Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Mudar cor da célula automaticamente, mediante condições


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Bom dia!

 

Estou com necessidade de fazer uma planilha, onde preciso mudar a cor das células automaticamente. Conforme vocês podem observar o arquivo em anexo, para eu mudar o status (cor da célula conforme a minha legenda) na linha 5, preciso fazer isso manualmente, clicar célula por célula e formatar. Eu gostaria de saber se existe alguma fórmula ou método, onde nas linhas 15 e 16 eu pudesse colocar o Horário de Início e de Fim do evento, e na linha 17 escrevesse o status do evento (se existiu falta de programação, lavagem do equipamento e produção), e dessa forma, mudasse a cor automaticamente ao longo das células da linha 5.

 

Ficarei muito grato por qualquer ajuda que me derem. 

 

Obrigado!

 

MUDAR COR AUTOMATICAMENTE.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Segue uma forma de pintar as células via Formatação Condicional.

1. selecione B5:Y5

2. menu Página Inicial / Formatação Condicional / Gerenciar Regras / Nova Regra / Usar uma fórmula ...

3. na caixa de fórmula cole uma cópia desta fórmula ~~~> =E(B$3>=$I$15;B$3<=$I$16;$I$17="FALTA PROGRAMAÇÃO")

4. formate o preenchimento na cor vermelha

5. repita para as outras duas condições mudando apenas o texto na fórmula

 

obs.

1. a FC acima vale somente para o intervalo citado, para os demais dias você precisa replicar o quadro B15:I17 e adequar os endereços na fórmula

2. em I15:I16 coloque a hora representada por um número inteiro somente, exemplo coloque 14 e não 14:00, isso para ficar compatível com as "horas" que você colocou na linha 3

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @osvaldomp,

 

Obrigado pela ajuda, conseguir resolve o problema através de sua fórmula. 

 

Aproveitando te fazer mais uma pergunta, na linha 5, onde as cores irão ser mudadas automaticamente, supondo que eu queira que conforme mudar a cor, também adicione um descritivo. Por exemplo, irei informar que entre as horas 1 a 18, meu status é Produção (portanto os quadrados ficarão cinza), e dentro desses quadrados deve sair o nome do material a ser produzido: Por exemplo Cobre conforme planilha em anexo. Existe alguma condicional, para que o excel me dê um descritivo, conforme a cor que aparecer?

 

Obrigado,

MUDAR COR AUTOMATICAMENTE.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me parece viável aparecer o descritivo em cada célula pintada pela FC pois para isso seria preciso inserir uma fórmula em cada célula da linha 5 e, devido à pouca largura das colunas, a exibição do descritivo ficaria prejudicada, mostraria somente uma ou duas letras em cada célula. Exemplo, tomando como base o descritivo "COBRE" que você colocou, ele precisa de 3 colunas para ser exibido. Nesse exemplo cada célula pintada exibiria C ou CO.

 

Uma outra forma seria você utilizar um número associado ao descritivo, pois o número caberia na célula e assim ele seria mostrado em todas as células pintadas. Se a quantidade de descritivos existentes for relevante, por exemplo mais de 5 ou 6, então valeria a pena você montar uma tabela com os descritivos e os correspondentes números, algo assim:

AA        AB

cobre      1

ouro        2

prata       3

...

E depois coloque em M18 um PROCV com base no descritivo em I18.

No entanto, se a quantidade de descritivos for pequena, então não precisa da tabela, aí coloque o número correspondente à mão.

 

Em seguida coloque uma cópia da fórmula abaixo em B5 e arraste para a direita.

=SE($M18="";"";SE(E(B3>=$I15;B3<=$I16);$M18;""))

 

dica - o intervalo B5:Y5 está poluído de FCs, inclusive com fórmulas retornando erro (#REF); essa poluição ocorre provavelmente em consequência de Copiar/Colar, e se continuar fazendo, o excesso de FCs poderá no futuro comprometer o desempenho da planilha.

Para evitar, sempre que Colar, cole como Especial / Valores, assim essa operação não carregará formatações da origem.

Sugiro que você limpe e refaça as FCs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!