Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

À todos que puderem ajudar. Até 7 mil em um pc para motion grafics 2D (After)


Posts recomendados

Olá, pessoal. Tudo bem?

 

Preciso da ajuda de vocês pra montar um computador com até 7 mil para trabalho com os programas Indesign, Illustrator, Photoshop e After Effects 2d.

Encontrei esses requisitos no site da adobe:

Spoiler

1356953328_requisitosafter.jpg.41913ba16a80a01c15bb8f28e71c55e0.jpgrequisitos_photoshop.jpg.af6acc3de63fbf382b482edd8c1a1123.jpgrequisitos_indesign.jpg.992db4d94898be390fbd02e42b979969.jpgrequisitos_illustrator.thumb.jpg.615a652725b8aa8a946acec7e029aeab.jpg

 

Há um outro tópico bem legal da Tainá com necessidades semelhantes mas tenho algumas particularidades que gostaria de ressaltar:

 

1- O pc é apenas para trabalho;

2- Utilizo o Indesign simultaneamente com o Illustrator ou Photoshop. Em alguns momentos preciso usar os 3 juntos. Com meu note atual, as vezes tenho que deixar apenas um programa aberto por conta dos travamentos e isso me faz perder um tempo precioso que me complica no trabalho por ser bem puxado. 

3- Usarei o after effects inicialmente para 2d;

4- A intenção inicial é continuar com o pc até a tecnologia permitir trabalhar com ele. Imagino fazer upgrades pontuais de hds e memória, se precisar. Então a durabilidade é algo relevante.

5-  Precisarei de quase tudo por usar notebook hoje. Tenho penas o mouse e monitor.

 

Li alguns tópicos aqui e vi alguns vídeos com informações específicas que parecem interessantes e podem ajudar na montagem. Digo parece porque eu não entendo nada de tecnologias, compatibilidade e afins.

 

Citação

Se você trabalha com 3D é muito importante que tenha um conjunto de placa de vídeo e processador forte. Mas se você trabalha com 2D no After Effects o melhor investimento é mais memória e um bom SSD.

- Atualmente é mais vantajoso você usar um processador com a velocidade de clock mais alta envés do numero de núcleos. Já para 3D é mais vantajoso trabalhar com um maior quantidade de núcleos onde te auxilia no render via CPU.
- Para os usuários do After Effects é extremamente importante que você tenha um SSD reservado para o seu cache de disco. Isso vai melhorar a estabilidade do programa, a performance e o tempo de preview. O ideal é que você também tenha um outro SSD para o seu sistema e os programas, pois aí você vai ter um sistema rodando liso juntamente com os programas.
- Para o 2D no After Effects, a placa de vídeo(GPU) é quase irrelevante. Poucos efeitos nativamente são acelerados via GPU. Agora caso o seu intuito é trabalhar com plugins externos como Element ou Trapcode Suite você precisa de uma placa dedicada, mesmo que seja simples pois esses plugins são acelerados via GPU. Então um investimento forte nessa peça vai depender muito do estilo de trabalho que você adota.

 

Encontrei dois vídeos indicando as melhores configurações para o after.
No vídeo de 2019 indicaram essa: 

Spoiler

config_pc.jpg.416f7af2d51fbbb2b15f398972ae81f2.jpg
 

  Também disseram que "Higher processor speed is better than more cores"

 

No vídeo de 2020 o cara indicou a seguinte configuração como a melhor:

Spoiler

confg_pc_2020.thumb.jpg.50f55aa6d064f2022c7cbd3bcac24c93.jpg

 

Em dos vídeos recomendaram o hd Western Digital red mas o @WOZ Dods recomendou a linha Caviar Blue em um tópico recente; Vou em qual?
EM um canal de avaliação de peças fo indicado comprar placas-mãe asus. Procede? Vale a pena?

