Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectores RGB/ARGB Gigabyte Z390 Aorus Master + CoolerMaster H500P Mesh


Posts recomendados

Olá,

 

Estou com uma dificuldade aqui com a placa-mãe citada acima da Aorus e os Leds ARGB da Fan do meu Gabinete CoolerMaster H500P Mesh (esse já vem com ARGB 3 pinos igual ao H500M). 

 

Desde que havia montado o PC não conseguia conectar os leds das fan do gabinete endereçáveis a placa-mãe pois no manual da CoolerMaster consta da seguinte forma:

 

901009437_coolermastermanualARGB.thumb.png.f775310450a4b6f766d9cfb81b58b453.png

 

Pois é... Como podem ver, existe um rótulo nos conectores bem claros como "Gigabyte" e "Asus/MSI/ASRock" ... 

 

Intuitivamente eu praticamente deixei de lado o conector e foquei apenas no que dizia ser Gigabyte .. porém não encontrava nenhum conector de 3 pinos como mostra na figura.. Então conectei na pequena controladora que veio junto com o gabinete que permitia selecionar manualmente o padrão de iluminação. 

 

Mas não estava satisfeito pois além de ficar dessincronizado, eu tinha que abrir o gabinete caso quisesse acessar a controladora. Enfim, sabendo que minha placa-mãe tem o suporte pra leds endereçáveis eu queria porque queria fazer funcionar e controlar a iluminação pelo Fusion.

 

Até que vendo vídeos na internet e achando que na pior das hipóteses, eu, com pouca experiência, no máximo não ia funcionar meti os três pinos no de quatro pinos deixando um sobrar nesse conector de 12v:

 

301518850_Aorus12vRGB.png.a18f2a08e9938033f2ad5328f6ccc8f9.png

 

Deixei o B de fora e enfim, fritei os leds das fans que só depois que eu fiz a besteira descobri que os ARGBs de 3 pinos são 5v...

 

O grande erro aqui não foi de total minha culpa, pois depois acabei lendo que a Gigabyte não usa (ou não usa mais) o conector de 3 pinos na sequencia.. mas sim pulando um pino justamente no outro conector rotulado "Asus/MSI/ASRock" conforme o manual da placa-mãe:

 

587524017_Aorus3DLED1RGB.png.4cd76d83cc620bcdc0b7941a24405047.png

 

Enfim a besteira já foi feita.. liguei 5v nos 12v.. felizmente, consegui comprar as fans 200mm ARGB na internet (bom, ainda não chegaram e vai lá saber se estão funcionando, comprei na confiança de pessoa física pelo OLX) .. 

 

Supondo que elas estejam boas, eu tinha prometido pra mim, sossegar e deixar do jeito que estava... Mas continuei tentando entender melhor isso.. pelo menos que sirva de aprendizado e me deparei com mais um detalhe da placa-mãe no manual conforme a imagem:

 

139209194_AorusLedJumpers.png.33b587e62f4c133d94f51857e77dd290.png

 

Acima dos Headers (3 e 4 pinos) há mais um conector de 3 pinos porém com um jumper em dois deles... E pelo que pude entender, ainda que eu ligue corretamente dessa vez na de 3 pinos, ainda assim dá pra fritar os leds novamente se eu não colocar o jumper na posição 1+2 que determina que a conexão DLED (3 pinos) opere a 5v. Se eu colocar na 2+3 ele fritaria o led novamente pois estaria operando a 12v.

 

Concluindo, isso mais parece um tutorial do que uma dúvida, mas na verdade eu gostaria de justamente confirmar se é isso mesmo que eu entendi pra não achar que sei e queimar de novo os leds.

 

Se está correto tudo que eu disse, que sirva de informação para outras pessoas, pois se for só pegar o manual (aquele básico que vem) e seguir a intuição, não tem como reverter, como infelizmente aconteceu comigo. Pois, justamente a falta de achar algum tipo de informação na internet a respeito que eu me ferrei. 

 

O pior é que essa configuração que tenho no meu PC é mais comum do que parece, só que as pessoas (principalmente no Youtube) só focam hoje em dia em unboxing, mostrar ele encaixando memórias, ligando coisas básicas e mostrando o PC todo brilhante pro vídeo ficar bonito. Coisa que já estava me dando nervoso essas "builds" em que o cara não ensina nada que qualquer manual básico já não ensine... 

 

Postarei o resultado final caso as fans que comprei estejam funcionando claro... Isso se eu tiver coragem de mexer de novo com medo de queimar e ligar na controladora mesmo. 

 

Obrigado e abraços!!!  

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, eu tenho o h500m e cai na mesma cilada ... , vamos aos pontos a serem observados.

Minha placa-mãe é um tuf x570, tem 2 entradas 12v para leds só.

