Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terras eletrônicos


Renan

Posts recomendados

Desmontando algumas fontes e o meu estabilizador cheguei à seguinte conclusão:

As fontes de alimentaçao dos equipamentos com tomada tripolar e o próprio estabilizador possuem um circuito de filtro na entrada, com capacitores e/ou varistores que desviam para o pino terra a "sujeira" da rede elétrica. Até aí está tudo bem se você tem um aterramento pra absorver a corrente desviada pelo filtro. O problema é que quando o pc não está aterrado, essa corrente não tem pra onde ir e acaba deixando o gabinete (que é ligado ao terra, dentro da fonte) com um potencial elétrico elevado em relação à Terra. Você pode constatar isso com uma chave neon e ver que ele fica "eletrizado", podendo até dar choques.

Não sei se estou conseguindo ser claro, mas o que eu quero dizer é que o próprio circuito que serve pra proteger o equipamento acaba ferrando tudo quando não há aterramento. Se não fosse esse circuito, talvez nossos PCs nem precisariam ser aterrados, já que as fontes possuem transformadores isoladores ! Em compensação, também não ficariam tão protegidos contra os surtos de tensão da rede elétrica. Talvez sejam assim as fontes de notebook, pena eu não ter uma pra abrir e examinar :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lango,

O varistor destina-se em conjunto com o fusivel, evitar sobretensoes. O material torna-se um curto e abre o fusivel.

Nada é "ferrado" sem o terra.

Choques pelo gabinete resultam da falha de isolação da fonte.

O conceito de transfornador isolador esta inadequado no contexto.

Pesquise mais sobre fontes chaveadas.

Postado Originalmente por LangoLango@30 de agosto de 2005, 00:38

Desmontando algumas fontes e o meu estabilizador cheguei à seguinte conclusão:

As fontes de alimentaçao dos equipamentos com tomada tripolar e o próprio estabilizador possuem um circuito de filtro na entrada, com capacitores e/ou varistores que desviam para o pino terra a "sujeira" da rede elétrica. Até aí está tudo bem se você tem um aterramento pra absorver a corrente desviada pelo filtro. O problema é que quando o pc não está aterrado, essa corrente não tem pra onde ir e acaba deixando o gabinete (que é ligado ao terra, dentro da fonte) com um potencial elétrico elevado em relação à Terra. Você pode constatar isso com uma chave neon e ver que ele fica "eletrizado", podendo até dar choques.

Não sei se estou conseguindo ser claro, mas o que eu quero dizer é que o próprio circuito que serve pra proteger o equipamento acaba ferrando tudo quando não há aterramento. Se não fosse esse circuito, talvez nossos PCs nem precisariam ser aterrados, já que as fontes possuem transformadores isoladores ! Em compensação, também não ficariam tão protegidos contra os surtos de tensão da rede elétrica. Talvez sejam assim as fontes de notebook, pena eu não ter uma pra abrir e examinar  :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uBira,

A função do varistor é essa mesma. Se a fonte tiver o varistor ligando o fase (depois do fusível) ao neutro tudo bem. O problema é quanto o varistor está ligando o fase com a carcaça da fonte, e esta não está aterrada. Pior ainda quando é usado um capacitor pra fazer isso, já que o capacitor nem precisa de uma sobretensão pra conduzir corrente.

Digo que ferra tudo, porque existem relatos de usuários que tiveram componentes do PC pifados ou tinham problemas de travamento/reboot só porque o computador apresentava essa eletrização no gabinete, que mais tarde se resolveu com um aterramento.

