Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais são os cuidados ao levar o smartphone à uma Assistência Técnica?


Ir à solução Resolvido por minoso,

Posts recomendados

Pessoal, boa noite. 

 

Não encontrei pelas 'internet' fóruns ou tópicos sugerindo de forma clara e resumida alguns cuidados básicos que devemos ter em relação à privacidade dos nosso dados quando precisamos levar o smartphone para a assistência técnica (independentemente do motivo). 

 

No meu caso em específico o meu smart caiu no chão durante uma tentativa de furto e o case da câmera quebrou (ladrão de galinha maldito!  :mad:). A câmera ainda funciona, muito toscamente, mas funciona. Embaçada, com certa dificuldade de focar, mas melhor que muita VGA. De qualquer forma, quero arrumar, pois comprar outro smart só por causa disso está fora de cogitação. 

 

Como estou com essa dúvida, de quais cuidados básicos que qualquer um deve ter antes de deixar teu cel na mão de um técnico desconhecido, peço a ajuda de vocês, por favor, pra elencar o que for possível. Sei lá, às vezes este tópico pode se tornar uma referência básica para outros que querem ter esse cuidado. Essa dúvida bateu porque hoje em dia fazemos muitas coisas pelo cel e não sei como tudo isso se organiza e é armazenado (internet banking, contas de e-mails e demais aplicativos com sincronização ativada, memórias cache ou temporárias...além dos clássicos vídeos & fotos).

 

valeu!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A minha recomendação, se você está realmente muito preocupado com isso e tem material (imagem, anotações, etc) para proteger e não deixar cair em olhos alheios é uma só:

  1. Reiniciar o aparelho para o modo de fábrica pra ficar zerado (claro que fazer um backup antes)

Quanto a Internet Baking e afins, se for por aplicativo nenhum deles sai acessando tudo sem algum certificado pessoal, como senha, letras ou CPF. Já se for pelo navegador (via Android) você tem como limpar o cache nas configurações do celular, mas ainda assim acredito que para sites com https (de segurança) o portal exija senha e coisas do tipo. Pelo iOS, até onde já mexi, não tem cache para este tipo de atividade.

 

No mais, ou você segue a risca as recomendações acima ou você leva para alguém que é da sua confiança (que ainda assim é arriscada, pois todos fuçam) ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, Minoso!

 

Reiniciar em modo fábrica realmente zera mesmo? Ou sempre terá a chance de alguém recuperar dados antes do zeramento? Pergunto isso por não ter a menor noção em relação aos smarts e por curiosidade mesmo, pra entender. Sei que pra PCs o esquema é diferente, só formatar não adianta. Inclusive uso ferramentas que sobrescrevem/formatam em sequência inúmeras vezes e em vários métodos para diminuir as chances, ou ao menos dificultar, a recuperação de dados. 

 

Procurei no fórum algum post explicando como fazer backup em um smart, inclusive no thread de dúvidas, mas lá não fala nada, nem em linhas gerais. Provavelmente devem ter aplicativos que façam isso. Aí pergunto, alguém teria a sugestão de algum aplicativo de backup fera para Android? Diante da fartura de apps, não sei quais as funcionalidades mínimas úteis que um app desse estilo deve ter.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, Minoso!

 

Reiniciar em modo fábrica realmente zera mesmo? Ou sempre terá a chance de alguém recuperar dados antes do zeramento? Pergunto isso por não ter a menor noção em relação aos smarts e por curiosidade mesmo, pra entender. Sei que pra PCs o esquema é diferente, só formatar não adianta. Inclusive uso ferramentas que sobrescrevem/formatam em sequência inúmeras vezes e em vários métodos para diminuir as chances, ou ao menos dificultar, a recuperação de dados. 

 

Procurei no fórum algum post explicando como fazer backup em um smart, inclusive no thread de dúvidas, mas lá não fala nada, nem em linhas gerais. Provavelmente devem ter aplicativos que façam isso. Aí pergunto, alguém teria a sugestão de algum aplicativo de backup fera para Android? Diante da fartura de apps, não sei quais as funcionalidades mínimas úteis que um app desse estilo deve ter.

 

Obrigado!

 

Sim, o reset de fábrica é tão garantido que ele até elimina possíveis versões do sistema operacional que você tenha feito download durante o uso. Ele realmente volta para as configurações de fábrica!

 

Para fazer backup há dois modos:

  1. Cartão de memória do aparelho (nele geralmente é salco todo o tipo de dado pessoal inclusive alguns APP)
  2. Plugar o aparelho no computador via USB

Por app eu não sei se isso é possível, infelizmente. O OneDrive (ou iCloud) é um método de armazenamento na núvem, o que facilita o 'backup'. Tem experiência com esses programas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para trocar uma camera,isso é uma manutenção externa bloqueia e leva.

 

João, também pensei o mesmo. Mas sabe como é, sempre tem um HUE BR que consegue desbloquear. E também resolvi abrir esse tópico por não ter achado outros que trocassem ideia sobre esse assunto e não só pensando no meu umbigo específico.  :)

Sim, o reset de fábrica é tão garantido que ele até elimina possíveis versões do sistema operacional que você tenha feito download durante o uso. Ele realmente volta para as configurações de fábrica!

 

Para fazer backup há dois modos:

  1. Cartão de memória do aparelho (nele geralmente é salco todo o tipo de dado pessoal inclusive alguns APP)
  2. Plugar o aparelho no computador via USB

Por app eu não sei se isso é possível, infelizmente. O OneDrive (ou iCloud) é um método de armazenamento na núvem, o que facilita o 'backup'. Tem experiência com esses programas?

Fera, minoso, não sabia dessa! Uso bastante o OneDrive para outros arquivos, quase não uso a nuvem para coisas do cel. Vou dar uma fuçada sobre esse backup que estamos falando (não só de dados, mas backup da "imagem" do cel -> reset de fábrica -> load da imagem, recuperando as configurações de antes) e volto com alguma coisa. E claro, se alguém já souber de algum macete, "bota pá game ae, dom"!. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!