Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer para o processador de notebook usar todo o clock?


Posts recomendados

Tenho um lenovo IdeaPad 330 com um i5 825U. Ele tem clock base de 1.60 GHz e máximo de 3.40 GHz. Sei que ele varia dependendo do uso, porém, geralmente ele fica com clock abaixo de 2 GHz. Para o dia a dia não é problema, mas como gosto de jogar as vezes, queria saber se tem algum programa que faria ele travar o clock em 3 GHz ou mais.

Ps: Infelizmente a bios desse lenovo não conta com "configurações avançadas", logo estou preso a fazer configurações somente com programas/no sistema.
Ps2: Já fiz mudanças nas configurações de energia e com uso de carregador, mas mesmo assim, enquanto rodo jogos o clock ainda fica baixo, e as vezes quando estou fazendo atividades básicas, como ouvir musica e acessar a internet, ele fica em 3 GHz ou mais ( como no momento que estou escrevendo isso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é recomendado fazer overclock nesse processador pois ele tem os multiplicadores bloqueados. 

mas você pode tentar fazer oc por software, eu nunca testei então não tenho como te dizer se funciona ou não.

obs: caso você modifique os valores a serem multiplicados o oc pega em todo o setup não só no CPU

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Yuri Nascimento disse:

i5 825U

Colega, o processador i5-8250U possui uma frequência base de 1.60 GHz, podendo atingir 3.40 GHz em único núcleo ao utilizar a Tecnologia Intel Turbo Boost. Tecnologia esta que tem o seu acionamento automático apenas quando necessário (quando o sistema operacional requer o maior desempenho possível do processador) e depende de vários fatores, como por exemplo o número de núcleos ativos, o consumo de energia, a temperatura do processador, dentre outros.
Resumindo, atingir o clock de 3.40GHz não depende somente de uma otimização externa realizada pelo usuário.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alex.rafael Sim, e como é um processador de notebook eu entendo que não é recomendável. Mas de qualquer maneira eu não conheço programas de OC. Pelo menos para esse notebook.

adicionado 7 minutos depois

@Athom Eu entendo os fatores para que aconteça o turbo, mas muitas vezes estou jogando e ele fica com o clock baixo (menos de 2GHz) e outras vezes, ao fazer trabalhos da faculdade, ele sobe (verifico através do gerenciador de tarefas e o CPU-Z). São jogos leves, porém não queria que ele oscilasse tanto a frequência, para assim evitar quedas bruscas de FPS. Mas se não tenha nada que possa fazer em software o jeito é me contentar com ele assim mesmo. Obrigado pela resposta.


Ps: Jogo usando carregador e com ventilador ligado, para ter o máximo de energia e evitar aquecimento.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!