Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terras eletrônicos


Renan

Posts recomendados

O galera, eu aconselho vocês a nâo usar de hipotese alguma o neutro como terra, para equipamentos eletronicos, pelo seguinte caso.

A tensão entre a fase e o neutro é 127V, se o equipamento não está ligado o contudor neutro não esta energizado e o condutor fase está.

Assim que o equipamento é ligado, a corrente circulando entre o fase e o neutro(não existe positivo e negativo) os dois sao positivo e negativos, pois a corrente que circula neles é alternada + e - 60 vezes po segundo (60 Hz).

Façam o teste em casa, com uma chave teste identifique o neutro e o fase. Depois liguem o equipamento e testem novamente com a chave teste os dois vão estar energizados (como se fosse dois fases).

O potencial do terra é zero, se for bem dimensionado. Deve se ter em mente que aterramentos hoje em dia, sao de preferencialmente feito com malha de terra, ou seja, todos equipamentos ligados no mesmo aterramento (por exemplo em um predio, todos aps em um so aterramento), caso contrario, pode haver uma diferenca de potencial na terra ocasionando descargas pelo condutor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Tenho uma dúvida sobre aterramento.

Eu li um artigo nesse site que quando ligamos um computador à uma impressora, existe o risco de a porta paralela (da impressora ou do micro) queimarem, caso exista uma diferença de potencial entre a carcaça do micro e da impressora. O que não entendi foi o seguinte: as carcaças estão conectadas ao cabo paralelo?

Um abraço,

Danilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bruno Henrique@03 jan 2004, 08:33

Sou leigo no assunto ENERGIA.

A tomada onde meu pc está ligada tem aterramento, mas quando encosto nas partes metálicas na traseira do gabinete sinto leves choques.. isso seria algum sinal de mal ou não funcionamento do TERRA?

valeu

Bruno Henrique

Isso é da fonte... pode ser da rede, mas dificilmente será. Procure testar com outra fonte... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso... aqui todo mundo só finca uma haste no chão e acha que isso tá bom !?!?! :tantan:

Ninguém aqui fez também uma malha de aterramento também ??

Fincar uma haste de qualque metal no chão é a mesma coisa que o Homer Simpson fez... espera um dia bem chuvoso, de preferência com bastante raios e pegue uma folha de zinco e corra para debaixo da maior árvore que encontrarem... com certeza estarão bem mais protegidos do que o seu computador.

Fincar 3 hastes espaçadas entre si só serve para a medição da resistividade elétrica em terrenos homogêneos ( método de Werner ). Quem leva choque no chuveiro é só verificar se o aterramento dele está fora da casa, se estiver, esse é a causa dos choques... não é culpa do aterramento.

Fazer um aterramento por conta própria seguindo dicas que fulano aprendeu com ciclano é a mesma coisa que se auto medicar. Hoje você não morre, mas amanhã você pode não ter a mesma sorte.

A melhor solução é procurar um engenheiro ( engenheiro, técnico NÃO ! ) e encomendar um estudo e projeto de aterramento, e é bom prepararem os bolsos, porque vai ter que quebrar o chão todo da casa... e estudar a norma da ABNT.

Quem quer um bom aterramento, tem que seguir a norma, porque um raio não vai te dar um choquezinho... ele vai te matar, e ninguém vai trazer de volta. A maioria das pessoas sabe que os padrões de energia são aterrados, mas qualquer aterramento que fizerem deve ser comunicado à concessionária ( pelo menos a Cemig obriga ), e esse aterramento deve estar interligado ao padrão. E é obrigatório uma caixa de inspeção que dê acesso à haste de aterramento, e a haste de aterramento deve estar ligada à malha, que geralmente cobre todo o terreno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@20 abr 2004, 21:18

"A melhor solução é procurar um engenheiro ( engenheiro, técnico NÃO ! )"

Discriminar é feio Satoru.

Não é discriminação. Técnicos não fazem estudos, eles não sabem as equações ou como dimensionar da forma correta. Digo isso porque já vi técnicos recomendarem à uma pessoa que tinha perdido 3 aparelhos de TV por causa de raios, que instalasse um pára raios na casa dele. Ou seja, a maioria só diz "receitas prontas" ou coisas que ouviram dizer, ou soluções que não trarão o efeito desejado porque fazem recomendações que deram certo para uma pessoa e acham que vai funcionar com todos. Isso não se aplica à todos os técnicos, como os da área de informática, onde dois ou vários problemas semelhantes podem ter uma única solução, e a prática ensina mais do que qualquer escola. Em se tratando de descargas atmosféricas, a solução de uma pessoa pode não ser a mesma para o vizinho ao lado, mesmo que os problemas sejam os mesmos, portanto tem que se fazer um estudo de campo muitas vezes complicados e exigindo várias medições e cálculos.