 

Meu erro foi comprar o gabinete sem saber se minha placa-mãe tinha suporte para os fans 5v

1) Você pode ligar até 4 fans argbs na controladora
2) A controladora do gabinete só liga em contraladoras rgb de 5v

 

 

o que você pode fazer para ter algum tipo de controle sobre isso:

 

1) Colocar todos as fans sendo controlada pela controladora. Eu tinha um botão power de um gabinete antigo e puxei da controladora para fora do gabinete, assim eu posso ficar trocando as cores, mesmo que minha opções sejam limitadas, pelo menos eu consigo trocar sem perder o reset. rs (como se a gente usasse o reset pra alguma coisa).


2) Deixar de usar a controlada do gabinete e comprar um rabicho e ligar nos 12v da placa-mãe. (vai depender da compatibilidade dos seus fans), no meu caso, todos usam leds de 5v.
 

3) No meu caso, Achar uma adaptador de 5v para 12v e ligar o rabicho rgb da controladora na placa-mãe

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Tantunes Você também fritou os leds? 

 

Pois é.. o pior é que nas especificações das fans da Cooler Master vem como 12v .. só entrar no site e ver na tabela..mas lá está se referindo a rotação das fans e não dos leds. O que pode parecer óbvio para quem tem experiência, mas não pra quem não tem... no própria especificação da Fan 200mm no site da CM não achei em lugar nenhum dizendo que os leds ARGBs são 5v ... pelo menos algum aviso dizendo para tomar cuidado.. hoje em dia vem aviso pra qualquer coisa.. de tomar choque, não enfiar debaixo d'água, de não enfiar o saco na cabeça e não engolir o negócio... coisas bem óbvias mas que precisam estar lá.. 

 

Enfim, eu agora que "aprendi" não tem mais volta.. a minha placa tem o seletor 5v-12v através do jumper como mostrei acima.. sendo o 5v como padrão.. seguindo a mesma lógica de um equipamento 110v-220v com chave seletora que vem sempre no 220v (nem sei se ainda existem equipamentos assim rsrs). 

 

Eu, assim que conseguir trocar as fans vou dar uma de curioso e ver se existe alguma maneira de consertar os leds... sei lá .. as vezes uma solda .. ainda ficou um led meio morto quando tento ligar novamente na controladora.. 

 

1802854315_IMG_20201015_111240737edit.jpg.5a48634e94be581c21d81bf3b6c2c8c8.jpg

 

Falando em controladora, pois é .. eu pensei em botar o botão de reset que tem lá, mas mesmo não usando eu não gostei da ideia.. se for pra selecionar manualmente que seja direto na controladora.. e ainda mais no meu caso que eu sei que a placa-mãe tem o suporte para tal. 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas fans de 200mm da CM ARGB são bonitas pra *****, mas são vagabundas. As de 200mm da Thermaltake são bonitas também e muito melhores ! (no quesito CFM). é questão de gosto. se você curte esses big fans de 200, compre-as sem medo, mas lembrando que esse gabinete "come" 15% de cada lado de cada fan de 200mm

o que custava a CM fazer esse gabinete com a frente mais larga para 2 desses de 200mm caber nele inteiro rs

 

Abrs, !

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Tantunes  

 

Sim, amigo! É notável que parte do gabinete "come" uma parte das fans.. nem estou entrando no mérito das fans serem ou não boas. A questão é que no meu caso, era uma coisa que eu nem me importava muito até queimar os leds, estou comprando pelo motivo de reparo, mesmo porque, elas continuam exercendo a função delas... o problema é puramente estético. Somado a dificuldade de encontrar fans desse tamanho a venda separadamente.

 

Em relação ao gabinete em si, a própria Cooler Master já fez uma ótima mudança na questão de fluxo de ar, uma vez que o projeto mais antigo do H500P era com a frente toda em acrílico sendo que apenas uma pequena porção da frente era em mesh.. foi aí que surgiu a versão H500P Mesh e depois o seu gabinete H500M com o design mais bonito, robusto (a frente do H500P é bem frágil) e já com a frente do tipo mesh. 

 

Independente dos 15% perdidos que você mencionou, ainda assim, não vejo gabinetes (ainda mais disponíveis aqui) com melhor fluxo de ventilação aliado a uma boa estética do que esses da CM. Só pesquisar e ver que marcas bem "premium" como Corsair, Thermaltake, Lian Li etc todas com gabinentes com a frente praticamente fechadas.. seja com vidro, seja com uma bela, porém inútil, chapa fechada na frente. Inclusive o próprio H500P de acrílico é mais bonito e dá mais destaque às grandes fans de 200mm, enquanto as versões mesh além de quase apagarem as fans, dão um visual de "caixa de som" pro gabinete. 

