Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Video internal scheduler error (tela azul)


Posts recomendados

Recentemente eu estava tendo problemas com vários tipos de tela azul (principalmente referente à memória), usei o diagnóstico de memória e constava um problema de hardware. Além disso, como meu PC é daqueles "PCs de loja", as peças também não eram lá essas coisas, e como eu não podia comprar um computador inteiro de uma vez, fui comprando aos poucos, só pra ter um PC minimamente melhor. Nisso, troquei primeiro a fonte e a placa de vídeo, que funcionaram muito bem antes de eu ter problemas com as telas azuis frequentes da memória, então resolvi trocar logo a placa-mãe, o processador e a memória RAM. Pra evitar alguns problemas, eu formatei o SSD do computador (onde ficava o Windows) e fui instalando tudo do zero, o máximo que fiz foi deixar um HD com arquivos pessoais sem formatar. Também não tentei usar a memória antiga com a nova, por motivos óbvios, já que a memória antiga era de frequência diferente apesar de também ser de 8GB.

 

O problema é que agora eu estou tendo problemas pra rodar jogos (que já rodavam antes sem problemas) e também comecei a ter várias telas azuis, mas todas sendo o "video internal scheduler error". Já reinstalei meus drivers da placa de vídeo também (no modo de segurança, normalmente, com o DDU, etc), mas tudo que eu tentei pra resolver isso não adiantou nada. Eu continuo tendo essas mesmas telas azuis, e mesmo que eu não tenha a tela, todos os jogos costumam travar e ficar sem responder depois de um tempo. Já verifiquei a temperatura de todas as peças, e acho que não tem nada anormal. O máximo é a placa de vídeo ficando um pouco mais quente (75-80º quando em MUITO uso, e não é frequente ela ficar tão quente sem ser usada), mas não faço ideia se o problema pode ser isso mesmo...

 

Por favor, se puderem me ajudar, eu agradeço muito mesmo, por que não sei mais o que fazer.

Minhas configurações:

- Processador Intel Core i3-9100F Coffee Lake, Cache 6MB, 3.6GHz (4.2GHz Max Turbo), LGA 1151, Sem Vídeo - BX80684I39100F (peça que troquei agora)

- Placa de Vídeo VGA PCYes NVIDIA GeForce GTX 550 Ti Dual Fan, 1GB, GDDR5, 128 bits, PCI-E 2.0 - PV55TX1GD5128DF

- Placa-Mãe ASRock H310CM-HDV, Intel LGA 1151, Micro ATX, DDR4 (peça que troquei agora)

- Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4 - HX426C16FB3/8 (peça que troquei agora)

- SSD de 250 GB.

- HDD de 500 GB.

- Fonte Corsair 400W 80 Plus White VS400 - CP-9020117

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Não, eu só instalei os drivers da placa de vídeo, e acredito que alguns drivers foram atualizados pelo Windows Update (que eu desativei por que ele estava colocando uma versão antiga do driver da placa, mas em ambas as versões o problema continua). No caso, eu devo instalar tudo que está na página da placa-mãe mesmo? Ou é só um driver específico?

 

https://www.asrock.com/mb/intel/h310cm-hdv/index.asp#Download

 

EDIT: Veio o CD de instalação também, mas como eu não tenho driver de CD nesse PC, não cheguei a usar. A BIOS também mostrou que está na versão 4.20, que pelo que eu vi no site, já é a mais atualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Precisa instalar TODOS os drivers no site do fabricante, comece pelo de áudio no topo (Realtek high definition audio driver) e baixe todos até chegar no driver da VGA (VGA driver ver) eu recomendaria baixar o resto também, até chegar em "Restart to UEFI ver:1.0.6". Depois de baixar e instalar todos manualmente, reinicie o computador e teste. Driver nativo do Windows é um lixo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Instalei todos, mas o VGA Driver mostrou a mensagem de que é incompatível. Achei que fosse por que eu já tinha os drivers da placa de vídeo instalados, então eu removi tudo com o DDU no modo de segurança, mas o erro continuou, então reinstalei o driver e vou ver se o problema foi resolvido. Mas é estranho por que do que eu vi no arquivo leia-me de instalação, esse driver é compatível com tudo aparentemente, então não sei se a falta dele pode ser o problema.