Os trafos que tem dentro da fonte são isoladores e poderiam oferecer proteção contra os choques, mas essa isolação não adianta nada se a fonte tem um outro componente (como o varistor ou o capacitor) criando uma "ponte" para as cargas elétricas fluirem do circuito primário para o secundário, deixando todos os componentes do computador "vivos" em relação à terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Muito se fala quando a questão é aterramento. Muita lenda existe em torno disto até mesmo com o pessoal que trabalha nesta área. O que se conhecia sobre aterramento mudou radicalmente nos últimos 10 anos. Basicamente todo equipamento elétrico TEM QUE SER LIGADO AO NEUTRO DO SISTEMA, este neutro é que deve ser aterrado. As novas tomadas, hoje padronizadas pela ABNT, tem o pino de terra. Este ponto é conectado à um condutor separado e este condutor por sua vez é ligado ao neutro, geralmente próximo ao medidor de energia da instalação. As hastes de terra, quando usadas devem ser SEMPRE LIGADAS ao neutro do sistema, a distância entre as barras deve ser objeto de estudo. Não há nenhuma necessidade que as hastes sejam colocadas a 3 metros uma da outra, isto depende do projeto. Para instalar hastes em instalações domésticas sem o projeto feito por um engengeiro eletricista, pode -se usar de 1 a 3 barras conectadas a qualquer distância, em qualquer disposição. Isto em lugares como por exemplo o vale do Rio Paraíba ou qualquer outro local onde o solo é úmido. As hastes devem ser então ser enterradas em um lugar ABERTO, onde esteja normalmente úmido. Hastes colocadas sob um local cimentado nâo tem utilidade nenhuma. Estas hastes TEM QUE SER LIGADAS AO NEUTRO DO SISTEMA. Em locais como a região centro-oeste, onde o clima é seco e o solo arenoso é extremamete difícil o aterramento, sendo necessário uma avaliação e projeto por um engenheiro eletricista.

Quanto à ligação de computadores à sistemas de terra isolados (aquele caso de enterrar hastes e conectar o PC diretamente às barras, sem conecta-las ao neutro da instalação), tais computadores serão sérios candidatos à sofrerem uma descarga atmosférica. Ou seja conectar PC à hastes isoladas é PIOR DO QUE NÃO LIGAR À NADA.

JulioCD

Engenheiro eletricista

Mestre em Energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

cara eu tinha um terra eletrônico da clone ai quando eu instalei ele começou a dar choques tirei ele e o problema de choque parou.

esse trequinho pequeno da clone que dizem fazer alguma coisa não serviu de nada joguei no lixo. aproveitei desmontei e vi que o fio verde não se encontrava la. ai foi que joguei no lixo de vez

e agora so uso no-break

qualquer pergunta eu não vou responder!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei dois terras-eletrônicos da Enermax, p/ colocar nos micros daqui (é impossível fazer aterramento com haste aqui).

Só que na curiosidade abri um desses p/ ver como era o funcionamento e vi, pra minha surpresa, que o pino terra não é conectado a nada... tirei umas fotos do equipamento... Não sei como é possível fazer o aterramento dessa maneira.

post-224-13884900441612_thumb.jpg

post-224-13884900442184_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Aqui no predio onde moro não ten nenhum aterramento por isso uma vizinho botou o tal "preguinho" na parede do quarto, numa noite de temporal, caiu um raio k acabo co pc do moleque ai ele foi ver o ta prego na parede e cade ele??? no fim fora achar ele todo torrado do outro lado da parede, no AP vizinho fincado no armario, a sorte da vizinha é k ele não estava no quarto porque se não teria levado uma pregada na ###### XD olha o perigo disso e aproveitando a situasaumm queria saber de uns mitos

1° aterrar o PC num bloco de borracha ajuda??

2°e num balde chio d'agua??

3°e se da para desviar essa corrente pra alguma especie de reservatirio de energia como um no-brake gigante sera k da ???

bom analizem e pensem :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por djhumberto@21 de abril de 2003, 10:11

<font color='#0000FF'>:cool:

Gentemmmm....  é o seguinte:

Esse negócio de aterramento é relativo, digo em relação ao solo. O material usado para fazer o aterramento deve ser metal e de preferência metal cobre. Esse metal deverá alcançar a parte úmida do solo, quanto mais úmidade, melhor.

Aqui, na minha casa, o tamanho foi de apenas 1,5 m.

