Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ryzen 5 3600 oscilando na temperatura


Posts recomendados

pessoal, estou usando agora um ryzen 5 3600 e percebi que a frequencia está oscilando e atingindo até 4.2mhz estando na area de trabalho... em questoes de segundo passa de 3.6ghz pra 4ghz e acaba fazendo o mesmo com a temperatura, que vai de 40 pra 60 em instantes... cooler acaba diminuindo e aumentando a potencia a cada 10 segundos e faz um barulho que me incomoda.. enfim.. isso é normal? vi alguns dizendo que é uma nova tecnologia nos processadores e que é normal... eu não sabia que existia esse ''overclocking automático'' vale ressaltar que a tensão fica oscilando também de 1.0 a 1.40 rapidamente. 

posso deixar assim como veio de fábrica mesmo? e posteriormente trocar o cooler pra um melhor já que é ainda o cooler box padrão. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Tomaz

Tenho um Ryzen 7 2700x e tenho o cooler box Wraith Prism, e assim eu ativei esse Overclock e chegou de 3.7 para 4.2 e oscilou até 90 graus... 100% de stress por 7 horas seguidas, ai tirei esse OC automatico e fiz o meu próprio para 4.0 com travamento de energia, não lembro qual foi acho que foi 1.4,  e assim a temperatura chegou no máximo 80 Graus com o mesmo teste... Ou seja, é ruim sim esse OC automatizado, tenta fazer um concreto e faz o teste de stress... o meu cooler box ta aguentando suave

adicionado 1 minuto depois

Se tem medo de fazer OC manual, tenta fazer um stress com OC automatizado com AIDA64, e se a temperatura passar dos 85 vai ter que desativar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GomesDavi

32 minutos atrás, GomesDavi disse:

@Edson Tomaz

Tenho um Ryzen 7 2700x e tenho o cooler box Wraith Prism, e assim eu ativei esse Overclock e chegou de 3.7 para 4.2 e oscilou até 90 graus... 100% de stress por 7 horas seguidas, ai tirei esse OC automatico e fiz o meu próprio para 4.0 com travamento de energia, não lembro qual foi acho que foi 1.4,  e assim a temperatura chegou no máximo 80 Graus com o mesmo teste... Ou seja, é ruim sim esse OC automatizado, tenta fazer um concreto e faz o teste de stress... o meu cooler box ta aguentando suave

adicionado 1 minuto depois

Se tem medo de fazer OC manual, tenta fazer um stress com OC automatizado com AIDA64, e se a temperatura passar dos 85 vai ter que desativar..

entendo.. fiz o teste no cpuZ e no cinebench chegou a 90° 

no caso seria interessante desativar esse overclocking automatico mesmo vindo assim de fabrica ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Tomaz

7 minutos atrás, Edson Tomaz disse:

no caso seria interessante desativar esse overclocking automatico mesmo vindo assim de fabrica ? 

Sim, vai perde um pouco de desempenho de 10/15% para renderizar vídeos e assim vai, nada que mude em questão de jogos(Deve apenas perde 5/10 fps), mas a temperatura ia baixa consideravelmente para 60/70 graus em stress

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GomesDavi

2 horas atrás, GomesDavi disse:

@Edson Tomaz

Sim, vai perde um pouco de desempenho de 10/15% para renderizar vídeos e assim vai, nada que mude em questão de jogos(Deve apenas perde 5/10 fps), mas a temperatura ia baixa consideravelmente para 60/70 graus em stress

eu acabei apenas desativando, encontrei na bios como ''core performance boost'' e não fiz nem uma mudança, agora está cravado nos 3.6 ghz, e tensão em 1.0, no caso, agora está realmente em stock. refiz os testes de stress e agora fica na casa dos 60 - 65 graus, anterior batia os 91 graus, diminuiu bastante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GomesDavi sim, não vi diferença significativa nos jogos. Só perdi 200 pontos no cinebench. Eu não me importo muito em jogar com máximo de desempenho.

adicionado 4 minutos depois

@Caio Ferreira certo, vou fazer quando eu pegar um cooler melhor, o cooler box desse 5 3600 é ruinzinho em comparação a outros da AMD. Em breve eu pego um Air cooler ou um water cooler mesmo. Valeu pelas informações 🤜🏻🤛🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!