Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei placa 8-pin e minha fonte só tem 6-pin, e agora?


Posts recomendados

Boa tarde galera,

Comprei uma placa de vídeo GTX 1660 SUPER da PNY, a qual pede um fonte de pelo menos 450W e requer um cabo 8-pin e, pelo que eu vi nas pesquisas, ela tem um consumo máximo de por volta de 125W.

A minha fonte é bem antiga, por isso que eu acho que ela não veio com um cabo 8-pin apesar de ser uma boa fonte, trata-se da cooler master rs-500-pcar-a3, como segue na foto.

Bem, frente a esse problema eu pesquisei muito, nesse fórum inclusive, mas não cheguei a uma conclusão e acredito que minhas únicas opções sejam:

Adaptar 2 molex para um 8-pin;

Adaptar o 6-pin para um 8-pin;

Adaptar 2 molex para um 6 pin, e junto com meu outro 6-pin, adaptar esses dois 6-pin para 8-pin (nem sei se é possível);

Comprar uma fonte nova.

Então, eis meu pedido de ajuda, qual seria a melhor opção? Obrigado pela atenção.😁

CM 500.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frederico Levy a placa não veio com adaptador? Eu só usaria um adaptador se ele viesse com a placa, pois aí teria certeza que tem qualidade suficiente. As placas hoje estão vindo quase todas com 8 pinos por margem de segurança. Existe essa limitação virtual de que 6 pino suportar até 75 W e 8 pinos até 150 W, mas fisicamente não faz sentido. O motivo real é evitar que usem placas de alto consumo em fontes de baixa potência que só fornecem conectores 6 pinos. A sua fonte teoricamente não teria problemas com essa placa, até porque o consumo dela é relativamente baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB não, veio somente a placa e manual 😕

Pois é, eu vi isso também, que a diferença entre o 6pino e 8pino é só a adição de 2 terras, por isso cogitei a possibilidade de algum adaptador que tornasse isso possível.

Vi também casos em que eles buscaram 2 terras de um molex e encaixaram nos 2 pinos restantes, mas não sei se tenho as habilidades ou ferramentas para isso.

Queria evitar de comprar uma fonte nova, mas a placa foi muito cara para arriscá-la, depois o barato sai caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Frederico Levy disse:

@GuilhermeGB não, veio somente a placa e manual 😕

Pois é, eu vi isso também, que a diferença entre o 6pino e 8pino é só a adição de 2 terras, por isso cogitei a possibilidade de algum adaptador que tornasse isso possível.

Vi também casos em que eles buscaram 2 terras de um molex e encaixaram nos 2 pinos restantes, mas não sei se tenho as habilidades ou ferramentas para isso.

Queria evitar de comprar uma fonte nova, mas a placa foi muito cara para arriscá-la, depois o barato sai caro.

Os adaptador 6 pinos para 8 pinos basicamente criam dois GNDs extras. O segredo de um bom adaptador é a qualidade dos materiais e da construção. Eu uso um adaptador 2x Molex para 6 pinos que veio com uma placa que comprei há alguns anos sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Frib 004 disse:

@Frederico Levy Essa fonte aí é bem ruim,não indico,tem quanto pra gastar em uma fonte?O problema dessa não e o cabo e sim a falta de qualidade mesmo.

Realmente, nem me atentei à fonte, pois atualmente a Cooler Master tem algumas fontes que dão pro gasto. Seria arriscado usar ela.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 004 Entendi, não entendo nada de fontes, achei que por ser da Cooler Master era uma boa fonte, tenho há uns 10 anos e nunca deu problema, mas também nunca exigi muito dela.

Eu não queria passar dos 400 reais, até agora só vi de referência indubitável a Corsair CX, e o colega ali acima sugeriu uma PCYES, que vi que já é mais barata do que o Corsair CX de mesmo watts. Quais fontes você recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Frederico Levy disse:

@GuilhermeGB  entendi, neste caso acho que optaria pela PCYes por ser um pouco mais em conta. Mas, se puder explicar, porque deveria evitar a linha CX da Corsair? Achava que seus componentes eram superiores em relação aos da CV

Por causa disso:

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!