Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade no PC para melhorar a performance


Posts recomendados

Boa noite, como estão?

 

Não entendo quase nada de hardware e montei o PC que estou há uns 9~10 anos atrás. Coloquei mais um HD e aumentei a memória RAM apenas nesse período. Primeira colocarei o que é meu PC e depois especifico para o que gostaria:

 

Processador: Core i7-2600 CPU @ 3.40Ghz
Placa de vídeo: GTX 550 Ti
Placa-Mãe: ASUS P8P67-M Rev X.0x
Fonte: P4 500W Real Wise WSNG 1*12 (2-SATA) 
RAM: Kingston DDR3 1333Hz 4x4GB
HD: 1x1TB 7200RPM Seagate + 1x2TB Seagate 7200RPM

Gabinete: Fortrek Gamer Cyclop KJ3391

 

Uso um pouco para produção musical, photoshop/illustrator, jogos e vídeos. Anda demorando um pouco para abrir PS/AI e o cooler reclama em vídeos 1080p, assistir streaming e jogos. Geralmente jogo mais em console, mas sinto falta de poder jogar algumas coisas da Steam por ter apenas 1GB na GPU. A Nvidia GTX 1650 vale a pena? Ouvi falar do Ryzen 3600 também, mas não sei se seria um upgrade tão grande do meu. Ainda não sei qual virá a ser o uso mais pesado do meu PC, mas não preciso de jogos pesados no ultra, pois devo pegar algum console da nova geração quando puder. O que acham que pode deixar ele melhor gastando 2k? É possível? Compensa? Desculpa se coloquei dados desnecessários na descrição do PC, mas não sabia o que poderia ser útil.

 

Obrigado pela atenção e tenham um ótimo sábado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RedJohnStockton Para aumentar a performance no seu caso, eu sugiro a troca da placa de vídeo e colocar um SSD, pois se vier a querer trocar o processador, vais ter que trocar também a placa-mãe, as memórias e talvez a fonte.

- A 1650 só vale a pena se for a 'Super' e com ela, você vai ter um bom aumento na performance em jogos e com programas de edição de imagem.

- O SSD vai deixar todos os carregamento mais rápidos, como sua placa-mãe não suporta os novos SSDs com formato m.2, eu sugiro que você pegue uma SSD SATA 2,5".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que você precisa fazer é comprar uma fonte de verdade. Eu sei que está um assalto no Brasil, mas pegue uma dessas para começar. Isso é um pre requisito, antes de mais nada.

 

De resto, seu processador não é dos mais modernos, mas ainda é bem razoável, vale mais investir em outras coisas. Aproveite que você já vai comprar a fonte e pegue também um SSD; um de 240gb já é bom começo; é um pouco mais caro, mas considerando o seu uso, pode ser boa compra.

 

E o resto, você joga na placa de vídeo. Não tenho certeza se você precisa de Cuda, mas acredito que não; nesse caso, você pode procurar uma RX570, você acha usada na casa dos 900R$.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder Dá para colocar esse SSD sem problemas? Ainda teria slot para ele? E teria alguma ideia de alguma placa Nvidia que valha a pena e segure por mais um tempo? Como não vou jogar nenhum shooter em 144fps, não sei se tem alguma opção melhor que não seja tão mais cara. E minha fonte aguentaria uma GPU assim? Obridado pela atenção e pela resposta.

@Imakuni Essa fonte minha não aguentaria mesmo? Ela nunca deu problema em todo esse tempo, acha que mesmo assim seria algo indispensável para meu uso?

 

Imagino que SSD eu teria que pensar em 500gb pelo menos. Pensar nos programas de imagens, possíveis jogos e os plugins que se usam nos DAWs, tenho a impressão que seria pouco. No post anterior, o @fabkinder falou do tipo do SSD que eu teria que pegar. Seria mais em conta um de 500gb desses?

 

O que seria uma GPU equivalente da Nvidia? E o processador daria conta? O PC não está reclamando por causa dele?

 

Obrigado pela atenção e pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

@fabkinder Dá para colocar esse SSD sem problemas? Ainda teria slot para ele?

 

Imagino que SSD eu teria que pensar em 500gb pelo menos. Pensar nos programas de imagens, possíveis jogos e os plugins que se usam nos DAWs, tenho a impressão que seria pouco. No post anterior, o @fabkinder falou do tipo do SSD que eu teria que pegar. Seria mais em conta um de 500gb desses?

Sim, você tem mais portas sata para usar.

 

Quanto a 500g, tem certeza que você precisa de tudo isso? Os jogos você coloca no HD, a não ser que seja um que você use quase todo dia. Os programas também não exigem tanto assim; há espaço para eles com mais alguns arquivos que você esteja usando em um dado projeto, que você depois guarda no HD.

