Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD que estava em Raid 0 não é reconhecido individualmente no Windows


Posts recomendados

Eu comprei um SSD de um amigo meu que queria fazer um upgrade. O PC dele funcionava em Raid 0, mas ele realmente formatou o SSD antes de o passar adiante.

 

Ainda assim, parece que ainda ficou algum resquício de configuração nele, e agora no meu Windows 10, no Gerenciador de Discos, ele reconhece o SSD de 240GB como uma única unidade de 447GB (antigo volume do Raid 0 dele, eu imagino), e eu não consigo sequer Inicializar o disco, pois aparece a mensagem "Erro nos dados (verificação cíclica de redundância)."

club-hardware-00.jpg

|

\/

club-hardware-01.jpg

 

O curioso é que eu consegui usar perfeitamente no Ubuntu e até formatei ele lá como NTFS e usei para guardar alguns arquivos, mas no Windows ainda assim não é reconhecido propriamente.

 

As soluções que encontrei na internet para essa mensagem não são direcionadas para esse tipo de problema pois a maioria consegue inicializar o disco necessário com poucos cliques, mas não é exatamente o meu caso. Será que tem uma boa alma para ajudar? Estou disposto a fazer tudo que fiz de novo pelas sugestões.

 

club-hardware-02.jpg

Descrição dos discos:

Disco 1 partição 3: Partição Ubuntu

Disco 0: O SSD em si, mas que é reconhecido erroneamente (deveria ser 240GB)

 

Edit: Está habilitado na BIOS, e a BIOS está configurada para AHCI (acho que é essa a sigla), meu PC faz boot normalmente pelo meu HD padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma atualização rápida aqui para a minha pesquisa:

 

Depois de várias combinações de palavras-chave, eu resolvi pesquisar pelo que aparecia no próprio gerenciamento de disco em si: a mensagem "Disco X Desconhecido" e aparentemente é o mais perto que eu consigo chegar da solução. Enquanto eu estou escrevendo estou fazendo a varredura através do Recuva de um Disco que aparenta ser o meu SSD, mas o nome está estranho, assim como o computador identifica ele como "Intel Raid 0" ao invés de Kingston SSD ou algo similar.

 

Ao longo dos vários tutoriais encontrei um passo a passo utilizando o diskpart que me pareceu muito promissor, mas que no meio do processo não se encaixou direito no meu problema e me jogou de volta para a estaca zero:

 

https://recoverit.wondershare.com.br/harddrive-tips/disk-unknown-uninitialized-unallocated.html

 

Nesse link, achei que teria resolvido na Parte 3, Solução 3 através do chkdsk, mas assim como em vários tutoriais era preciso utilizar a letra da unidade a ser corrigida, a qual não tenho acesso. 

 

Na primeira metade da solução ocorre no mesmo erro, mas na segunda achei que conseguiria pois não tinha tentado essa solução ainda, que consistia em:

 

Citação

- Digite "diskpart" no cmd (executado como administrador) e pressione Enter.
- Insira o comando "list disk".
- Identifique o disco na lista e digite "select disk X" (X é o número do seu disco rígido).
- Digite "clean all" e pressione enter, o prompt do cmd limpará o disco, removendo todos os dados.

 

O problema é que ao fazer isso o  diskpart avisa que não pode completar a ação pois o disco está como somente leitura.

Além disso, ao tentar usar outros comandos como convert mbr ou convert gpt ou format ntfs ou coisas assim, ele retorna o erro anterior de verificação cíclica de redundância ou torna o disco para "offline" e o disco passa a não aparecer no "list disk" de repente.

 

Realmente estou precisando de ajuda, nem que seja pra dizer que estou fazendo algo errado nesse processo, estou aceitando. Os tutoriais que encontro pra esse problema não tem relação com raid e eu não sei se consigo chegar mais perto da resolução disso =(

 

image.png.8c8d6416e0eac425dfc9be42934f10db.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!