Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Como programar um jogo / linguagem de programação


Posts recomendados

Alguém com experiência em programação pode me dizer o que precisaria pra programar um jogo, e quais as ferramentas necessárias? Se eu quisesse usar o Unity mesmo, eu teria que desenhar os modelos dos personagens? E as músicas?


Eu sempre quis aprender as linguagens de C++ e Java, essas linguagens podem ser usadas pra criar jogos ou a linguagem de programação pra jogos é uma linguagem separada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.

8 minutos atrás, Kayderim disse:

que precisaria pra programar um jogo, e quais as ferramentas necessárias?

No desenvolvimento de um jogo, existem muitas etapas: Modelagem, música, programação, roteiro, divisão de times, marketing, etc. O recomendado para quem está começando mesmo, é usar a Unity e pegar músicas sem copyright e modelos diretos da asset store que são gratuitos.

10 minutos atrás, Kayderim disse:

Se eu quisesse usar o Unity mesmo, eu teria que desenhar os modelos dos personagens?

Não necessariamente. Você pode pegar modelos prontos da internet, contanto que você não queira ganhar dinheiro. Aí você precisa fazer os modelos por si próprio.

11 minutos atrás, Kayderim disse:

Eu sempre quis aprender as linguagens de C++ e Java, essas linguagens podem ser usadas pra criar jogos ou a linguagem de programação pra jogos é uma linguagem separada?

C++ é utilizado na Unreal engine, que não recomendo para iniciantes. O C# é uma linguagem muito similar e é utilizada na Unity. Programação para jogos e programação geral são quase que duas coisas separadas. Recomendo, antes de tudo, começar com algo mais simples. Um dos melhores cursos de programação disponíveis na internet, com mais de 100 exercícios, é o do curso em vídeo de python. Com ele, tenho certeza que você vai ter uma ótima base de como começar. Recomendo começar pelos 3 mundos de python dele e depois, com a lógica bem estruturada, aprender o curso de POO (Programação orientada a objetos) dele. Com isso, entender o layout da unity fica muito mais fácil. Se você tiver ainda dúvida de qual curso da unity escolher, o Brackeys tem um ótimo curso para iniciantes.

Links:

Curso de Python do curso em vídeo pode ser encontrado clicando aqui.

Curso de POO do curso em vídeo pode ser encontrado clicando aqui.

 Curso de Unity do Brackeys pode ser encontrado clicando aqui.

Espero ter ajudado!

 

adicionado 7 minutos depois

@Gabriel Torres  Decidi não recomendar o curso da Danki Code pelo fato do curso utilizar principalmente a Linguagem Java, que não é uma linguagem tão simples de se entender quanto o Python. Isso acabaria sendo de difícil entendimento e, ele poderia acabar desistindo, como foi o meu caso com o Curso deles. O curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code é bom, mas não recomendado para aqueles com lógica de programação em nível básico, porque usa uma linguagem muito complexa e de difícil entendimento até chegar em POO.

Por isso recomendei python e não Java ou PHP.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel Torres disse:

@Kayderim Dê uma olhada em http://bit.ly/dankicode-games. O vídeo de apresentação deles explica bastante.

Então amigo, você conhece esse curso do Dankicode? Eu vi algumas reclamações dizendo que a explicação deles não é muito didática.. Eu ja programei antes a uns 3 anos atrás, então devo pegar rápido, mas tem algum curso melhor que te dê certificado e que te facilite a conseguir emprego quando terminar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RaphiaelGamer disse:

Vamos lá.

No desenvolvimento de um jogo, existem muitas etapas: Modelagem, música, programação, roteiro, divisão de times, marketing, etc. O recomendado para quem está começando mesmo, é usar a Unity e pegar músicas sem copyright e modelos diretos da asset store que são gratuitos.

Não necessariamente. Você pode pegar modelos prontos da internet, contanto que você não queira ganhar dinheiro. Aí você precisa fazer os modelos por si próprio.

C++ é utilizado na Unreal engine, que não recomendo para iniciantes. O C# é uma linguagem muito similar e é utilizada na Unity. Programação para jogos e programação geral são quase que duas coisas separadas. Recomendo, antes de tudo, começar com algo mais simples. Um dos melhores cursos de programação disponíveis na internet, com mais de 100 exercícios, é o do curso em vídeo de python. Com ele, tenho certeza que você vai ter uma ótima base de como começar. Recomendo começar pelos 3 mundos de python dele e depois, com a lógica bem estruturada, aprender o curso de POO (Programação orientada a objetos) dele. Com isso, entender o layout da unity fica muito mais fácil. Se você tiver ainda dúvida de qual curso da unity escolher, o Brackeys tem um ótimo curso para iniciantes.

Links:

Curso de Python do curso em vídeo pode ser encontrado clicando aqui.

Curso de POO do curso em vídeo pode ser encontrado clicando aqui.

 Curso de Unity do Brackeys pode ser encontrado clicando aqui.

Espero ter ajudado!

 

adicionado 7 minutos depois

@Gabriel Torres  Decidi não recomendar o curso da Danki Code pelo fato do curso utilizar principalmente a Linguagem Java, que não é uma linguagem tão simples de se entender quanto o Python. Isso acabaria sendo de difícil entendimento e, ele poderia acabar desistindo, como foi o meu caso com o Curso deles. O curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code é bom, mas não recomendado para aqueles com lógica de programação em nível básico, porque usa uma linguagem muito complexa e de difícil entendimento até chegar em POO.

Por isso recomendei python e não Java ou PHP.

Então man, a intenção era desenvolver um jogo pra mim mesmo, tava pensando em fazer um action RPG e vender na steam e derivados. Você entende disso? Eu tava pensando em comprar o programa do rpg maker, pois ouvi falar que você pode vender o jogo caso utilize a versão paga, mas eu não acho que vai ficar bom com aqueles gráficos, tem alguma engine pra recomendar? E qual linguagem eu deveria aprender pra utilizar essa engine?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Kayderim disse:

Eu vi algumas reclamações dizendo que a explicação deles não é muito didática.

O problema não é a didática dele. Porque a didática é o de menos. O problema é que ele explica muita coisa complexa e às vezes você mesmo tem que pesquisar. Ele mesmo nunca explicou o que é uma variável pública e privada até mesmo depois de POO

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, Kayderim disse:

Então man, a intenção era desenvolver um jogo pra mim mesmo, tava pensando em fazer um action RPG e vender na steam e derivados. Você entende disso? Eu tava pensando em comprar o programa do rpg maker, pois ouvi falar que você pode vender o jogo caso utilize a versão paga, mas eu não acho que vai ficar bom com aqueles gráficos, tem alguma engine pra recomendar? E qual linguagem eu deveria aprender pra utilizar essa engine?

Se o teu jogo seria um Action RPG que você queira usar ele pra vender na steam, as únicas engines que posso recomendar seriam o Game Maker e a Unity. O problema do Game Maker é que ele é muito mais limitado que a Unity e utiliza uma linguagem própria: o GML. Então se no futuro você quiser fazer algo mais complexo no GML, como um jogo 3D, por exemplo, não vai ser capaz.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Kayderim Apenas linkei para você ver que existem vários passos na criação de um jogo, não é só questão de decidir a linguagem. O @RaphiaelGamer explicou o que eu queria dizer em muitos mais detalhes e com muito mais propriedade. Siga as recomendações dele que são muito boas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...