Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como recuperar uma placa de video ?


Ir à solução Resolvido por Andarilho_da_noite,

Posts recomendados

Olá a todos. É o seguinte, pessoal, tenho uma placa Sapphire HD7770 com pouco mais de um ano de uso, nunca fiz over e sempre cuidei bem dela kkk

Mas de um dia pra outro ela nao deu mais sinal de vida, apenas o cooler funciona e o pc fica sem video. Já troquei pasta, limpei os contatos, ja limpei a placa com álcool isopropílico e nada. Analisei visualmente, nenhum capacitor estufado ou vazado, nem nada do gênero. Já to quase dando como perdida, então aceito ideias e dicas hardcore .kkk
Se alguém já conseguiu recuperar uma placa assim, ou algo parecido, compartilhe com a gente !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

 

Analisei visualmente, nenhum capacitor estufado ou vazado, nem nada do gênero. Já to quase dando como perdida, então aceito ideias e dicas hardcore .kkk

Se alguém já conseguiu recuperar uma placa assim, ou algo parecido, compartilhe com a gente !

 

O correto é encaminhar a placa para uma assistência especializada, a maioria das VGA's que perdem o sinal de vídeo podem ser recuperadas, existe um profissional que já consertou várias placas do pessoal de outros fóruns que é o Paulo, tente um contato com ele, a página no facebook é:

 

https://www.facebook.com/people/Paulo-Gomes/100008199552494

 

 

Eu não recomendo o uso de forno doméstico para executar um reflow caseiro, o problema da sua placa de vídeo provavelmente é BGA mas o retrabalho na solda tem que ser com equipamento adequado, na condição de trabalho mais simples possível é necessário um soprador térmico, o link abaixo pode te dar uma ideia.

 

Retrabalho caseiro em BGA com soprador térmico

 

 

 

Aqui um reballing profissional de uma placa de vídeo arrematada em leilão, muitos profissionais compram VGA's com esse tipo de defeito em anúncios do Mercado Livre.

 

 

Reballing profissional em placa de vídeo

 

 

 

O reballing como demonstrado no vídeo acima é um procedimento caro, compensa para GPU's High End de alto custo, para uma VGA intermediária ou de entrada o retrabalho com estação de ar quente (reflow) é mais barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha pesquisado bastante sobre o reflow, mas não pensei que daria certo, até porque eu não tenho nem muito conhecimento, nem os aparelhos profissionais.

Mas na falta de opção, hoje cedo fiz o procedimento e...

2015-09-17%25252013_54_37-.png

Deu Certo :aplausos:  kkkk

Valeu, ta zero a placa.

Agora só preciso arrumar uma placa-mãe  :lol: , mas pra essa ja tenho outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha pesquisado bastante sobre o reflow, mas não pensei que daria certo, até porque eu não tenho nem muito conhecimento, nem os aparelhos profissionais.

Mas na falta de opção, hoje cedo fiz o procedimento e...

 

Deu Certo :aplausos:  kkkk

Valeu, ta zero a placa.

Agora só preciso arrumar uma placa-mãe  :lol: , mas pra essa ja tenho outro tópico.

 

A maioria das falhas onde a placa perde ou não dá sinal de vídeo, exibi artefatos com riscos ou pontos são por problemas com solda BGA, por isso quanto menor a temperatura de operação da placa de vídeo melhor, a condição crônica de superaquecimento faz com que os pontos de solda se dilatem, isso gera com o passar do tempo microfissuras desencadeando o mal contato do equipamento, a prevenção desse tipo de ocorrência é monitororar a temperatura de operação da VGA, se necessário aumente a rotação da ventoinha/fan pelo painel de controle da Nvidia ou AMD-ATI, também pode fazê-lo com programas como o MSI Afterburn.

 

Como você executou o reflow? Não recomendo o uso de forno e essa não é uma solução duradoura, a temperatura do forno doméstico não é suficiente para fazer com que a solda entre novamente em fusão, simplesmente ocorre a reacomodação das trincas existentes fazendo com que a placa volte a funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz igual o primeiro video. Só uma curiosidade, mais ou menos , que temperatura precisa chegar ? Estou com uma placa-mãe, que eu acho estar precisando de um reflow, mas nao deu muito certo igual o video. A placa que antes não dava video, agora esta funcionando, porém com chuviscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 A placa que antes não dava video, agora esta funcionando, porém com chuviscos.

 

Isso ocorreu porque a temperatura não foi suficiente para fazer com que a solda entrasse novamente em fusão, houve apenas uma reacomodação superficial das esferas comprometidas. A temperatura do soprador térmico deve ser de pelo menos 250º com movimentos circulares para não danificar algum componente ou o próprio verniz da placa, pode-se fazer 3 sessões de 5-7 min,  a temperatura máxima do ar pode ser maior, 320º -  350º com intervalos reduzidos de 2:30 à 3:00 min com 3 sessões. É necessário respeitar a distância entre o soprador e o equipamento, também é importante isolar as demais áreas da placa.

 

No primeiro vídeo o processo é feito muito rapidamente, se a temperatura for 250º recomendo ao menos 7 min com as devidas precauções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diz o ditado, " felicidade de pobre dura pouco" kkkk

3 dias depois, a placa perdeu o sinal novamente kkkk Engraçado que ela não aqueceu, não passou os 35ºC, nem foi usada em jogos nem nada do genero.

Tentei o metodo de novo e nada.

E falando da placa-mãe, depois de uns 2 dias parada, ela sumiu os chuviscos e ta boa. 

Não to entendendo mais nada  :confused:  kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Como diz o ditado, " felicidade de pobre dura pouco" kkkk
3 dias depois, a placa perdeu o sinal novamente kkkk

 

 

O correto é substituir as esferas BGA e fazer o procedimento em uma assistência com o equipamento adequado, tem que observar se o tempo e a temperatura em que está o soprador térmico estão ajustados para fazer com que a solda do GPU derreta, não pode ser superficialmente já que as trincas pré existentes vão aumentando até que ocorra a ruptura, o reflow não é um procedimento confiável como o Reballing, muitas vezes o problema irá reaparecer depois de 3 meses mesmo quando feito em assistência técnica. O Reballing em um modelo de médio e baixo custo muitas vezes não compensa pelo preço praticado, nesses casos é melhor adquirir uma placa nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!