Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

compatibilidade de SSD m.2 para PCIe 3.0 ou 2.0


Aessio

Posts recomendados

Saudações a todos !

Minha configuração:
placa-mãe: ASUS B85M-E/BR
Processador: i5 4460 quad core 3.2GHz
Memoria: 16gb 2x8gb (8gb Corsair CMV8GX3M1A1600C11 E 8gb Corsair CMZ8GX3M1A1600C10)
GPU: GeForce GTX 960
Armazenamento: SanDisk SDSSDA120G

Minha dúvida é a seguinte:
Eu tinha outro SSD igual ao q estou agora, e usava um pro windows e o outro pra jogos e programas. Só q um queimou e estou somente com um agora, e estou sem espaço pra colocar meu jogos e programas. então fui pesquisar por outro SSD e queria um maior de 250gb a 500gb. achei preço bom pra SAMSUNG 970 EVO e pra SAMSUNG 960 EVO... o problema q ela é q ela usa Socket M.2 2280 e minha placa-mãe não tem essa entrada.
porém existe o adaptador m.2 para PCIe.. só q o outro problema é q a minha placa-mãe só tem 1 entrada PCIe 3.0 e minha placa de vídeo esta nele, na verdade ela tem essas entradas:
1 x PCIe 3.0/2.0 x16 
1 x PCIe 2.0 x16 (x4 mode) 
1 x PCIe 2.0 x1 
1 x PCI

Finalizando, minha duvida é se vai funcionar eu usando um adaptador m.2 to PCIe e eu colocar ele em algum desses slots q não estou usando e tb se no slot 2.0 se vai conseguir usar a capacidade dela de leitura e gravação.
Tb vi sobre um adaptador pra "transformar" PCIe 1x para 16x via usb.. serviria nesse caso pra mim ou a velocidade não se manteria ?

Se alguém tiver alguma sugestão melhor ao invés deu dar essa volta toda, agradeço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá tudo bem? Você encontrou alguma resposta? Fez algum teste?

 

Obs: Eu não sei nada e não entendo nada sobre isso, estou tirando a minha conclusão do meu achismo e do que pesquisei.

 

Segundo esses dois videos o adaptador m.2 nvme funciona sim no slot 2.0

https://www.youtube.com/watch?v=L6kZO_r0hco

https://www.youtube.com/watch?v=TZ97dl0CeGI

 

Minha placa-mãe tambem não tem a entrada m.2 nvme, e a unica entrada 3.0 é usada pela placa de video assim me sobrando apenas o slot 2.0 x16 para usar o adaptador com o m.2 nvme!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade na minha opinião não vale a pena você usar essa tecnologia PCIexp 3.0 do ssd  nvme Samsung 970 M.2 em uma placa-mãe que nao da suporte para duplo PCIexp 3.0 16x , 4x. pois seu o chipset e o processador esta limitando essa nova tecnologia e vai entregar uma velocidade de trânsito de dados equivalente a sata 3,  600 MB/s PCIexp 2.0. Neste caso é melhor ter ssd normal... porque digo isso , essa Samsung com a tecnologia adequada entrega 3400 MB/s , 5.5x mais usando em placa-mãe com chipset certo....Se você vai comprar o ssd m2 ... nao compensa por nessa placa-mãe sem suporte ao sockete m2  ainda mais se ela nao tiver boot nativo por PCIexp...por ser uma nova tecnologia muita placas mãe não tem boot por PCIexp.  Ela armazena funciona em 1/5 da capacidade e ainda não da boot no OS por limitação da bios da placa-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Boa noite.Falo isso quando comparei boot de um SSD SATA3 e o novo SSD NVMe(de 3.500mb/s), a diferença de velocidade é imperceptível, e olhe que o BUS de uma configuração Ryzen é bem superior ao de um Intel de 3a geração.

Quanto a programas para boot pela PCI-e eu desconheço. Pelo que eu sei, isso teria que ser modificado na BIOS, e como pode ver nas configurações das MB, não tem como fazer um dispositivo na PCI-e entrar na lista dos dispositivos de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!