Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Vostro 5470 - Problema com a bateria (somente conectado na tomada)


ssblanka
Ir à solução Resolvido por ssblanka,

Posts recomendados

Olá!

 

Sou um "feliz" proprietário de um vostro 5470 e por incrível que pareça, somente agora estou sofrendo na mão desse notebook.

A bateria original dele já estava bem desgastada e tive que comprar outra. Como não existe a peça no site da Dell, comprei na BB Baterias.

 

Instalei a nova e fiz os procedimentos descritos no manual do fabricante. Nos primeiros dias, tudo ocorreu normalmente.

Só que depois de uns dois dias, com o notebook ligado na tomada, com a mesma carregando normalmente, ela indica que está em 0% por alguns segundos.

Como não sabia o que era, o notebook desligava do nada, mas ao alterar as configurações para que ele não desligue conectado, passei a receber o popup do windows 10 informando que a carga da bateria está baixa.

 

Como os avisos do Windows tem prioridade, o aplicativo que está aberto no momento vai pro segundo plano e isso é um saco.

Entrei em contato com o fabricante da bateria, troquei o produto e a segunda bateria está com o mesmo "problema".

 

Comecei a procurar em tudo que é fórum, site da Dell pra ver se tinha algum problema parecido, mas não encontrei.

 

Outra coisa que notei é que vez ou outra, mesmo com a carga completa, o LED da bateria pisca umas cinco vezes seguidas, a carga vai para 98% e depois de alguns segundos, volta para 100% e o LED se apaga.

 

Se alguém puder me dar uma luz, tenho as seguintes dúvidas:

- Não tem jeito e é a bateria mesmo?;

- Existe a possibilidade de ser problema no controlador de carga do notebook?;

- Se o notebook na tomada não utiliza a carga da bateria, por qual motivo o windows acusa bateria fraca e força o desligamento?;

- Será que pode ser a fonte?

 

Enfim, qualquer ajuda será muito bem vinda.

Agradeço desde já!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Nesse modelo a bateria é interna. De qualquer modo, retirei a bateria e deixei só ligado na tomada.

Funcionou normalmente sem interrupções por 2 horas, que foi o período que testei.

 

Vou colocar umas imagens da primeira vez que ocorreram os problemas.

 

Quando acusa bateria 0% aparece essa mensagem:

IMG_20201019_095121.thumb.png.eca80b84451912595699729c28c47149.png

 

Mas como pode ser visto, as imagens têm um intervalo de 2 minutos e a bateria está totalmente carregada:

IMG_20201019_095151.png.300d45c632421d29f8260a36ad64ff1f.png

 

Também testei com a bateria original e não apareceu a notificação.

 

Tudo indica que é a bateria nova mesmo, mas gostaria de saber o motivo ou se teria alguma solução.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também possuo um Vostro 5470. O problema da bateria intermitente existe em todas as baterias paralelas do mercado, e nunca aconteceu comigo enquanto a bateria original ainda funcionava.
 

Costumo usar o laptop somente no GNU/Linux, e esse desligamento automático não acontece pois há a detecção correta que o computador está na tomada. Já o Windows 10 costuma desligar automaticamente por padrão mesmo na tomada, mas acho que isso pode ser alterado nas configurações de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Davi Silva Santos disse:

Também possuo um Vostro 5470. O problema da bateria intermitente existe em todas as baterias paralelas do mercado, e nunca aconteceu comigo enquanto a bateria original ainda funcionava.
 

Costumo usar o laptop somente no GNU/Linux, e esse desligamento automático não acontece pois há a detecção correta que o computador está na tomada. Já o Windows 10 costuma desligar automaticamente por padrão mesmo na tomada, mas acho que isso pode ser alterado nas configurações de energia.

 

Putz, que dureza. Mesma coisa aqui: com a bateria original, mesmo ruim, isso não ocorre.

 

Já havia alterado nas configurações para que ele não desligue mais. Só que a notificação fica atrapalhando bastante. Vou ver se tem como tira-la também.

 

O ***** é que, fora isso, o notebook está funcionando perfeitamente e não faz sentido trocá-lo pelo uso que faço.

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estou na segunda bateria compatível, e o problema permanece. Além desse problema da carga intermitente, as baterias paralelas têm uma durabilidade muito menor. Em um ano e meio já precisam ser substituídas rapidamente, e com dois anos já ficam inchadas.

Ao iniciar e atualizar o Windows 10 20H1 para reparar um HD externo em NTFS, apareceu um novo bug com o touchpad: qualquer movimento a partir do lado direito dispara uma janela da Cortana que é bem mais chata do que o aviso de bateria. Deveria ser possível desativar esse atalho nas configurações clássicas do touchpad ou na nova interface, mas ainda não houve solução por parte da Dell ou da Microsoft.

 

Continuo usando o laptop para tudo que faço, mas já deixei o Windows 10 de lado, já que tudo funciona no GNU/Linux. Os maiores defeitos desse modelo são a limitação no uso de SSDs, pois ou se troca o HD por um SSD SATA de 500 GB/1 TB ou é necessário achar os raros SSDs mSATA mini-size; a memória de canal único limitada a 8 GiB; e os defeitos de fabricação que causam rachaduras na carcaça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
15 horas atrás, Davi Silva Santos disse:

Ao iniciar e atualizar o Windows 10 20H1 para reparar um HD externo em NTFS, apareceu um novo bug com o touchpad: qualquer movimento a partir do lado direito dispara uma janela da Cortana que é bem mais chata do que o aviso de bateria. Deveria ser possível desativar esse atalho nas configurações clássicas do touchpad ou na nova interface, mas ainda não houve solução por parte da Dell ou da Microsoft.

Só notei isso porque você comentou. Utilizo muito mais mouse que o touchpad.
 

 

15 horas atrás, Davi Silva Santos disse:

Continuo usando o laptop para tudo que faço, mas já deixei o Windows 10 de lado, já que tudo funciona no GNU/Linux. Os maiores defeitos desse modelo são a limitação no uso de SSDs, pois ou se troca o HD por um SSD SATA de 500 GB/1 TB ou é necessário achar os raros SSDs mSATA mini-size; a memória de canal único limitada a 8 GiB; e os defeitos de fabricação que causam rachaduras na carcaça.

O único upgrade que fiz foi exatamente adicionar o SSD e o notebook segue firme depois de 6 anos. Nunca tive os problemas na carcaça que tanta gente reclama.

 

 

15 horas atrás, Davi Silva Santos disse:

Já estou na segunda bateria compatível, e o problema permanece. Além desse problema da carga intermitente, as baterias paralelas têm uma durabilidade muito menor. Em um ano e meio já precisam ser substituídas rapidamente, e com dois anos já ficam inchadas.

 

A solução que achei foi desativar as notificações de bateria crítica, tanto na tomada quanto na bateria. O problema de fato não foi resolvido pois ainda continua caindo para 0% e também chegando em 100% e voltando para 98%, mas pelo menos não tem mais interrupções no que quer que eu esteja fazendo.

@Reset2020 @Davi Silva Santos  Obrigado por responderem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!