De qualquer forma, muito obrigado, e vou ir testando aqui pra ver se teve alguma diferença, e edito o post com mais informações.

 

EDIT: Não demorou muito e o problema já voltou a aparecer. Todos os jogos freezam e apresentam problemas depois de um tempo, e a tela azul já apareceu de novo, com o mesmo erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sinceramente recomendaria você a formatar de forma limpa e instalar os drivers direto no site do fabricante. Isso de tirar driver genérico e colocar o certo por cima não dá muito certo, pode ficar resquícios. Quando eu digo "formatar de forma limpa" me refiro a baixar a ISO do Windows diretamente no site da Microsoft e não em sites de terceiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Fiz tudo de novo, instalando o Windows do zero e fazendo uma instalação limpa. Com os drivers, a mesma coisa. Inclusive, dessa vez eu usei um outro PC pra fazer a ISO do CD de instalação que veio junto com a placa-mãe, e instalei todos os drivers dele junto com o da NVidia pra minha placa de vídeo, mas os jogos continuam travando e apresentando problemas depois de um tempo que nem antes. A única diferença é que a tela azul não apareceu de novo, mas acho que é só questão de tempo.

 

Procurei mais sobre o problema, e vi que eu poderia olhar no Visualizador de Eventos pra ver se tinha algum erro ou coisa parecida, e sim, tinha. Quando um jogo apresenta problemas (aqui eu usei o Dead by Daylight e o Valorant, que eram os que estavam apresentando problemas com frequência), geralmente a tela fica preta, o jogo para de responder e quase sempre eu só consigo fechar pelo Gerenciador de Tarefas.

 

Esse foi o erro que mostrou lá no Visualizador no momento que o problema aconteceu. Pelo visto é realmente o driver de vídeo parando de funcionar e voltando, fazendo o jogo apresentar problemas:

 

Spoiler

Não é possível localizar a descrição da Identificação de Evento 13 na origem "nvlddmkm". O componente que gera esse evento não está instalado no computador local ou a instalação está danificada. Você pode instalar ou reparar o componente no computador local.

Se o evento foi originado em outro computador, as informações de exibição tiveram que ser salvas com o evento.

As seguintes informações foram incluídas com o evento: 

\Device\Video1
Graphics Exception: Shader Program Header 18 Error

O recurso está presente, mas a mensagem não foi encontrada na tabela de mensagens
 

 

E na primeira vez do problema (depois de formatar e reinstalar os drivers mais uma vez), não tinha mostrado esse erro, e sim um aviso:

 

Spoiler

O driver de vídeo nvlddmkm parou de responder e se recuperou com êxito.

 

Infelizmente eu não sei mais o que fazer pra tentar resolver. Já tentei várias versões de drivers compatíveis e nenhum funcionou (sendo que em todos eu usei o DDU pra fazer uma desinstalação limpa, etc.). O computador funciona normalmente em qualquer coisa que não seja em jogo (já que o problema parece ser só de driver mesmo, o que era uma preocupação minha já que as peças são novas, achei que poderia ter a ver com elas). Também não cheguei a ver se encontrava alguma coisa sobre a tela azul no Visualizador de Eventos, por que eu só descobri ele depois de formatar e dos crashs acontecerem de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas atualizações:

 

Acabei testando vários jogos, e aparentemente, só os jogos feitos na Unreal Engine estão dando erro. apresentam problemas e fazem a placa de vídeo reiniciar. Não tive mais problemas com a tela azul sem ser com esses jogos. Em todos, o problema é o "d3d device being lost", e no Visualizador de Eventos mostra que o "O driver de vídeo nvlddmkm parou de responder e se recuperou com êxito.". Não tive problema nenhum jogando outros jogos, como LoL e WoW, ou até mesmo mexendo em edição de vídeo e criação de jogos no Unity. O que é mais bizarro é que em TODOS os jogos que foram feitos na Unreal deram o mesmo problema, e em alguns casos a tela azul reapareceu, mas só quando esses jogos estavam sendo executados.

 

Instalei a Unreal Engine aqui pelo Launcher da Epic, pensando em de repente ele instalar/mostrar alguma dependência que falta, mas nenhum sucesso até então. Eu realmente não sei nem mais o que testar :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!