar um plug a uma tomada de 3 pinos, com o 3o pino realmente aterrado, todas as partes metálicas externas do equipamento também ficaram aterradas. Se ocorrer algum defeito interno, principalmente provocado por choques externos, tal que alguma parte "viva" encoste na carcaça metálica, o fio terra escoará a corrente elétrica para a terra sem limitação de corrente, queimando assim o fusível de proteção e desergenizando o equipamento, protegendo assim seu operador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma curiosidade.

Já dei choque em algumas pessoas por conta desta estática. Ao ligar monitores ou mesmo televisores tenho a mania de passar a mão na tela do mesmo, ai fico carregado com está estática. Se alguém me tocar toma choque (não e sempre que isto acontece e eu não sinto a descarga somente quem toca em mim, dá até para escutar os estalos na pele, não me pergunte porque não sei o que acontece), principalmente se estiver com o pé no chão. Ontem a vítima foi minha irmã de 7 anos, coitada. Ao ligar o monitor do meu pc, eu segurei naquele fiosinho do protetor de raiox, aquela telinha preta, que por preguiça minha eu ainda não aterrei.

Tadinha, estava sem calçado, foi um baita choque, 2 em seguida, ficou o resto do dia correndo de mim com medo.

Um aterramento adeguado do protetor evitaria isto.

Aguardo comentários.

.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

:cool:

Gentemmmm....  é o seguinte:

Esse negócio de aterramento é relativo, digo em relação ao solo. O material usado para fazer o aterramento deve ser metal e de preferência metal cobre. Esse metal deverá alcançar a parte úmida do solo, quanto mais úmidade, melhor.

Aqui, na minha casa, o tamanho foi de apenas 1,5 m.

É isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa eu botei uma barra de cobre de 1,5m na parede e taquei cimento. Mas o cara que fez o aterramento disse q não ficou bom. então ele tirou tudo, misturou sal no cimento e botou de novo no lugar.

Qual o papel do sal nesse caso? Se ele sabia que o sal ia ajudar, porque ele não tacou logo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chefano@24 Abr. 2003,23:21

aí galera beleza?>

Tenho um serio problema ..pois moro em um predio relativamente antigo q não dispoe de aterramento....O eletrônico seria um bom paleativo pra mim? []s!\

Faz um aterramento ai na sua parede... quebra um pedaco e bota a barra de cobre. Não entendo muito, mas já passei um tempo com um terra eletrônico... não é muito confiavel...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, quando o assunto é aterramento sou muito radical pois já vi equipamentos queimarem por causa deles e choques elétricos também em usuários. Sou um pouco radical, pois num quero arriscar de perder o cliente e nem o equipamento. Por isso eu só uso Módulo Isolador Estabilizado Microsol e aterramento com haste de cobre bem enfiada mesmo e com sal grosso. Quando meu cliente pode pagar, eu recomendo o M.I.E, o de 1.0 ou de 450, mas quando ele não pode comprar eu faço o aterramento mesmo. E testo pra ver se ficou bom. Garanto uma coisa, depois que usei este padrão de instalação boa parte de problemas de meus clientes foram resolvidos.

Fica a critério de cada um!

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs, NÃO adianta nada colocar haste de terra na parede. O aterramento deve ser feito no solo, e quanto menor a resistividade do solo, melhor.Sal, carvão podem melhorar a resistividade, mas caso esta resistividade esteja alta deve-se aumentar o número de astes colocadas. A melhor é a de cobre, porém a mais barata é a galvanizada. Todo padrão de energia, por norma deve ser aterrado e conectado junto ao neutro da rede elétrica.Portanto, caso o condutor neutro no ponto onde será feito o aterramento, até a conexão no padrão for de alta qualidade, o neutro será, apesar que não ser o correto, um bom ponto de aterramento. Os riscos deste tipo de aterramento, são rompimento na rede elétrica da conssecionária de energia deste condutor neutro, e caso o aterramento do padrão estiver ruim, retorno do cond. fase, provocando choque elétrico, o que geralmente é difícil de acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RoPeres@27 Abr. 2003,06:24

Srs, NÃO adianta nada colocar haste de terra na parede.

Eu não entendo muito esse negocio de aterramento...

Mas aqui no meu predio já tive amigo que perdeu muita peça por causa da energia.

E eu já tenho a 8 anos meu computador aterrado na parede... uma barra de cobre de 1 metro enfiada na parede e sobre ela sal e cimento... foi até um eletricista que andava fazendo uns trabalhos la em casa que aconselhou.

Nunca tive nenhum problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Amigos

A questão de aterramento tambem é uma questão de segurança pessoal, isso mesmo, é serio! aterramento eletrônico não é muito confiavel devido a inversão iminente de fase tanto provocada por um eletricista ou mesmo por causa de um rompimento na rede provocando o inesperado,

para tanto o aterramento deve ser feito no solo, na parede não funciona e ainda coloca em risco a vida de quem está perto da barra! para o aterramento é necessário ter uma barra (de cobre é a mais recomendada devido a sua alta condutividade) essa barra geralmente de 1,5 a 2,30m é inserida no solo! com uma parte pequena para fora para a conexão do fio de terra, detalhe muito importante para quem mora em predio!! NUNCA TENTE ATERRAR SEUS EQUIPAMENTOS NO CABO DE ATERRAMENTO DO PARA-RAIOS!!!! isso é comum acontecer por ser tambem um aterramento porém ao receber uma descarga, o terra do para-raios descarrega energia em todos os equipamentos cascateados em seu circuito!!!

Abraços

Márcio Santos

Analista de Suporte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de aterramento sempre gera polemica, pra ficar simples:

- um terra mau feito gera resistência, logo energia, então se for feito o terra no fio neutro comum o fio neutro produzira pequena quantidade de energia logo deixando de ser neutro.

- em geral é preciso de um multimetro para fazer um terra, o multimetro (ou ohmimetro)tem que marcar 0 Ohn (nem mais nem menos)

- se não marcar você tá ferrado e vai ter que sair cravando astes de cobre até marcar 0 ohn.

- pra ter uma ideia um professor de eletrônica me falou uma vez que pra fazer um terra na casa dele ele comprou um radiador velho, fez um buraco bem fundo, colocou o radiador e encheu de carvão na volta, e depois cravou uma haste de cobre no meio do radiador. Complicado??? mas é bem seguro...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu usei o multimetro para testar um terra eletrônico e ele marcou tencao nos dois polos como a rede e 220 ele marcou 110 en cada polo. eu pessoalmente não indico para niguem o terra eletrônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como foi falado, um bom aterramento deve ser feito com um objeto grande de metal (haste de cobre, galvanizada ou mesmo um radiador velho de carro) enterrada na terra (parede não serve) em um lugar onde esta tenha uma boa condutibilidade. Em geral terra úmida é melhor, e misturar um pouco de sal no local ajuda.

O teste mais confiável deve ser feito medindo a DDP entre o neutro e o terra, esta não deve passar dos 3V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dwrocha@16 Mar. 2003,18:18

uma boa opção para a fonte não queimar é instalar um estabilizador de tensão na tomada........

O pior, pega o choque seu CPU e Monitor! é melhor instalar o cobre de fio-terra! pensa atenção!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!