Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como testar fonte em casa?


Posts recomendados

No início do ano montei um PC novo, a única coisa que deixei do pc antigo foi a fonte, tenho ela a mais de 10 anos, é uma TX750 da Corsair, nunca me deu problema, porém depois de 7 meses com esse pc novo começou uns problemas estranhos, o meu headset do nada ficava mudo por alguns segundos, começou a dar tela azul direto, até que queimou a placa-mãe, troquei a placa-mãe e agora depois de 1 semana com a nova placa-mãe começou os mesmo problemas de tela azul e o headset ficando mudo, como todas as peças são novas e a fonte é a única coisa antiga eu to achando que pode ser ela, existe algum meio de testar fonte em casa? sem precisar levar pra um eletricista, algum programa consegue fazer isso?

 

Minha configuração:

placa-mãe: AB350 ds3h v2

CPU: Ryzen 7 3800x

RAM: 16gb (2x8) hyperx predator 3200mhz

SSD: Xpg m.2 nvme 512gb

HD: Um sata de 1 tb e outro de 256gb

Placa de vídeo: RTX 2080 Ti Gigabyte

Fonte: TX750 Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

via programas nao..

 

mas tela azul aleatoria pode ser problema de memoria ram com defeito.. ja testou elas?

 

https://www.memtest86.com/

 

fora q esse processador exige demais para tá numa b350, tá meio desequilibrado isso ai.. é processador para pelo menos uma b450 de qualidade boa, no minimo..

 

ja tive essa mesma placa e ela já ficava a ponto de torrar com meu 2700 em overclock, isso porque eu nao subia muito, nunca passei de 3.8ghz estáveis..

 

imagine um 3800x..

 

sinceramente, nao creio q seja a fonte a causadora dos problemas ai.. se uma placa-mãe já dançou, pode ser q o processador está exigindo demais dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

via programas nao..

 

mas tela azul aleatoria pode ser problema de memoria ram com defeito.. ja testou elas?

 

https://www.memtest86.com/

 

fora q esse processador exige demais para tá numa b350, tá meio desequilibrado isso ai.. é processador para pelo menos uma b450 de qualidade boa, no minimo..

Já testei as memórias e estão boas e n acredito q seja o processador, quando a placa-mãe queimou da primeira vez eu tava usando um R5 3600x, Peguei o R7 agora junto com a nova placa-mãe.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Breno Couto disse:

Já testei as memórias e estão boas e n acredito q seja o processador, quando a placa-mãe queimou da primeira vez eu tava usando um R5 3600x, Peguei o R7 agora junto com a nova placa-mãe.  

 

bem, ai pra saber de fato se é a fonte ou nao, so testando com outra no lugar.. porque via software dificilmente você vai conseguir saber e ainda assim nao sao testes confiáveis

 

ja viu como está as tensoes q sai da fonte na bios? normalmente exibe-se as tensoes na bios.. veja como estão todas elas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, rodrigo.dcvieira disse:

 

bem, ai pra saber de fato se é a fonte ou nao, so testando com outra no lugar.. porque via software dificilmente você vai conseguir saber e ainda assim nao sao testes confiáveis

 

ja viu como está as tensoes q sai da fonte na bios? normalmente exibe-se as tensoes na bios.. veja como estão todas elas

Eu testei ela no pc do meu amigo e ela ta boa, ela ta funcionando de boa no meu também, o problema no headset e de tela azul é de vez em quando q acontece por isso é tão difícil saber se realmente é ela, o problema é q a qualquer momento pode queimar a placa-mãe igual aconteceu da primeira vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode testar com um multimetro, tem uns de 30 pila que da pra pelo menos ver as tensões, tem varios tutoriais e é bem simples se for ver apenas isso. Acho até que se levar num técnico apenas pra testar e abrir pra ver os componentes nem devem cobrar tanto e ainda tem a opinião de um entendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!