Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock de RAM traz real benefício


Visitante
Ir à solução Resolvido por dimitri5992,

Posts recomendados

Boa tarde.

Minha RAM é dual channel de 2666Mhz. Pela BIOS, fui aumentando a frequência devagar para analisar até onde ficava estável. O melhor Over é em 3000Mhz, pois 3200Mhz apresentou telas azuis...

A real questão é, ir de 2666Mhz para 3000Mhz vai trazer algum benefício perceptível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Theodoro19 bem, se estabilizou, você só tem a ganhar com frequências mais altas. Não vou dizer que vai dobrar o seu fps, mas vai ter um pequeno ganho e melhor estabilidade com as minimas, principalmente se for plataforma amd, que se usa bem de frequências mais altas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Theodoro19 disse:

Boa tarde.

Minha RAM é dual channel de 2666Mhz. Pela BIOS, fui aumentando a frequência devagar para analisar até onde ficava estável. O melhor Over é em 3000Mhz, pois 3200Mhz apresentou telas azuis...

A real questão é, ir de 2666Mhz para 3000Mhz vai trazer algum benefício perceptível?

Vai depender da situação... sua placa de vídeo é relativamente fraca e vai ser o fator limitante na maioria das vezes. A principal vantagem do OC na RAM é aumentar o desempenho do processador, o que você talvez veja numa reduzida nas travadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2020 às 22:05, Imakuni disse:

A principal vantagem do OC na RAM é aumentar o desempenho do processador, o que você talvez veja numa reduzida nas travadas.

Concordo com o que disseram.

 

Mas por experiência própria e por comparações no youtube posso dizer que se você joga em 4k ( não sei se é o caso ) não vai ter uma diferença perceptível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aimbotz Jogo em 1080p, se o jogo for muito pesado até menos, pra rodar fluidamente...

Tenho usado nos últimos dias, e realmente só constatei melhoras. Não consegui jogar, mas os programas se comportam melhor, abrindo e fechando mais rápido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eduardo franz fehrer Não amigo, nada além das frequências foi alterado. Continua funcionando perfeitamente, e percebi alto ganho de desempenho. quando seu Pc chegar faça sim!

 

Recomendo não alterar voltagens, apenas a frequência, já que alterar frequência é overclock bem leve, não acarretando em problemas, e quanto mexer na tensão e ir mais além irá violar a garantia, e diminuir a vida útil (se nunca tiver feito antes, pior! Pode até queimar a RAM)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Theodoro19 Overclock, a memória pode até ter ficado estável, mas ela não foi projetada para a frequência que foi colocada, se for no automático tudo bem, a culpa seria da fabricante e ela teria que fazer uma memória com bancos pensados para aquilo, mas se for manualmente, perde, e vai deteriorando os bancos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís_Felipe68 Luís, há um perfil XPM (acho que é esse o nome) que coloca a minha RAM em 2800Mhz por aí(ela é 2666mhz). O XPM não é da fabricante? Se for, ela foi projetada para ir até esse nível e fica pelo usuário colocar ou não...

adicionado 1 minuto depois

Ok que eu coloquei acima do XPM (exatamente em 3000Mhz), mas se colocar nesse perfil, há a "deterioração" que mencionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Theodoro19 O XMP seria um suporte que sua placa-mãe tem para fazer um ´´overclock`` na memoria onde ela vai deixar sua memoria com os timings máximos setados pela empresa fabricante da memoria, nesse caso não tiraria, mas é o que eu falei, se for no automático tá tudo bem, o problema é ir no manual, e sim, ela foi projetada pra ir até esse nível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!