Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador só inicializa após retirar e inserir a memória.


Posts recomendados

Olá, montei meu computador há 2 anos, fiz pequenos upgrades com o passar do tempo (SSD nvme e air cooler), ou seja, há dois anos estou utilizando mesma placa de vídeo, placa-mãe, processador, memórias e fonte. Há 3 dias, o computador não quis ligar, então comecei a fazer alguns testes:

  1. Tentei ligar dando curto no local correto (para retirar a possibilidade do botão ter estragado), não incializou.
  2. Retirei uma memória, inicializou.

Nesse momento pensei que a memória estava queimada, como ainda tinha 8gb continuei utilizando o computador durante aquele dia. No outro dia fui inicializar, não ligou. Depois de retirar a outra memória e inserir a que estava "queimada" o pc inicializou. No final das contas, descobri que as duas memórias estão funcionando, contudo o computador só inicializa quando eu retiro e coloco uma memória.


Pontos a se destacar:

  • O CPU FAN fica rodando mesmo com o computador desligado, mesmo com a fonte desligada, e mesmo com o cabo da fonte fora da tomada. Ele para de rodar se eu retiro uma memória, ou depois de vários minutos (acredito que até descarregar algum capacitor muito grande).
  • Na BIOS a trilha de +5V da fonte está aparecendo +10.2V (estou sem multímetro para ter certeza), contudo, acredito que seja bug no sensor da placa-mãe, porque seria o dobro de tensão, era para estar tudo queimado...
  • Ontem eu consegui inicializar o PC com 16gb de ram, estava jogando e o computador desligou sozinho.

 

Eu já fiz:

  • Limpei as memórias com borracha, e testei todas as combinações possíveis e em todas os slots possíveis;
  • Resetei o cmos;
  • Atualizei a BIOS para a versão mais recente.

 

Configuração do PC:

  • placa-mãe: Asus B360M-K Prime;
  • Fonte: Corsair TX650M;
  • Placa de vídeo: GTX 1060 6Gb;
  • Processador: I7-8700;
  • Memórias: Crucial 2x8gb - 2400MHz

 

Alguém já passou por alguma situação parecida? Devo acreditar que o problema está na placa-mãe? Devo me preocupar que o problema seja a fonte?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pc deve ligar normalmente sem as memórias, só não vai dar video, tenta deixar ele ligado um tempo p ver se desliga sozinho. Se nn bem provável q defeito no conector da memória, ou, algum componente que processa as informações dela, se for isso vai ser chato de arrumar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!