É isso!</font>

Amigão, está incorreto o seu aterramento! isso tém normas técnicas, e não pode ser de qualquer maneira!!! Olha nas minhas mensagens, eu estou esplicando como se faz um bom aterramento, entre em ELETRÔNICA. Um bom aterramento é conveniente! Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Seguinte pessoal, sempre que vou mexer internamente no meu PC eu tomo um banho antes....sem ter aqueles tapetes, pé direto no chão mesmo, pra tirar a estática...adianta fazer isso ou não tira a estática do corpo? (Parece piada mas não é viu pessoal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Aqui no predio onde moro não ten nenhum aterramento por isso uma vizinho botou o tal "preguinho" na parede do quarto, numa noite de temporal, caiu um raio k acabo co pc do moleque ai ele foi ver o ta prego na parede e cade ele??? no fim fora achar ele todo torrado do outro lado da parede, no AP vizinho fincado no armario, a sorte da vizinha é k ele não estava no quarto porque se não teria levado uma pregada na ###### XD olha o perigo disso e aproveitando a situasaumm queria saber de uns mitos

1° aterrar o PC num bloco de borracha ajuda??

2°e num balde chio d'agua??

3°e se da para desviar essa corrente pra alguma especie de reservatirio de energia como um no-brake gigante sera k da ???

bom analizem e pensem :bandeira:

aterrar o PC num balde d'agua foi legal, ahahahah o nick do camarada tinha que ser jackass mesmo. ahahahhah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Nossa caras, eu ainda to no segundo ano, vocês falando ai como técnicos e engenheiros fiquei meio assim: :stupid: (retire o WITH da frase).

Tipows, vamos ao que interessa, eu tenho esse meu PC velho aqui a 4 anos quando ele foi instalado um técnico amigo da minha mãe fez o aterramento:

Meu prédio é antigo uns 20 anos(não moro desde do inicio, duh to com 15, eiuahieua), ai a instalação eletrica não é nova, tanto que o quadro de energia foi trocado recentemente por causa de CUPIM(madeira da boa, eiuahuea), até ai beleza, ele usou um fiozin verde(isolado creio), passou pela sala, pela cozinha, mais ou menos 15m ou 20m, ai vai dar enterrado numa barra de cobre com uns 3M e só ela, e NUNCA me aconteceu nada, raramente senti choque no PC e acho qeu isso se deve mais a algum vazamento da fonte sei lá, eu não sou técnico, sou nooba, eiuaheiuae.

Levando em conta que eu moro em recife e que RAIO aqui, e principalmente onde eu moro é coisa que não ecsiste, esse aterramento tá beleza pra um computador novo e que seja de ponta? TIpows um computador bem atualizado, levem ai uma Geforce 6600GT, processador Athlom 3200+, HD SATA 80GB e blablabla?

É essa minha dúvida!

Muito obrigado desde já! B)

EDIT: Desculpem, a falta de reconhecimento, MUITO BOM TóPICO, babei de informações assim como no fórum todo, tão em adiantando muita coisa todos vocês, obrigadasso!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Geralmente na traseira de alguns PCs, o terra fica virado para cima...pois bem...fui conferir onde estava a fase e neutro com a chave de teste de lampada NEON, qual foi minha surpresa:

Olha só o que encontrei de errado no pc 1...

a) ..........T............

.....N..........F.....

teria que estar assim:

B) ...........T............

...F...............N...

o que acontece? onde esta sinalizado N (NEUTRO) esta recebendo a fase da rede.

No estabilizador esta nesse padrão abaixo

N

T

F

Se virar ao contrario (padrão tomada da parede), a fase tem que estar do lado esquerdo...

......(1) N..........(2) F......

............(3) T...........

No PC 2 a fase esta na posição do neutro :ahh::ahh::ahh::ahh:

Veja abaixo como esta

......F..........N......

............T........... este esta na posição de tomada de parede. veja como esta invertido Fase e Neutro!

Será as fontes xinglings da vida?