 

Eu acredito que não seja necessário colocar um maior, mas se você acredita que sim, não é como se fosse uma ideia "ruim", eu só acho que você tem outras prioridades.

 

9 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

@Imakuni Essa fonte minha não aguentaria mesmo? Ela nunca deu problema em todo esse tempo, acha que mesmo assim seria algo indispensável para meu uso?

É a típica da fonte que não entrega energia de qualidade para suas peças, e corre risco de dar problema a qualquer momento, seja na primeira semana ou depois de 10 anos. E quando der... reze para ser só ela.

 

10 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

O que seria uma GPU equivalente da Nvidia?

Em desempenho, a 1650 Super seria parecida com a Rx570, mas vai olhar o preço...

 

11 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

E o processador daria conta? O PC não está reclamando por causa dele?

Certamente que não, o principal limitador agora é a falta do SSD. E em um segundo momento, a placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Sim, você tem mais portas sata para usar.

 

Quanto a 500g, tem certeza que você precisa de tudo isso? Os jogos você coloca no HD, a não ser que seja um que você use quase todo dia. Os programas também não exigem tanto assim; há espaço para eles com mais alguns arquivos que você esteja usando em um dado projeto, que você depois guarda no HD.

 

Eu acredito que não seja necessário colocar um maior, mas se você acredita que sim, não é como se fosse uma ideia "ruim", eu só acho que você tem outras prioridades.

 

É a típica da fonte que não entrega energia de qualidade para suas peças, e corre risco de dar problema a qualquer momento, seja na primeira semana ou depois de 10 anos. E quando der... reze para ser só ela.

 

Em desempenho, a 1650 Super seria parecida com a Rx570, mas vai olhar o preço...

 

Certamente que não, o principal limitador agora é a falta do SSD. E em um segundo momento, a placa de vídeo.

 

@Imakuni Ainda não pesquisei a fundo, mas se contar a fonte que recomendou (R$400) + a 1650 Super (vi uma da galax por 1100) + 1 SSD de 500GB (vi da marca Crucial que colocou por R$389, o WD Blue por R$482 e o Kingston A400 por R$400) ficaria dentro do orçamento (que eu tenho que pensar também em pagar uma mão de obra para instalar, pois não sei fazer isso). Isso deixaria ele bem legal ou "quebraria um galho"? Estou com medo de fazer um upgrade nesse valor que não tenha certa vida útil.

 

E quando ao SSD, o que exatamente eu deixo nele se deixaria os jogos no HD e coisas do tipo?

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RedJohnStockton disse:

1 SSD de 500GB (vi da marca Crucial que colocou por R$389, o WD Blue por R$482 e o Kingston A400 por R$400)

Se quiser um guia meio por cima, você pode comparar por aqui. Não é exatamente o mais preciso, mas já é melhor que não ter base nenhuma.

 

4 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

que eu tenho que pensar também em pagar uma mão de obra para instalar, pois não sei fazer isso

Não não amigo, não pague por esse serviço simples. Veja, se você tem lucidez suficiente para vir aqui em um fórum, pode apostar que você tem total capacidade de fazer essa troca. Passe sabadão vendo vídeos e tutoriais de montagem de PC, na real que é algo bem simples; a parte mais difícil é escolher o que comprar, mas isso nós podemos fazer isso por você.

 

5 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

Isso deixaria ele bem legal ou "quebraria um galho"? Estou com medo de fazer um upgrade nesse valor que não tenha certa vida útil.

Sim. Todos esses ups você consegue aproveitar no futuro.

 

6 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

E quando ao SSD, o que exatamente eu deixo nele se deixaria os jogos no HD e coisas do tipo?

A princípio, o OS e os programas. E os arquivos que você usa com muita frequência ou que precisar de acesso rápido.

 

Por exemplo, se você está trabalhando em um projeto, mantenha os arquivos dele no SSD. Depois que terminar, que não vai mais mexer (ou raramente), guarde no HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Imakuni disse:

Se quiser um guia meio por cima, você pode comparar por aqui. Não é exatamente o mais preciso, mas já é melhor que não ter base nenhuma.

 

Não não amigo, não pague por esse serviço simples. Veja, se você tem lucidez suficiente para vir aqui em um fórum, pode apostar que você tem total capacidade de fazer essa troca. Passe sabadão vendo vídeos e tutoriais de montagem de PC, na real que é algo bem simples; a parte mais difícil é escolher o que comprar, mas isso nós podemos fazer isso por você.

 

Sim. Todos esses ups você consegue aproveitar no futuro.

 

A princípio, o OS e os programas. E os arquivos que você usa com muita frequência ou que precisar de acesso rápido.

