Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medir a velocidade da internet (Automatizado)


Posts recomendados

     Eu recentemente contratei um pacote de internet de 70mb de down e 21mb de up de um provedor local da cidade. O preço e o uso de fibra ótica ponta a ponta me atraíram muito, mas em horários específicos a velocidade de download cai (a de upload fica quase cravada em 21mb sempre) para valores menores que o previsto em contrato (o contrato prevê entregar mínimo 40%) e claramente a média mensal da velocidade de download fica muito abaixo dos 80% (Valor médio mínimo mensal definido pela Anatel), só em poucos momentos do dia a velocidade fica próxima de 70mb. Essa redução absurda geralmente acontece entre 18:00h e 00:00h, claramente a base de clientes é maior do que o sistema suporta e é nesse intervalo que muita gente chega do trabalho e vai ver uma série, vídeos e tudo mais, a demanda aumenta abruptamente. 

     O que preciso saber é se há alguma solução para medir a velocidade da minha internet de forma automática com intervalos de tempo específico, sem que eu precise ir em sites que oferecem os famosos 'velocímetros', e crie uma lista/base de dados. Isso seria crucial para anexar com os outros documentos que quero levar quando for no procon. 

    Obs: Meu notebook é o único equipamento que tem acesso a essa rede, faço acesso via rede wifi, não tenho cabo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, Abelardo Alves disse:

     Obs: Meu notebook é o único equipamento que tem acesso a essa rede, faço acesso via rede wifi, não tenho cabo. 

Testes por wifi podem enganar. Você acha que sua banda de internet está baixando quando na verdade você pode ter mais interferência no seu sinal wireless.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora o fato que ficar fazendo teste de velocidade em horario de pico chega ate ser engraçado para o pseudo padrão de qualidade

é como se não existisse ou levasse em consideração o enfileiramento CoS/802.1p nas olt, balanceamento de banda pra quem precisa de banda nem pensar,

Um teste de velocidade é considerado baixa prioridade ainda mais no wifi kkk, logo vai dar baixo o resultado rs rs.

 

Quer teste de verdade, precisa usar cabo de rede, e na hora do horário de pico fazer coisas que realmente tem prioridade na tabela da rede da provedora, para assim definir se ta vindo a banda contratada ou não.

 

Logo 70 megas precisariamos:

 

Ficar 24 dias com download na velocidade cravada 7Mb/s para atingir 80 porcento minimo

 

logo os supostos 40 porcento que é a regra, nos diz sobre velocidade instantane, aquela que se dá ao iniciar um download, Logo para 70 megas, o download deverá iniciar cravado na velocidade 5,25 Mb/s

 

Resumindo, Se no horario de pico a velocidade do dowload for de 5,25 Mb/s ta otimo.

Se durante o dia / mes o donwload ficar entre 7Mb/s ou maior que isso 8,75Mb/s

 

`Padrão de qualidade esta sendo obtido.

 

è mais ou menos assim que é feitos os calculos.

Por isso o teste de velocidade é falho e fajuto, Tu tem que imaginar um donwload que dure 30 dias sem parar. E baseado nesse download havera as ocilações onde 5,25 Mb/s vai ser a menor velocidade entre os 24 dias restante esse download vai ocilar entre 7mb/s minimo ate a maxima 8,25

È desse grafico que tu precisa criar para conseguir provar algo.

 

Tu precisa Iniciar seu próprio download todo dia para ter uma media e tirar a prova real.

https://www.anaconda.com/products/individual/get-started

Todo dia nesse site, tu faz o download e repare a velocidade sempre em Mb/s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Abelardo Alves O cabo é fundamental, Segunda coisa fundamental é entender o que uma OLT faz na fibra

Tu  disse

3 horas atrás, Abelardo Alves disse:

claramente a base de clientes é maior do que o sistema suporta e é nesse intervalo

Meio furada tu dizer isso, porque essas redes Gpon tu tem que enxergar nao a cidade toda, Mas sim por bairros. È tipo assim, não to dizendo fielmente que é assim, O dono do provedor compra banda exclusivamente pra porta 1 olt, Essa porta é pro bairro X Se a olt tiver porta 2 vai ser o bairro y Porta 3 é o bairro z

Eu sei disso porque tu disse que recebe 70 download e 21 uploud, rede assim é chamada de Gpon.

È muita banda que é injetada nesses equipamentos e esses equipamentos sao perfeito pra ficar igual um io io, jogando banda pra quem pede banda, tirando banda pra quem não ta fazendo nada.

Então é perigoso dizer claramente que é exesso de cliente  Porque é difícil vender plano pra encher essas olt Gpon, Gpon é topo de linha em fibras opticas.

 

Tu pode estar sofrendo de interferençias pode ser desde wifi no suposto horário de pico, pode ser também a concorrência sabotando a rede ai no seu bairro. são milhões de coisas. E tipico de cidade pequena, é terrível pra isso acontecer, ainda mais que a concorrência é braba.

Se for primeira empresa do bairro, primeira da cidade, convêm dar um tempo antes de arrumar briga, porque no inicio é assim mesmo, não tem jeito, Aqui na roça que moro quando a fibra chegou, era sagrado toda noite as 8 horas os concorrente treparem no poste e sair picotando fio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!