O @WOZ Dods ainda deu várias dicas legais, como não economizar na fonte e uma lista de gabinetes bacanas:
 

Aerocool Aero 500G RGB BK

Aerocool Aero One 

Aerocool Aero One Frost

Corsair Carbide Series SPEC-DELTA

Corsair Carbide SPEC-04

Cougar MX330-G

Cougar MX410 Mesh-G

Deepcool E-Shield

Deepcool Matrexx 55 Mesh

Galax Nebulosa (Micro ATX)

Thermaltake Comander C35 TG ARGB

Thermaltake Core X31

Thermaltake Versa J24

Em último caso: Gadit X PGG-X01 (pichau)

(Meu quarto não tem e nem terá ar-condicionado e não ligo para leds. Qual seria o mais adequado?)


Além das outras dicas que não sei se se aplicam ao meu caso.

Resumindo

- Me apertando muito posso gastar até 7 mil em um computador para usar simultaneamente 3 programas adobes (ID, IL, PS) além de muitas páginas de buscas e documentos abertos e ainda para Motion grafics 2d no After Effecs.

- Só tenho monitor e mouse;

- Posso comprar o essencial no começo e ir finalizando o setup aos poucos, como por exemplo um segundo (quem saber terceiro) ssd, um segundo pente de memória, e a placa de vídeo já que, segundo disseram, ela não é fundamental pro 2d; Posso começar só com a on-board se o processador for bom, né?

- Não vou precisar do melhor computador e nem tenho dinheiro pra isso;

- 32 gb me parece o suficiente;

- Além das especificações também preciso de indicações de marcas já que não tenho ideia da diferença de qualidade entre elas.
- Vi em um tópico aqui indicando  comprar na Kabum, Pichau e Terabyte. Alguma outra boa loja? Vale a pena comprar no Edifício central no RJ? (para os que conhecem a cidade)

Desculpa por tanto texto, pessoal. Mas tentei reunir o máximo de informação útil possível para não jogar simplesmente na mão de vocês e porque não posso errar na compra desse computador.

Muito obrigado a todos. Toda dica será muito bem-vinda.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o orçamento  citado tetaria pegar uma configuração dessa forma.

 

CPU: Ryzen 5 3600, R7 3700x/3800x + Mobo: b450/x470, b550/x570

CPU: Core i5-10400, i7-10700/10700k + Mobo: b460/z490

Ram: 16gb 3000/3200/3600mhz + ssd, hdd

GPU: GTX 1660/1660 Super, RTX 2060/2060 Super + PSU: 500/550/600w 80 plus

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, @Andros Santos
Vou pesquisar essas configurações que me passou.

Hoje não consegui pesquisar nada ainda mas pelo que já vi aqui e em vídeos, parece melhor ir de amd e o 3700x é máximo que eu precisaria ir mas to começando a achar que o 3600 já vai me atender com folga.

Poderia ir até 7 mil em um pc mas isso vai me comprometer bastante em muitas áreas rs. Apenas acho que valeria a pena por ser uma ferramente importante de trabalho mas mesmo assim, quero tomar cuidado para não comprar bem mais do que preciso.

Sobre  placa de vídeo, ontem cheguei a essa: RX 5600.
Parece que as RTX são focadas em tecnologias que não vou utilizar por não jogar então essa placa me atenderia bem.
O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, @Andros Santos
Comprei essa configuração:
 

- Ryzen 5 3600 [R$ 1.299,99 - promoção]

- Asus TUF Gaming NVIDIA GeForce GTX 1650 Super OC [R$ 1.399,90]

- ASRock B450 Steel Legend [R$ 1.099,90]

- DDR4 Geil Orion, 2x16GB 3000MHz [R$ 479,90]

- XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular [R$ 799,90]

- WD BLUE 4TB [R$ 664,90]

- AERO ONE FROST [R$485,56]

Muito obrigado pelas dicas. Serviram de base pra muita pesquisa desde que postei esse tópico.
Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sei que exagerei bem na fonte. Peguei essa pela qualidade, segurança e economia que vi sobre ela. 
Preferi pegar uma gpu inferior, que atende bem as minhas necessidades de trabalho e investir na qualidade de outras peças, tipo a placa-mãe, gabinete, fonte e pentes de 16gb.
As peças estavam caras pelo que vi em comentários e vídeos antigos mas infelizmente eu não posso esperar futuras promoções e Black friday.
A placa-mãe tava 899 semana passada... Acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!