Quanto ao TERRA, o correto é fincar uma haste daquela revestida de cobre usada em padrão (quanto maior melhor) e fincar no solo. Se possivel soldar o fio com solda de maçariqueiro. Não confiem em aparafuasar o fio. Com o tempo vai dando isolação. Mas na falta da mesma, une-se o TERRA com o NEUTRO da rededentro da tomada (quebra galho), como fiz aqui em casa.

Por não ter feito isso, certa vez um raio que caiu a 1Km de distancia me queimou o FET regulador da fonte do monitor e o modem para conexão discada foi pro saco. Ai tomei vergonha coloquei um USRobotics e acabou a lerdeza.

Mas é isso gente. De suas opiniões ai, ok? :joia:

Achei esse link abaixo...

http://www.vas-y.com/dicas/curso/hardware/salto.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Em uma tomada elétrica em 127V temos o faze (positivo) e o neutro (negativo), poucos sabem q o neutro não é gerado, pois na usina hidrelétrica o gerador manda para o transformador com dois polos de saída, um destes polos é aterrado, dando origem ao neutro, o outro vem com a energia positiva.

Nenhum engenheiro eletricista para contestar esse absurdo?

Na usina é gerado energia trifasica (3 fases defasadas de 120º), nenhuma das fases é aterrada. O que é aterrado é a junção das bobinas em estrela do secundário do transformador.

Em equipamentos eletrônicos é indispensável o uso de um bom aterramento para quando houver descargas eletricas maiores q o suportado pelo equipamento, esta seja jogada para o solo, e não menos importante, compensar a diferença do neutro, que deveria estar em 0V.

E se houver uma descarga elétrica na rede, esta consequentemente vai para seu micro pelo neutro da tomada, se você usar uma rede com tensão 220V, não funciona, pois esta geralmente tem dois polos positivos.

O terra não é uma valvula de escape para sobre tensões como se imagina. O que protege contra sobre tensão é disjuntor, varistor... o terra é a referencia de potencial zero. Protege o usuário contra falhas de isolamento e carga estática na carcaça de equipamentos

Equipamentos q não contenham cirtuitos eletronicos você pode até liga-los no neutro.

Todo equipamento monofásico foi feito pra funcionar entre fase e neutro.

um exemplo clássico:

um micro sem um aterramento adequado possivelmente terah problemas para conexão discada!!! (fato presenciado)

Talvez estava com polaridade invertida neste caso.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi galera..

Estou precisando ligar um aparelho medico delicado..

No prédio não tem aterramento.. e o aparelho localiza-se no 8º Andar..

Eu não acho em lugar nenhum pra comprar o tal "Terra Eletrico" e gostaria que me mandassem o nome da loja ou telefone de onde eu possa achar, e a marca dele.

Favor colocar em qual estado e cidade a loja pertence.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi galera..

Estou precisando ligar um aparelho medico delicado..

No prédio não tem aterramento.. e o aparelho localiza-se no 8º Andar..

Eu não acho em lugar nenhum pra comprar o tal "Terra Eletrico" e gostaria que me mandassem o nome da loja ou telefone de onde eu possa achar, e a marca dele.

Favor colocar em qual estado e cidade a loja pertence.

Obrigado

Falam bem do Módulo Isolador da Microsol. O telefone deles é o 0800 90 9777

E o site é o www.microsol.com.br

Você tem de observar qual a potência do equipamento que você vai ligar.

Você pode procurar em sites de busca de preços por algumas lojas que vendem por internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gente, esta polemica de aterramento é complicada, mas como trabalhei muito tempo co eletricidade, vou emitir meu pequeno conhecimento.

Várias pessoas já me falram sobre esse aterramento eletrônico, até hoje eu não sabia como funcionava, mas lendo o forum ví que é ligado no neutro da rede elétrica.

1 - Quem está vendendo isso deve ser um grande irresponssável pois pode até matar alguém, deveria ir para cadeia.

2 - O único terra que funciona é o que liga diretamente a terra o nome por sí só já diz.