Ah, e discriminação é crime. Eu não discriminei ninguém como eu já disse anteriormente. Eu teria discriminado se dissesse que os técnicos não prestam, e eu não disse isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@20 abr 2004, 21:33

Eu sou técnico e com muito orgulho sei o tanto quanto um engenheiro, e estudo todos os dias e nunca discriminaria um desta forma.

Não, ao me ver faz coisa semelhante... corrige as outras pessoas como se fosse dono da verdade e ainda por cima com ironia e arrogância. Eu nunca disse que sei tudo, mas se eu estou errado e quer me corrigir, me diga como é, não fique dizendo que eu não sei nada ou estou doido sem mostrar como é na realidade.

E se sabe tanto quanto um engenheiro, porque dá dicas tão perigosas ?? Se sabe tanto quanto um, deve estar ciente também que está colocando a vida de outras pessoas em risco não é ?? Aterramento errado mata, já que você é de BH, procure algum professor da UFMG ou outra universidade e pergunte sobre estatísticas, alguns até devem ter fotos de pessoas que morreram porque inventarm de fazer sozinhas um aterramento e num belo dia chuvoso viram que não era bem assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo meu disse que era bom eu bota o tal de aterramento, como moro em apartamento, coloquei um balde cheio de terra :blink: e um prego de cobre. :wacko::wow: . De vez enquando eu jogo um copo de agua pra fica humido, mas só em dia de temporal, como me aconselharam... :zoio:

Até hoje nunca deu problema :rolleyes: , so as vezes dá pra ver as correntes eletricas em cima da terra, mas é arrebenta... :unsure:

também to pensando em coloca um pouco de terra (humida é claro) dentro da fonte... :ahh:

:muro::muro::muro:

Num liga pra isso não.... Só pra alegrar a galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Taurus@11 abr 2004, 16:42

Para quem mora em casa tá dez... Até mais do que bem explicado como fazer o aterramento...

Agora para quem mora em prédio, andar alto (instalação elétrica anterior a 85) como fica?

Bah você me lembro uma...

hahahaha

Tem um ex-colega meu que mora num desses predios, ele resolveu pegar um vaso com uma planta q tem na casa dele e fazer o terra ali! :tantan:

Fez uma gambiarra braba, dei muita risada quando fui lá e vi aquilo

haiuhaiuaha

Dai fiquei pensando, sera que funciona?

Eu creio q não

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

O aterramento deve ser feito , DE preferência, com barras de cobre enfiadas no solo a uma distancia de uns 3 metros uma da outra, em forma de triangulo. Pode-se usar sal no fundo do buraco mas ai aumenta a corrosao do metal, o que faz aumentar a resistividade do mesmo e ai seu terra vai pro saco.

TERRA TEM Q SER NA TERRA!!! NADA DE METER PREGO NA PAREDE, isso vira uma antena e não um terra :)

A diferença entre o neuto e o terra deve ser de no maximo 1,0 volt, para que o terra seja considerado eficaz.

: :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha a tomadinha (vista de frente para voce)

1| |2

03

1 - Neutro

2 - Fase

3- terra

entenderam?

:bye:

o padrão é esse. é uma beleza por que você não tem como errar a polaridade ( a não ser que invertam o neutro com a fase na fiação).

Felizmente, se for so isso não se causarao maiores problemas nos equipamentos pois todos funcionam com corrente continua, então há uma retificação na fonte a partir de uma ponte de diodos, não interessando assim a fase da tensão, pois no fim ela vai virar tensão continua ( ou bem perto disso...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por danilo_sanguebao@20 abr 2004, 09:13

Pessoal,

Tenho uma dúvida sobre aterramento.

Eu li um artigo nesse site que quando ligamos um computador à uma impressora, existe o risco de a porta paralela (da impressora ou do micro) queimarem, caso exista uma diferença de potencial entre a carcaça do micro e da impressora. O que não entendi foi o seguinte: as carcaças estão conectadas ao cabo paralelo?

Um abraço,

Danilo

Eu tive esse problema numa época em que usava o meu computador sem aterramento. A porta paralela da minha placa mãe anterior e a da impressora queimaram. Nessa época bastava encostar no PC ou no fundo metálico da impressora que se levava choque. Encostando-se uma chave teste a mesma acendia. Resultado: comprei um aterramento eletrônico da Protec, igualzinho ao do link da primeira mensagem. Os choques acabaram. Nunca mais tive problemas. Acho exagero dizer que não funciona. Pelo menos é melhor que não usar nenhum tipo de aterramento, principalmente para pessoas que moram em apartamento cujas tomadas não têm aterramento e não tem como fincar barra de aterramento no solo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!