Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a velocidade verdadeira da Memoria Ram?


Posts recomendados

Olá a todos, gostaria de saber como funciona as memorias RAM.

 

Eu gostaria de uma RAM que funcionasse a 3200mhz sem Overclock, Meu processador é Ryzen 5 Matisse 3600 que permite até 3200mhz, A minha placa-mãe que estou buscando é a MSI B550M Pro-VDH ou a X570 Gaming X, não estou certo ainda de qual, mas ambas permitem 3200mhz por JEDEC. 

 

Gostaria de saber como escolher uma RAM, vi a compatibilidade das placas mães nos sites oficiais e eu encontrei  (SPD speed, Ram speed, Supported Speed) na MSI B550M Pro-VDH , (Native speed e Speed) na X570 Gaming X.

 

Mas eu eu não entendi qual o valor de velocidade real, ou seja qual velocidade eu estou procurando para usar o maximo dos 3200mhz que o Ryzen 5 3600 possibilita sem habilitar overclock.

 

 

Desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Germano Pires disse:

Mas eu eu não entendi qual o valor de velocidade real, ou seja qual velocidade eu estou procurando para usar o maximo dos 3200mhz

Para utilizar a frequência máxima suportada, tanto pelo processador como a placa-mãe, é realmente pegar um módulo de memória que tenha 3200Mhz de frequência, sem o overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Germano Pires disse:

@F2sT3RMas como eu faço para saber quais tem 3200mhz sem overclock? Porque essa mesmo se diz com velocidade 3200 mas tambem diz que é velocidade spd 2133, então sem overclock é apenas 2133?

 

image.thumb.png.4ecc28a88730896b3492480fe6e74504.png

 

Esta "velocidade" spd não tem haver com a frequência real da memória. Os SPDs são apenas pequenos chips de memórias EEPROM, em que a placa-mãe pode utilizar ela em configuração e etc. Mas quanto aos 3200Mhz, como nesta imagem em específico, são 3200Mhz sem overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F2sT3R Muito Obrigado! Eu possuo umas ultimas perguntas:

 

1) Atualmente possuo uma PRIME B450M-A com as seguintes memorias

image.png.e23922814c0a25f789e4bed42d0e2b49.png

 Faria mal ao computador deixar ligado o tempo todo o O.C 3200mhz?

 

2)Se eu comprar a MSI B550M Pro-VDH

image.png.4e0af38275d7f38924c4eb8c923fcde0.png

ou  X570 Gaming X image.png.94a25737e51773f37ae4ee57c3675314.png

eu posso colocar memoria 3200mhz sem O.C?

 

3)Eu posso colocar qualquer memoria ram DDR4 na placa-mãe ou somente as correspondentes? Por exemplo:

PRIME B450M-A somente compativeis com AMD 400 Series

MSI B550M Pro-VDH  somente compativeis com AMD 500 Series

X570 Gaming X somente compativeis com X570

 

Porque eu vejo uma infinidade de RAM para comprar mas só umas 3-4 da loja estão no PDF de suporte da placa-mãe

 

4) Nossa eu acho que estou começando a entender, o Overclock força o aumento da frequencia da memoria RAM, então no caso a minha atual ela suporta até DDR4 4400, se eu colocar uma 2400 e forçar ela a trabalhar como 4400 é um overclock mas se eu colocar uma 4400 ela trabalha normalmente sem overclock, é isso?

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Germano Pires disse:

Faria mal ao computador deixar ligado o tempo todo o O.C 3200mhz?

 

Se eu entendi a pergunta corretamente, se você realizar o overclock, e não ocorrer nenhum problema de desempenho e etc, pode deixar sim ele ligado o tempo todo.

 

1 hora atrás, Germano Pires disse:

eu posso colocar memoria 3200mhz sem O.C?

Pode sim, se não me engano, este O.C é a capacidade de frequência no overclock, que a placa-mãe pode fazer. Mas aconselho a pesquisar um pouco mais sobre isso.

 

1 hora atrás, Germano Pires disse:

Porque eu vejo uma infinidade de RAM para comprar mas só umas 3-4 da loja estão no PDF de suporte da placa-mãe

Estas não são APENAS as memórias que a placa-mãe suporta, mas sim as marcas e modelos que passaram por um teste na mobo. Mas qualquer outra marca e modelo de memória ram que respeite os requisitos, são compatíveis mesmo não estando na lista em pdf.

1 hora atrás, Germano Pires disse:

Nossa eu acho que estou começando a entender, o Overclock força o aumento da frequencia da memoria RAM, então no caso a minha atual ela suporta até DDR4 4400, se eu colocar uma 2400 e forçar ela a trabalhar como 4400 é um overclock mas se eu colocar uma 4400 ela trabalha normalmente sem overclock, é isso?

Especificamente nas memórias ram, aumentar frequência, alteram também as latências, mas quanto ao exemplo, sim, uma de 2400Mhz pode trabalhar em overclock sem problema nenhum, caso não tenha afetado o desempenho de todo hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!