 

Em suma, o H500P Mesh e o H500M são na minha opinião a melhor opção que achei entre um bom gabinete não somente no fluxo de ar mas no geral, aliado a uma estética bonita. Ah! e ainda assim ser um gabinete já que aquelas, na minha opinião, monstruosidades abertas "estilo transformers" como por exemplo os da Raidmax, Cougar e até mesmo Thermaltake nem considero pois é o mesmo que montar o PC numa bancada praticamente. Imagino a poeira que deve acumular neles pra não mencionar qualquer outro problema já que os componentes estão praticamente expostos, ah e ainda cobram caríssimo.

 

Sobre a fan Termaltake de 200mm, existem dois problemas. R$ 343,90 cada uma no Mercado Livre. Seriam quase 700 paus por duas míseras fans! Tem muito gabinete inteiro bom mais barato que isso.. e não tão longe assim é quase o preço do meu gabinete novo! Acho que só isso já seria de desconsiderar a compra.. pois foi a primeira coisa que me deparei quando comecei a buscar "Fan 200mm" além de que não sei se a furação dela serviria no meu gabinete ainda ela é 5mm mais espessa do que as especificações que o gabinete fala que permite. Embora que só olhando, acho que caberia fácil. Acredito que o problema mesmo seriam os H500P com frente em acrílico, pois como a única entrada de ar parte das pequenas laterais, a fan sendo mais espessa praticamente "daria de cara" no painel de acrílico.

 

Concluindo, como eu mencionei no começo do tópico, ainda não sei se dará tudo certo com as fans que comprei. Se estiverem ok, assunto encerrado pra mim... mas se eu tiver algum problema, vou considerar a instalação de 3 Fans de da Cooler Master de 140mm no lugar das de 200mm pois o próprio chicote que vem no gabinete já fica sobrando uma conexão para a instalação de 3.. acredito até que o fluxo de ar iria melhorar porém se for a custo de alto ruído eu já não sei. As de 200mm giram a 800rpm o que é bem baixo, porém mais do que suficiente para um bom fluxo de ar e absurdamente silenciosas. E também já me estendendo mais ainda do que já escrevi, teria a opção de 3 140mm ML da Corsair que são super silenciosas e ainda combinam com meu AIO H115i, mas cada uma custa uma fortuna e você é obrigado a comprar o Commander Pro da Corsair pra conseguir gerenciar elas pelo iCue. Muita coisa pra pouco resultado. 

 

Desculpem o texto absurdamente longo pois só falei de gabinete e fan, o que desvirtuou bastante do assunto original. Mas como eu disse, assim que chegarem as fans eu posto a continuidade.

 

Abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando, Resolvido! A causa foi isso mesmo.. não que eu tivesse muitas dúvidas a respeito. Mas taí.... fica de lição e de aviso pra quem tiver problemas do tipo.

 

 

 IMG_20200828_113157337_2.thumb.jpg.4991fb32bb67db23a47333a5212f8d20.jpg

 

Aproveito pra fazer um adendo: Durante a montagem, eu me perdi procurando os conectores na placa-mãe usando apenas os manuais de montagem do gabinete (Você fica crente que existe esse conector e não para de procurar). E em uma das tentativas de achar o de 3 pinos na sequencia, por mais bobo que pareça, eu comecei a achar que eu que não tava vendo.. e como dá pra ver na imagem, se tirar o jumper do DLED_V-SW1 ou 2 (acredito que SW seja de Switch) .. serve certinho o conector de 3 pinos.. Não sei que consequência pode ocorrer, mas eu fui lá sem dó e arranquei o jumper e botei o plug. Felizmente, no meu caso a maquina simplesmente não ligou e eu voltei atrás. Ah e na pressa pra ver se ia ligar de novo coloquei o jumper na posição 12v e não na (Default), ou seja, mesmo que eu descobrisse que o conector certo seria o com o rótulo ASUS,MSI/ASROCK eu ia queimar do mesmo jeito pois estava selecionado 12v. No final, sem ter lido e prestado atenção no manual com calma, eu estava fadado a queimar esses leds. 

 

 

1056379154_AorusLedJumpers3pinwrong.png.5e5a355062d2a00c2c3b77425e52a920.png

 

Moral da história... por mais que montar um PC hoje seja quase tão fácil quanto montar lego..  a maioria dos conectores parecerem bem óbvios e não permitem encaixes errados.. mas ainda não é totalmente a prova de gente inexperiente como eu no caso fui.

 

Taí um esquema bem tosco que fiz no paint rapidão de como deveria ser descrito pra não ter erro:

 

esquema.thumb.png.a7a699d44e25add13dae5d030f563d35.png

 

 

Obrigado e abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!