Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações e Sugestões de Upgrades no PC


Posts recomendados

Boa noite amigos, 

 

Segue a configuração do meu pc: 

 

placa-mãe:  Msi G41M-S01 (ms-7592)

Processador:  Pentium Dual-core E5800 3.20Ghz

Ram: 2Gb DDR3 1333MHz (marca: Teravix)  

Placa de Vídeo: Nvidia GeForce 9800 Gt

Fonte: 250w (marca: Wise)

 

Atualmente estou utilizando o Windows 10 Home.

 

O upgrade mais necessário creio que seja na ram. Estou com um pente de 2Gb 1333 ddr3 da marca Patriot aqui, mas não funcionou no meu pc. Depois vou limpar e testar novamente e caso necessário testo em outro pc. 

 

Não exijo muito do computador, mas ele anda um pouco lento ultimamente e dando algumas travadas. Meu uso é apenas para estudo, ver filmes e raramente jogar um CS. 

 

Sendo assim, o que vocês acham? Além da Ram, teria algum outro upgrade com um bom custo benefício?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Damas Custo X benefício é uma expressão bem forte se falarmos do LGA775, o socket da sua placa-mãe, você tem a sorte de ela ser DDR3, o que te garante ela por mais alguns anos se combinar com um processador melhor, eu fico admirado em como você está conseguindo usar o Windows 10 com 2 GB, isso é tarefa para poucos,

 

Primeiro, quanto está disposto à gastar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guga Pereira Pois é!! também me surpreendi com o W10 rodando aqui, mas como pretendo aumentar ao menos 2gb de ram por agora, arrisquei instalar o novo windows. Incrivelmente para minha alegria estou conseguindo usar normalmente o pc, lógico que reduzi os efeitos visuais para o mínimo, mas não é nada que comprometa meu uso. 

 

Então... sobre o preço não tenho nada definido, quero apenas garantir o uso desse pc por um bom tempo sem ter que que comprar um novo ( e sem gastar em upgrades o dinheiro de um novo). Minha intenção é ir melhorando aos poucos, por agora aumentaria a ram, daqui uns meses troco o processador e por ai vai. Desse jeito não pesaria no bolso. 
 

Pretendo fazer isso, mas vale a pena mesmo é montar um pc do zero caso minhas peças sejam muito ultrapassadas, certo? Por isso estou dando uma assuntada aqui antes de sair gastando dinheiro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Damas neste momento não compensa montar um pc do zero a menos que seja um caso de vida ou morte, ou você não tenha dó de seu dinheiro, sugiro que v c faça o seguinte:

 

Esta placa consegue acomodar 8 gb de RAM, procure pentes de memória iguais ao q você tem (mesma frequência) , provavelmente você encontrará pentes de 4 gb em valor acessível, compre. com um destes v c terá 6gb (aceitável para usar nos dias de hoje) rodando em dual channel DDR3, vai custar em torno de 150 no máximo, 

 

Processador, assim que possível tente comprar um core 2 quad (máximo 120, não pague mais que isso, pois não vale), ultrapassado, mas o melhor que pode fazer por essa placa, e ele vai levar tranquilo os 6 gbs de RAM:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1557110313-processador-core-2-quad-q9300-6m-cache-250-1333-mhz-775-_JM#position=6&type=item&tracking_id=288bc33c-182d-4dcb-b1e0-d43316a6ce2b

 

Por último, sugiro que você compre um SSD 120 pelo menos, no máximo uns 150 se pesquisar bem, e este você pode usar depois em outro pc, isso vai dar uma sobrevida no seu PC, vai conseguir usar ele por uns 3 ou 4 anos ainda, considerando q não vai ser nenhum streamer ou jogador competitivo de CS GO,

 

 

adicionado 1 minuto depois

@Guilherme Damas importante mencionar que deve considerar trocar sua fonte, um investimento agora para usar em um pc futuro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guga Pereira muito obrigado pela ajuda!!