 

Por exemplo, se você está trabalhando em um projeto, mantenha os arquivos dele no SSD. Depois que terminar, que não vai mais mexer (ou raramente), guarde no HD.

 

@Imakuni Bem interessante essa tier list. Coitado do A400, haha, muito bom saber!

 

Quanto a instalar as coisas eu fico preocupado em ferrar a coisa. Mexo nos meus consoles, controles, guitarra, mas nunca tive coragem de colocar a mão no PC. Ainda mais pensar em trocar uma fonte e uma GPU por conta própria com tudo tão delicado, mas vou dar uma olhada em tutoriais. Não vou negar que fico com medo.

 

E entendi a ideia do SSD. Estou adiando isso há tempos, porque meus amigos que trocaram falaram que não tem volta. Acho que chegou a hora de ceder haha.

 

Muito obrigado por ser tão solícito e por toda ajuda que tem dado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

Quanto a instalar as coisas eu fico preocupado em ferrar a coisa. Mexo nos meus consoles, controles, guitarra, mas nunca tive coragem de colocar a mão no PC. Ainda mais pensar em trocar uma fonte e uma GPU por conta própria com tudo tão delicado, mas vou dar uma olhada em tutoriais. Não vou negar que fico com medo.

 

Sabe aqueles brinquedos de bebês, com o quadrado, triângulo e o círculo para encaixar? Pois é, um PC é igual, as coisas principais só encaixam no lugar certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Sabe aqueles brinquedos de bebês, com o quadrado, triângulo e o círculo para encaixar? Pois é, um PC é igual, as coisas principais só encaixam no lugar certo.

 

@Imakuni hahaha, sei! Vou assistir uns vídeos depois então! Aí fica melhor ainda!

 

No mais, acha que isso já me permite jogar algumas coisas que não tem para console e curtir um PC mais rápido? Ou mais alguma indicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Sim, vai ficar um PC bem razoável.

@Imakuni po, massa cara. Só uma coisa que esqueci de perguntar: com meu processador e placa-mãe, preciso me preocupar se vai suportar essa GPU? E em relação à fonte, GPU e SSD, preciso me preocupar com o tamanho do gabinete ou esses são normais?

 

Tinha me esquecido disso. Desculpe e obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

Só uma coisa que esqueci de perguntar: com meu processador e placa-mãe, preciso me preocupar se vai suportar essa GPU?

Não.

 

4 minutos atrás, RedJohnStockton disse:

E em relação à fonte, GPU e SSD, preciso me preocupar com o tamanho do gabinete ou esses são normais?

Não estou achando foto desse treco aberto, mas não sendo uma placa de vídeo muito grande, não vai ter problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni desculpa trazer o tópico de volta, mas fui pesquisar segundo suas recomendações e no geral você foi na mosca! Só queria tirar 2 dúvidas. Me falaram que a fonte da Reddragon de 500W é boa também e é um pouco mais barata. Acha que ela está no nível da Corsair? E outro me passou um link colocando o processador com a GPU e falando que tem 10,1% de gargalo. É algo a se preocupar? No site falando que qualquer coisa para cima de 10% é bottleneck.

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RedJohnStockton disse:

Me falaram que a fonte da Reddragon de 500W é boa também e é um pouco mais barata. Acha que ela está no nível da Corsair?

Não tenho certeza se é melhor / pior, mas no mínimo, é uma fonte aceitável sim.

 

1 minuto atrás, RedJohnStockton disse:

E outro me passou um link colocando o processador com a GPU e falando que tem 10,1% de gargalo. É algo a se preocupar? No site falando que qualquer coisa para cima de 10% é bottleneck.

Ignore esses "gargalo calculator" da vida, não é assim que se compra PC. Se não existisse ninguém para te ajudar, beleza, melhor que nada. Mas não é o caso, você pode facilmente vir aqui e perguntar que alguém te dá uma resposta levando em conta uma série de fatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Imakuni disse:

Não tenho certeza se é melhor / pior, mas no mínimo, é uma fonte aceitável sim.

 

@Imakuni Opa, beleza. Vou dar preferência para a Corsair, mas bom saber!

 

5 horas atrás, Imakuni disse:

Ignore esses "gargalo calculator" da vida, não é assim que se compra PC. Se não existisse ninguém para te ajudar, beleza, melhor que nada. Mas não é o caso, você pode facilmente vir aqui e perguntar que alguém te dá uma resposta levando em conta uma série de fatores.

 

Perfeito. Por isso mesmo que vim perguntar aqui, você parece que fala por experiência, sem esse tipo de ferramentas. Muito obrigado mesmo por sanar as dúvidas e me deixar mais seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...