Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar o Windows 10 em um SSD PCI Express


Acarvalh
Ir à solução Resolvido por VitoroMonteiro,

Posts recomendados

Ola Gostaria da a ajuda de vocês em sugestão para como solucionar esta empreitada

 

Recentemente compre um 970 Evo Sd NVME da Samsung instalei ele em uma b85m-e/br com uma placa PCI ex 

 

 

 

Ate ai tudo bem, mas como a placa e mais antiga não tem suporte de boot para tal, dentro do Windows ele reconhece normal

 

Minha intenção é instalar o Windows 10

 

Ai que vem o problema alguém conhece algum programa que possa deixar em um pendrive ou ate hd normal que de o boot (pela bios) e depois aponte ao ssd ?

 

Já tentei fazer o boot pelo Windows mas da uma tela azul e diz que não achou o arquivo do hd (windows10 antigo no HDD e um novo instalado no ssd)

 

 

  

WhatsApp Image 2020-10-18 at 02.34.24.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Difícil. Pelo que sei, o bootmgfw.efi depende dos serviços do firmware (UEFI) para conseguir acessar o SSD NVMe, coisa que seu firmware não oferece. Não achará o winload.efi como sua foto mostra. Coitado do bootmgfw.efi, não tem a mínima ideia de como chegar no SSD. 😫

 

Se usar o GRUB, dá para fazer funcionar provavelmente, mas vai dar trabalho, pois precisará de uma mídia Linux live e uma penca de comandos -- e paciência para ir testando na base da tentativa e erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá aos testes,

 

Logo após criar este tópico fui atualizar o firmware do SSD, pra quem precisar e fácil

1) Passo1 > vá no site da Samsung e baixe a isso do Fimeware

2) Passo 2 >Utilize o Rufus para gerar um cd bootavel em um pendrive

3) Passo 3 > de boot no pendrive o Software faz todo resto

 

Continuando após atualizar reparei que este software utilizava uma versão do Linux o MX Linux para fazer este update de firmware e reconheceu perfeitamente o ssd na Pci Ex sem necedade de algum driver

 

Então agora estou fazendo testes Com este senário SSD um Hd para boot e testando as opções do MX para gerenciar o boot 

 

11 horas atrás, Marcos FRM disse:

Estava olhando o manual do GRUB e acho que também não suporta esse cenário: depende do firmware para acessar o SSD igual ao Windows.

Ele ate reconheceu já consegui instalar o MX tanto no ssd quanto no Hd

 

Boot >> HD>> MX no ssd

 

Quanto 

 

Boot>> HD>> Mx no Hd

 

Agora estou vendo os Comandos no MX para ver se consigo acrescentar o Boot do Windows nele 

 

em Breve mais novidades...... Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Citação

Continuando após atualizar reparei que este software utilizava uma versão do Linux o MX Linux para fazer este update de firmware e reconheceu perfeitamente o ssd na Pci Ex sem necedade de algum driver

 

O kernel Linux suporta NVMe, por isso funcionou. Não me expliquei direito. Quando falei em firmware anteriormente, me referi ao BIOS da placa-mãe, que, com UEFI, é um firmware também. Usarei o termo antigo, BIOS, daqui para frente para evitar confusão.

 

Windows e Linux suportam NVMe, porém depois que o kernel foi carregado. BIOS da sua placa carrega Windows/Linux a partir de outro meio, USB ou DVD, pois suporta esses dispositivos. Daí para frente, cada kernel assume o controle e consegue acessar o SSD NVMe.

 

O problema é que, no ambiente do bootloader, não existe o suporte a hardware do Linux ou do kernel NT do Windows. Tanto o bootmgfw.efi quanto o GRUB rodam num ambiente diferente a não implementam drivers de dispositivos de E/S por conta: usam a API do BIOS para acessar o dispositivo onde estão os arquivos a serem carregados para inicializar o sistema operacional. E, se o BIOS não enxerga o dispositivo, o bootloader também não enxergará.

 

Não reparei que seu SSD NVMe era Samsung. Caso tenha uma opROM como o 950 Pro, daí tem como fazer funcionar:

 

 

Acho difícil ainda ter nos modelos mais novos, no entanto.

 

Por fim, tem os BIOS mods:

 

https://www.win-raid.com/f50-NVMe-Support-for-old-Systems.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A porta PCIe x1 da sua placa-mãe é a versão 2.0 ou seja, velocidade máxima de 500Mb/s. 

Deveria ter comprado um SSD Sata3 que é muito mais barato e chegaria na mesma velocidade ou até um pouquinho acima disso (550MB/s)...

 

Mas como voce ja comprou ele, se quiser rodar o windows nesse SSD tem uma maneira BEM menos complicada de fazer isso: 

Compre um case externo USB 3.0 desses para poder usar SSD NVMe. Instale o Windows 10 nele usando um programa chamado WinToUSB, depois configure a BIOS para dar boot pela USB. 

A velocidade da porta USB 3.0 é exatamente os mesmos 500MB/s da porta PCIe x1 v2.0

Vai funcionar tranquilamente, eu ja fiz isso e fica muito bom.

 

 

Obs: Eu vi que tambem existem adaptadores PCIe x16 para SSD NVMe e nesse caso voce conseguiria atingir velocidades acima de 1.500 MB/s. Porém ao utilizar o slot PCIe x16 para o adaptador SSD voce teria que abrir mão de utilizar placa de video no seu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@VitoroMonteiro Deu certo tentei 2x

e na segunda foi lá esta em inglês mas e fácil de interpretação, para quem quiser fazer o mesmo vale a pena pois o programa a partição de boot muito pequena tinha um cartão de memoria de 256 mb, finalmente achei uma função pra ele hehehe

ele não precisa ficar visível como unidade só deixei para tirar a print. geralmente fica oculto

Boot.png.81bf2abdd9ceb35eb7d77f4c3590d3f3.png

 

 

@gutopereira  no meu caso a minha placa possui 2 pci Ex uma 2.0 e uma 3.0 

 

Teste nas portas foi mais rápido que uma usb além de ficar mais estável pois a usb pode ocorrer de esbarrar e ''matar o sistema''

Na pci EX 2.0

2.0.png.9129eb186ef5752f58444060400db862.png

 

PCIex2.0.png.d05186e889e61ba4276a37cc00641c60.png

 

Na 3.0

3.0.png.f8863cb7fa4ba5410e388f059e9ed668.png

 

Pciex3.0.png.3b95afddb904833560f86835bec1f0bf.png

 

Infelizmente tenho que deixar em 2.0 pois vou usar uma placa de vídeo mas relacionado com o sata que batia uma media de 120 mb/s ja foi um up muito grande 

 

Abraços

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!