Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Para ser um Programador é necessário ter ensino superior ?


Posts recomendados

  • Moderador

@l00p Como já mencionaram, não precisa e nem é obrigatório. Se você aprender uma linguagem de programação e masteriza-la, você já é um programador. 

O que vai lhe contratar é sua competência(provando com testes que fazem) , sorte(por escolherem você) e o mais comum: a indicação. Mas, um diploma em um curso que abrange a programação como ADS ou Ciências da computação podem fazer peso na hora da escolha. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@l00p Bem, a grade curricular de cada instituição é diferente... Mas de fato tem alguns cursos que na maioria do tempo usar uma linguagem. 

A minha foi Análise e desenvolvimento de sistemas. No início estudamos pseudo-códigos e um pouco de java. Mas na maior parte, focamos em PHP e desenvolvimento web.

 

Acho que é uma boa escolha escolher uma linguagem que está em alta. O javascript por exemplo está em alta e tem bastante nicho de mercado. Desde Front-end a back-end(node.js)..

 

Se você estudar e masterizar ele, de forma que consigas desenvolver com facilidade, seja com frameworks ou puro, acredito que muita empresa oferece vaga. Principalmente na parte de Front-end.

 

Posterior, você pode até se aprimorar e virar um Desenvolvedor Full-stack. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF  é nessa questão que eu estou com problemas eu me formei em matemática e trabalho como professor mas no meu tempo vago  sempre pratico com uma linguagem de programação eu gosto de programa com as linguagens de baixo nivel e aqui no brasil os cursos que ensinam essas linguagens abordam muito vagamente o assunto  de um modo que qualquer  pessoa que tem facilidade com raciocino logico consegue aprender estudando sozinho ai não seio ser vale a pena nesse caso fazer uma graduação  nessa situação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@l00p

 

1 hora atrás, l00p disse:

é nessa questão que eu estou com problemas eu me formei em matemática e trabalho como professor mas no meu tempo vago  sempre pratico com uma linguagem de programação eu gosto de programa com as linguagens de baixo nivel

Bem, como você já tem uma graduação, não vejo a necessidade de fazer uma nova a não ser que a universidade dê oportunidades e indicações. 

Infelizmente aqui no Brasil, vai ser muito difícil achar um curso que ofereça linguagem de programação de baixo nível, como Assembly. 

 

Todos os cursos, oferecem praticamente linguagens de alto nível.

 

1 hora atrás, l00p disse:

aqui no brasil os cursos que ensinam essas linguagens abordam muito vagamente o assunto  de um modo que qualquer  pessoa que tem facilidade com raciocino logico consegue aprender estudando sozinho

Sim. Por experiência própria, aprendi mais sozinho do que na faculdade. Como eu disse, ela só serve mais para ter o diploma e ter um peso na escolha.

Mas isso não quer dizer que uma pessoa sem diploma possa conseguir a vaga.  Basta que você mostre ser competente na linguagem que a empresa desenvolve. 

 

Por exemplo, em uma das minhas vezes que me candidatei a uma vaga, depois da entrevista teve uns testes práticos. Era para fazer uma consulta SQL em PHP usando funções e objetos do paradigma orientada a objetos. Na época eu tinha pouco conhecimento e mesmo assim fiz. Não ganhei a vaga, mas no fim ganhei um novo conhecimento em orientada a objetos.

No fim, quem ganhou a vaga já trabalhava em outra empresa, e foi por indicação. Nessa época, ainda nem tinha diploma, tava no ultimo semestre de análise e desenvolvimento de sistemas.

 

Minha recomendação para você é estudar por sua conta mesmo.. mas uma linguagem que dê retorno.Que está em alta no mercado...  como por exemplo o javascript.

Mas pense primeiro no cenário que você quer atuar... programação desktop?  web? mobile? Depois de definir sua meta, aí escolha uma linguagem!

 

https://www.impacta.com.br/blog/2019/03/25/conheca-as-7-linguagens-de-programacao-mais-requisitadas-no-mercado/

https://www.profissionaisti.com.br/2019/01/7-linguagens-de-programacao-para-voce-aprender-em-2019/

https://blog.cedrotech.com/10-linguagens-de-programacao-mais-utilizadas-no-mercado-de-tecnologia/

 

Boa sorte!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF  essa parte de não ensinar linguagem de baixo nivel nos cursos e ter poucos materiais relacionados com esse tema um pouco pelo fator de não incentivar novos hackers já que são linguagens utilizadas no processo de engenharia de reversão 

 

eu vou pensar melhor o que eu vou fazer estava ser eu focar nem programação vou ter que migrar para uma linguagem web para foca so na criação de códigos  ou então tentar ir para área de hardware como a de redes e etc.. que também esta em alta mercado 

 

eu estava vendo aqui na web que tem vários tipos de certificados como os oferecidos pela microsft e cisco que tem o mesmo peso ou valer até mais do que um curso de ensino superior 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...