3 - O neutro da rede pode a qualquer momento ter um grande diferencial de potencial, basta a rede pública está desequilibrada que passará a ter tensão, se uma fase cair a diferença de potencial será enorme e se for um raio e os para raios naõ tiverem perfeitos ai sim será violentissíma.

4 - Só se utiliza fase X fase para conseguir 220v, onde a rede pública oficial é 110v, nos demais casos é fase neutro.

5 - Em prédios antigos não tem outro jeito é realmente utilizar as hastes e puxar um fio para todos os apartamentos, isso deve ser exigido nas reuniões de condomínio e a despesa dividida por todos, posi é para a segurança de todos, enfiar hastes nas paredes é um grande risco pois poderá passar o choque para as pessoas que estiverem em contato com a mesma.

Finalmente, digo que o bom mesmo é que quem tiver dúvidas quanto a aterramento procure um engenheiro elétrico que ele tirará todas as dúvidas.

Életricidade mata, e não permite arrependimentos pois os fatos elétricos são instantâneos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caros Amigos,

Nada de terra eletrônico é sistema criminoso.

Bom, como Técnico posso ajudar aqueles que desejam fazer o seu sistema de aterramento residensial.

1. Vamos comprar o material:

a. Tomada 2P+T (Dois pinos mais terra)

b. uma haste de aterramento 1,5m; 2m (quanto maior melhor mas cuidado muito grade você vai ter um dificuldade muito grade de fincá-la ao solo)

b.1. Podemos também comprar hastes menores por exemplo de 1m, duas ou três e fazer uma pequna malha de aterramento

c. Conector pra Haste de aterramento (de Latão).

d. Cabo elétrico flexível de preferência pra facilitar a instalação de cor verde de no mínimo 2,5mm^2

e. canaletas e buchas S-6 com parafuso para a fixação das mesmas (um a cada 1m ou 1,5m de canaleta)

F. caixa de inspeção (para a haste)

2. Ferramenta necessária:

a. Marreta de 5Kg

b. furadeira de preferência com sistema de impacto (Martelete)

c. passador de fio

d. broca S-6

e. broca S-10 grade para atravesar a parede (se necessário)

3. instalação:

a. Finque a hasteou as Hastes no solo (Prefira que ela fique em locais úmidos, jardim por exemplo para melhorar a comdução elétrica com o solo)

a.1. Para duas hastes, coloque numa distância uma da outra referente o seu tamanho (1m de Haste 1m de distancia uma da outra)

b.2. Para Três hastes podemos colocar em linha ou num formato de um triângulo equilátero.

b. Coloque a caixa de inspeção

c. passe a fiação até a tumada (cuidado desligue a tomada, se necessario para vitar acidentes)

d. Coloque o cabo elétrico no conector (enrole na parte contrária ao parafuso de fixação para evitar mau

contato)

e. Ligue a tomada obedecendo a norma: Fase (terminal que acende a chave de teste - neon) a direita; Neutro a esquerda; e Terra na parte de baixo da tomada

4. Teste

a. usar uma lampada de 100W e ligue do fase (Terminal dereito da tomada) e o terra a lampada deve acender:

a.1. Acendimento máximo (Ótimo)

a.2. Acendimento médio (bom)

a.3. Acendimento mínimo ou sem acender (ruim) colocar mais uma haste de aterramento ou procurar um local mais úmido para colar a haste.

Grande abraço a todos

Prof. Wagner Marques

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, esse negocio de Terra pelo polo negativo não da certo.

já usei no meu PC, no inicio ate q funcionava de boa, mais depois eu vi q ainda avia uma certa energia "flutuando" no chassis.

Logo depois q eu mudei pra uma AP aqui no DF, eu peguei a instalação de um chuveiro(meu quarto era junto com o banheio, ai como "derrubo" o banheiro eu peguei a instalação do chuveiro ^^)

E deu pra percebe um leve aumento de desempenho, alem de não dar mais chock.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!