 

já estou a procura desse outro pente de Ram na Olx,

 

o aumento de desempenho do q9650 em relação ao q9300 seria pouco? achei por uma diferença de 55 reais no mercado livre, 

 

em relação a fonte, seria melhor eu comprar antes do processador? quantos watts seria suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Damas olá, o processador q9650 é bem superior ao q9300, se estiver em bom estado vale a pena, pois tem 12mb de cache L2 e 3,00ghz, enquanto o outro tem apenas 6mb cache L2 e 2,5ghz,

 

Não é um processador com um IPC (instruções por ciclo) alto, se formos comparar um i5 com 4 núcleos e 4 threads, mas bate de frente com muitos outros processadores atuais em questão de desempenho,

 

Só perde nas instruções de processamento e na plataforma DDR2, mas com a sua é DDR3, terá mais um pouco de lenha para queimar ainda,

 

a fonte podes dar uma olhada no link:

uma fonte barata e boa pra começo, vai segurar muita coisa por muito tempo caso escolha ela

https://www.kabum.com.br/produto/96696/fonte-aerocool-400w-80-plus-white-kcas

 

ou nesse:

essa é muito mais cara do que isso, está com certeza com um preço bem em conta, vai muito bem nas reviews:

https://www.pichau.com.br/pcyes/fonte-pcyes-electro-v2-430w-80-plus-bronze-26212

 

importante considerar comprar a fonte já, pois essa sua acredito que seja genérica, pode ser que ela te deixe na mão ao usar um processador mais parrudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guga Pereira novamente, muito obrigado por estar me ajudando!!

 

sobre o Q9650 que comentei ter achado por uma diferença apenas de 55 reais, eu estava completamente equivocado.

na verdade o processador é o X5450 adaptado para lga775 e o vendedor diz ser pau a pau com o q9650, mas no próprio anuncio fala sobre o risco de ser incompatível com a minha placa-mãe em especifica:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1545798853-processador-core2-quad-x5450-30-lga-775-_JM#position=3&type=item&tracking_id=e773ddcf-c080-410b-8845-cde8aa54715f

 

encontrei o verdadeiro q9650 mesmo foi no aliexpress só que com o dobro do preço do Q9300 que você recomendou, então já não sei se vale a pena: https://www.aliexpress.com/item/32852296351.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.66f03fb1jZ1jhw&algo_pvid=de1fe51f-7a01-4606-846f-b3cd504e2dc2&algo_expid=de1fe51f-7a01-4606-846f-b3cd504e2dc2-8&btsid=0ab6f82315926650089125845e57ea&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

 

outra opção que encontrei na internet é comprar um Q6600 e fazer um overclock, o que acha? está saindo com frete 110 reais

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1551010668-processador-intel-q6600-775-pasta-termica-sache-1-grama-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=dc35ef6f-878a-42e7-8197-fb21c49ace6a

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de mais algumas pesquisadas creio que encontrei o melhor custo x beneficio, o Q9550 comprado no aliexpress, não ficaria exposto aos riscos do overclock nas mãos de um leigo e chegaria perto do desempenho maximo para essa minha máquina.

 

https://www.aliexpress.com/item/32508367791.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.395462d7FqWuuX&algo_pvid=0129285e-4175-43a6-a5e0-ea8bd40db44f&algo_expid=0129285e-4175-43a6-a5e0-ea8bd40db44f-0&btsid=0ab6f82415927794029928859e0bc2&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

 

o que acham?

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Damas boa noite, caso as peças não sejam preparadas para aguentar frequências mais altas que original, diminuirá, e muito, a vida útil, se não me engano o único processador dessa linha core 2 que tem OC liberado é o Core 2 Extreme, mas o preço é exorbitante, e mesmo que você o encontre, a placa-mãe precisa ter estrutura para suportar o OC, e depois de tudo isso você ainda não teria um desempenho que valesse tanto gasto assim, o q9550 vai te atender bem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guga Pereira a ram de 4gb foi!! que diferença que ja deu no pc, muito bom! agora vou dar um tempinho e logo compro a fonte

 

o que achei estranho foi a compatibilidade das memorias com a placa-mãe G41M-S01.

 Levei o pc até um laboratório de informática para comprar a ram, o cara testou varias e nada de funcionar, quando já tinhamos desistido lembrei de um comentário de um vídeo no yt falando que essa mobo só aceita ram que tenha chips dos dois lados do pente (descartei assim que li, porque minha antiga possui chips só de um lado e funciona normalmente) e realmente, quando ele testou, deu certo.

 

fiquei curioso, as placas mais novas tem isso também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!